Inquiry-based Science Teaching and its contributions in Basic Education: a systematic review of literature

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10564

Keywords:

Inquiry-Based Science Teaching; Basic education; Learning.

Abstract

The Inquiry-Based Science Teaching (EnCI) is an approach that enables the student to build knowledge actively and with satisfactory results in learning. This work aimed to analyze EnCI's contributions to student learning in basic education. A systematic review of the literature in the Capes Periodicals and Capes Thesis and Dissertation Catalogue platforms was carried out. In the search platforms the words used for the search were: teaching, science, research, learning. The initial analysis was done through the title, abstract and keywords. The selected papers were read in full and a spreadsheet in Excel was used to organize the extracted data. In total 37 works were examined. Based on the analyses made EnCI favors the learning of students in Basic Education, because it allows space for problematizations and discussions. The differentiated activities generally promote the engagement and autonomy of the students, and ultimately favors scientific literacy.

Author Biographies

Raquel Silva Cotrim Carvalho, Universidade Estadual de Goiás

GRaduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Tecnologias aplicadas ao ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás.

Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Biologia Vegetal pela UEG, mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ecologia pela UnB. Tem experiência em estudos florísticos, fitossociológicos e ecológicos com enfoque na análise de biomassa e estoque de carbono nas formações savânicas e florestais do Cerrado. Atualmente, também se dedica à pesquisa na área de formação de professores vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis (http://www.ppec.ueg.br). É professora associada no LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) onde desenvolve projetos de pesquisa e co-orienta alunos de doutorado.

Plauto Simão De-Carvalho, Universidade Estadual de Goiás

Licenciado em Biologia (2004) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com formação em coleta e estudos botânicos da flora do Cerrado, técnicas de herbário, noções básicas de Anatomia Vegetal; Especialista em Biologia Vegetal (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com enfoque em estudos fitossociológicos e comunidades de plantas lenhosas de cerrado sentido restrito; Mestre em Botânica (2008) pela Universidade de Brasília (UnB) com enfoque em taxonomia de Myrtaceae, Doutor em Ecologia (2013) pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado Sanduíche pela University of Oxford e Royal Botanic Gardens, Kew (2012) com enfoque em ecologia de populações, sistemática filogenética e biogeografia de plantas, especialmente da família Myrtaceae. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, (PPEC/UEG) com enfoque na formação de recursos com enfoque em estudos de formação de professores, Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem Significativa; é Membro permanente da Especialização (Lato Sensu) Manejo e Conservação dos Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários (UEG/Câmpus Palmeiras de Goiás) com enfoque em estudos de biodiversidade, flora de Angiospermas e Sistemática Filogenética. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Molecular, Biogeografia, Botânica e Estrutura Populacional de Plantas. Além disso, atua com formação de professores, Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa; possui vários anos de experiência como coordenador de projeto PIBID-Biologia/CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). Atua como pesquisador associado ao LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) com enfoque em conservação, serviços ecossistêmicos e botânica no Cerrado brasileiro.

References

Ambrozio, R. M. (2014) Uma intervenção educacional com enfoque no ensino por investigação: abordando as temáticas termodinâmica e óptica. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil

Azevedo, L. B. S. (2016) Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica. Dissertação (Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Alagoas, Maceió, Brasil

Barrelo Júnior, N. (2015) Promovendo a argumentação em sala de aula de física moderna e contemporânea – uma sequência de ensino investigativa e as interações professor-alunos. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Bayerl, G. da S. (2016). O ensino de ciências físicas por investigação: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica) Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, Brasil.

Bessa, V. H (2011). Teorias da aprendizagem. 2ª ed. Curitiba: Editora IESDE Brasil S.A.

Bocanegra, C. H. (2015). O processo de aprendizagem em práticas de ensino por investigação: interpretações a partir da abordagem fenomenológica e semiótica social. Tese (Doutorado em Educação para Ciência). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, Brasil.

Borges, A. T., & Rodrigues, B. A. (2005) O ensino da física do som baseado em investigações. Revista Ensaio, 07 (02), 61-84. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172005070202

Brito, L. O. (2014). Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Alagoas, Maceió, Brasil.

