Environmental assessment and perception of the Mindu sources park: subsidies for its conservation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11152

Keywords:

Conservation units; Urban parks; Environmental management.

Abstract

The environmental issue has become an important question, making that strategies have been created to reduce man's actions on the environment, where the Conservation Units have their place. For this, the environmental perception of individuals about these spaces must be observed, under penalty of the adopted measures becoming fruitless. The aim of this work was to evaluate the environmental conditions and the perception of the residents around the Nascentes do Mindu park, evaluating the environmental state around the park, the residents' perception and to propose actions for better space management. For this, walks were carried out around the park looking for environmental impacts and interviews with families were made. The absolute values were converted into relative and the damages were mapped and discussed. Families have a low to medium level of education and income, with a household density higher than the national average. Most showed satisfaction in living close to the park and, despite the majority not participating in activities developed in it, they see the space as an opportunity for leisure and preservation. The lack of security and the accumulation of waste in the surroundings were identified as the main problems. “Addicted trash”, sewage discharge and potential risks were identified, requiring greater support from the park and city hall management in combating illegalities, expanding environmental actions and communications, as well as promoting more activities that can sensitize residents about the importance of the reserve to the community.

Author Biographies

Nelson Felipe de Albuquerque Lins Neto, Faculdade Salesiana Dom Bosco

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Mestre em Agronomia Tropical pela UFAM e Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA/UFAM). Tem experiência em consultorias e prestação de serviços nas áreas florestal, ambiental, assistência rural, extensão rural e desenvolvimento sustentável, além de docência no ensino técnico e superior. Atualmente, atua como: professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), no curso de Gestão Ambiental; Concelheiro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Tarumã Açu (CBHT); Pesquisador do grupo de pesquisa "Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade na Amazônia" (NUPESAM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Álefe Lopes Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (2011), Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2014), MBA em Lean Manufacturing pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (2016) e Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais (2014). Atuou como docente na Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) e como voluntário na Universidade Federal do Amazonas (UFAM-Curso de Engenharia Florestal). Atualmente é Professor/Pesquisador na área de Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Campus Manaus Centro) e Doutorando no Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Ciências Ambientais, atuando em temas relacionados à Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, Projetos Socioambientais, Gestão Ambiental e Recursos Naturais, participando ainda como consultor Ad hoc no âmbito de projetos do Prêmio Samuel Benchimol e revisor de periódicos nacionais. Atuou como Coordenador de Pesquisa do IFAM - Campus Manaus Centro (2017-2019) e como Conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu / Manaus-AM. É vice-líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade na Amazônia" - NUPESAM e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

José Roselito Carmelo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Graduado em Geografia, Especialista em Geografia da Amazônia Brasileira, Mestre em Geociências e Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas ? UFAM. Professor de carreira no Ensino Básico,Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas ? IFAM, com experiência docente em programas de graduação e de pós-graduação lato sensu em instituições de ensino superior. Experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geografia Física (Geomorfologia, Biogeografia, Hidrologia e Pedologia), Ciências Ambientais (com ênfase na avaliação e na gestão ambiental, atuando principalmente nas seguintes temáticas: a percepção e a sensibilização ambiental, Educação Ambiental, planejamento ambiental com enfoque em recuperação de área degradada, caracterização e avaliação de impacto ambiental e gestão de resíduos sólidos), Geociências com ênfase em Geologia Ambiental. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade na Amazônia (NUPESAM).

Roberta Monique da Silva Santos, Faculdade Salesiana Dom Bosco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA). Mestre em Ciências Florestais e Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais - PPGCIFA/ UFAM. Possui especialização em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência como consultora em Administração, Gestão Ambiental e como professora de nível superior. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas: Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental, Governança Ambiental

Renato Kennedy Ribeiro Neves, Universidade Estadual do Amazonas

Formado em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal do Amazonas (2010). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Atualmente professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas. Possui experiência no ensino da Geografia para vestibulares e concursos públicos; Geografia Física ( Identificação de Áreas de Risco; processos erosivos; planejamento ambiental); Sensoriamento Remoto;Sistema de Informação Geográfica aplicado à gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas.

Neliton Marques da Silva, Universidade Federal do Amazonas

É Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Amazonas e doutor em Entomologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. É Professor Titular (Concurso Público) da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. Foi diretor do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas tendo implantado o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Foi Secretário Executivo de Recursos Hídricos e Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas- SDS e Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. É Sócio Benemérito da Sociedade Entomológica do Brasil-SEB e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC. É Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia-IDESAM e Vice Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável-FAS e membro do Comitê Assessor Externo da Embrapa Amazônia Ocidental. Publicou vários artigos em revistas indexadas, capítulos e livros. Entre homenagens e condecorações destaca o Mérito Universitário outorgado pela UFAM e a Ordem do Mérito Legislativo outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas. Ministra disciplinas na graduação e pós-graduação, onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, com ênfase em Entomologia Agrícola e Gestão Ambiental.