Brizola, J., & Fantin, N. (2016). Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Relva, 3 (2), 23-39.

Cardoso, M. J. C., & Scarpa, D. L. (2018). Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI): Uma ferramenta de análise de propostas de ensino investigativas. Rev. Bras. de Pesquisa em Educação em Ciências, 18 (3), 1025-1059. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec20181831025

Carvalho, A. M. P. de. (1992). Construção do conhecimento e ensino de Ciências. Em Aberto, 11 (55), 9-16.

Carvalho, A. M. P. de. (2006). Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias, Ed. Unijuí.

Carvalho, A. M. P. de. Vanuchi, A. I., Barros, M. A., Gonçalves, M. E. R., & Rey, R. C. de. (2009) Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione.

Carvalho, A. M. P. de (Org). (2013) Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. 1a. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning.

Castaneda, H. A. A., & Suarez, C. J. M. (2016). Estudo de caso no ensino e aprendizagem da fotossíntese e respiração em plantas a partir de uma unidade de ensino. Rev. Fac. Cienc. Tecnol. (40), 50-80.

Conceição, R. E. (2018) Sequência didática: uso do ensino por investigação e cooperação no ensino de circuitos elétricos na educação básica. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Ellyan, J. T. (2014) Interações dialógicas em práticas investigativas na sala de aula: experiências de uma professora de física em (trans)formação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil.

Fernandes, R. C. A. (2009) Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências nas séries iniciais da escolarização (1972-2005). Dissertação de Mestrado. Unicamp, Campinas:

Fernandes, D. G., & Miguel, J. R.(2017). Contribuições de uma aula de campo para a aprendizagem de conhecimentos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, 13(28), 64-77. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.5253

Ferreira, G. T. A. (2018). Contribuições de uma sequência investigativa para o ensino do tema água. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, Brasil.

Figueiredo, F. L., & Bettencourt, T. (2008). O ensino da biologia numa perspectiva por pesquisa: contributos de uma investigação preliminar no ensino secundário. Revista de Investigación y experiencias didacticas. In: VIII Congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciências.

Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, 23(1), 183-184. DOI: 10.5123/S1679-49742014000100018

Gouw, A. M. S., Franzolim, F., & Fejes, M. E. (2013). Desafios enfrentados por professores na implementação de atividades investigativas nas aulas de ciências. Rev. Ciência & Educação. 19 (02), 439-454. DOI: 10.1590/S1516-73132013000200014.

Issa, A. R. M. S. (2015). A construção da argumentação no ensino de ciências por investigação visando a promoção da alfabetização científica. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, Brasil.

Kull, C. R., & Zanon, D. A. V. (2017) A investigação no ensino de ciências e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. X Congreso internacional sobre investigación en didáctica de las ciências. Sevilla.

Lima, V. M. (2015). Uma sequência de ensino investigativa em aulas de ciências do 9º ano de uma escola pública: reflexões e apontamentos sobre o aprendizado de conceitos, procedimentos e atitudes. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Brasil.

Lima, L.M. do N. (2016). O ensino de eletroquímica no ensino médio por investigação: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Machado, C. R da S. (2017). As perguntas construídas pelos estudantes e a (auto)formação do professor por meio de uma sequência de ensino investigativa sobre doença de Chagas. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, Brasil.

MEC, Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Secretaria da Educação Básica.

Medeiros, M. D. F. (2016). Indicadores de Alfabetização Científica em uma aula experimental investigativa sobre fotossíntese e respiração celular para o sétimo ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil.

Montanini, S. M. P., Miranda, S. do C., & Carvalho, P. S. de. (2018). O ensino de ciências por investigação: abordagem em publicações recentes. Rev. Sapiência, 7 (2), 288-304.

Moreira, M. A. (1999). Teorias da aprendizagem. Ed. Pedagógica e Universitária ltda. São Paulo.

Moreira, M. A. (2011). Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: EPU.

Moreira, L. C., Souza, G. C., & Almassy, R. B. C. (2015). O ensino de biologia por investigação e problematização: uma articulação entre teoria e prática. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 5 (02), 60-74.

Oliveira, K. S. (2015). O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão. Dissertação (Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Oliveira, C. B. A. de. (2017) Atividades investigativas no ensino de química: um estudo sobre seu impacto no processo de construção do conhecimento científico. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Brasil.

Oliveira, C. M. A. de. (2013). O que se fala e se escreve nas aulas de Ciências. In: Carvalho, A. M. P. In: Ensino de Ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning.

Pereira, W. V.(2014) Propostas de utilização de sequências didáticas investigativas para o estudo do conceito de velocidade no ensino médio. Dissertação (Pós Graduação em Ensino de Física) Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil.

Raibolt, B., Hastenreiter, R. S. C., & Rodrigues, F. N. (2017). Problematização como base para construção de atividades experimentais em aulas de ciências no ensino fundamental I:conceitos iniciais de hidrostática. X Congreso internacional sobre investigación en didáctica de las ciências. Sevilla.

Rech, L. R. F. (2015). Ensino de Ecologia por investigação: laboratório vivo como propulsor da aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.

Roldi, M. M. C., Silva, M. A., & Trazzi, P. S. S. (2018). Ação Mediada e Ensino por Investigação: Um Estudo Junto a Alunos do Ensino Médio em um Museu de Ciências. Rev Bras de Pesq em Educação em Ciências, 18 (3), 967-991. DOI:https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183967

Rubira, V. M. M. (2015). Uma sequência didática envolvendo recursos de investigação e aprendizagem dos fenômenos térmicos no ensino médio. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Brasil.

Santana, R. S., Oliveira, L. T. S., Lima, R. A., Duarte, E. C., & Mayrom, M. A. S. (2016). Jogos didáticos e o ensino por investigação: contribuições do jogo mundo dos parasitos. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, 01 (04), 80-97.

Santos, V. G., & Galembeck, E. (2018). Sequência didática com enfoque investigativo: alterações significativas na elaboração de hipóteses e estruturação de perguntas realizadas por alunos do ensino fundamental I. Rev Bras de Pesq em Educação em Ciências, 18 (3), 879-904. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018183879

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, 17 (n. especial), 49-67. DOI - http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

Silva, V. M. (2014). O ensino por investigação e o seu impacto na aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola pública brasileira. Dissertação (Programa de Pós Graduação Educação em Ciências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.

Silva, A. A. M. da. (2017). O ensino por investigação em laboratório aberto como proposta didática no ensino de eletrodinâmica. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Brasil.

Silva, C. C. R., Porto, M. D., & Medeiros, W. de A.(2017). A teoria Vygotskyana e a utilização das novas tecnologias no ensino aprendizagem: uma reflexão sobre o uso do celular. Revista online de Magistério de Filosofia, X (21), 84-98.

Solino, A. P. B. (2013). Abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação: contribuições para o ensino de ciências/física nos anos iniciais. Dissertação (Pós Graduação em Educação Científica e Formação de professores) Universidade Estadual do Sudeste da Bahia. Jequié, Brasil.

Souza Júnior, D. R. (2014). O ensino de eletrodinâmica em uma perspectiva investigativa: analisando os desdobramentos sobre a aprendizagem de estudantes. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil.

Sperandio, M. R. C., Rossieri, S. A., Rocha, Z. F. D. C., & Goya, A. (2017). O ensino de ciências por investigação no processo de alfabetização e letramento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em ensino de Ciências, 12 (4), 1-17.

Teixeira, L. P. (2014). Experimentação investigativa em ciências e a formação do conceito de germinação. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil.

Valdez, V. R. (2017). Desenvolvimento de uma matriz de competências e habilidades para repensar o ensino de ciências pela perspectiva do ensino por investigação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Xavier, R. A. (2016). O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos: uma proposta didática aplicada em sala de aula. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Zanon, D. A. V., & Freitas, D. (2007). A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, 10, 93-103.

Zompero, A. F., & Laburú, C. E. (2011) Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio, 13 (03), 67-80. DOI: 10.1590/1983-21172011130305

Published

03/12/2020

How to Cite

CARVALHO, R. S. C.; MIRANDA, S. do C. de; DE-CARVALHO, P. S. . Inquiry-based Science Teaching and its contributions in Basic Education: a systematic review of literature. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e80091110564, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.10564. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10564. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

Review Article