References

Abram, D. (1997). The spell of the sensuous. New York: Vintage Books. 352.

Andrade, R. O. B., Tachizawa, T., Carvalho, A. B. (2000). Gestão Ambiental – Enfoque Estratégico Aplicado ao Desenvolvimento Sustentável. (2a ed.), São Paulo: Makron Books. 206.

Benakouche, R., & Cruz, R. S. (1994). Avaliação monetária do meio ambiente. São Paulo. Makron Books do Brasil. 198.

Bresolin, A. J., Zakrzevski, S. B. B., & Marinho, J. R. (2010). Percepção, comunicação e educação ambiental em unidades de conservação: um estudo no Parque Estadual de Espigão Alto- Barracão/ RS- Brasil. Perspectiva,34(128), 103-114.

Cuchukos, M. N., & Zmtrowicz, W. (2003). O papel do poder público municipal e dos cidadãos no gerenciamento do lixo urbano. In: Boletim técnico da escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de construção civil. São Paulo, SP. 324.

Cullen Jr. L., Rudran, R., & Valladares-Pádua, C. (2004). Métodos de estudos em Biologiada Conservação & Manejo da Vida Silvestre. Curitiba: Editora UFRP. 665.

Fearnside, P. M. (2016). Environmental policy in Brazilian Amazonia: Lessons from recent history. Novos Cadernos NAEA,19(1), 27-46.

Fearnside, P. M. (2006). A vazante na Amazônia e o aquecimento global. Ciência hoje 38(231). 76-78.

Ferreira, L.V., Venticinque, E., & Almeida, S. (2005). O Desmatamento na Amazônia e a importância das áreas protegidas. Estudos Avançados 19(53),1-10.

Ferreira, L. F., & Coutinho, M. C. B. (2000). Educação ambiental em estudos do meio: a experiência do Bioma Educação Ambiental. In: Serrano, C. A educação pelas pedras. São Paulo: Chronos. 171-188.

Freixo, M. J. V. (2012). Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. (4a ed.), Lisboa: Instituto Piaget. 231.

Jin, C. Y. (1987). Urban trees in Hong-Kong – benefits ans constraints. In: Arboricultura Jornal, 11.145-164.

Lima, M. B. (2018). O processo de gestão do Parque Municipal Nascentes do Mindu. Dissertação de Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. 88.

Lima, A. C. M., Fernandes, L. L., Lopes, D. F., Bittencourt, G. M., Vinagre, M. V. A., & Silva, E. M. (2020). Urbanization and urban canals: water quality assessment of the una hydrographic basin in Belém City, Brazil. Rev. Research, Society and Development, 9(7), 1-23.

Loboda, C. A., & Angelis, B. L. D. (2005). Áreas verdes públicas urbanas: conceitos, usos e funções. Ambiência, Guarapuava, 1(1). 125-139.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. (2011). Metodologia científica. (6a ed.), Atlas. São Paulo. 320.

Medeiros, R., Irving, M., & Garay, I. (2006). Áreas protegidas no Brasil: Interpretando o contexto histórico para pensar a inclusão social. In: Irving, M. (Org.) Áreas Protegidas e Inclusão Social. Rio de Janeiro: Aquarius.13-40.

Medina, N. M. (2002). A formação de multiplicadores em educação ambiental. In: PEDRINI, A.G. (Org.). O Contrato Social da Ciência, unindo saberes na Educação Ambiental. Petrópolis: Vozes. 47-70.

Primack, R. B. (2000). A primer of conservation biology. Sinauer Associates, (2a ed.) Massachusetts, USA. 319.

Reigota, M. (2002). Meio ambiente e representação social. Cortez, (5a ed.), São Paulo. 88p.

Santagueda, V. M. P., Cantalice, A. S., Silva, A. B., & Mafort, M. E. (2020). Comportamento sustentável: promoção da consciência ambiental por meio de gincana. Rev. Research, Society and Development, 9(2).1-16.

Severino, A. J. (2018). Metodologia do trabalho científico. Cortez. (24a ed.), São Paulo, SP. 320.

SEMULSP – Secretaria Municipal de Limpeza Urbana. (2019). Relatório das atividades da Semulsp: Janeiro a Dezembro de 2018. Manaus, AM. 87.

Taveira, E., Higuchi, M. I. G. (2011). Políticas públicas de proteção ambiental no espaço urbano e o colorido das implicações socioeducativas na criação do Parque Municipal Nascentes do Mindu. REU, Sorocaba, SP, 37(1), 51-74.

Tilbury, D. (1995). Environmental education for sustainability: defining the new focus os environmental education in the 1990s. Environmental Education Research, 1 (2), 195-212.

Trindade, A. V. (1995). Áreas verdes urbanas. In: cursos “A Cidade e o meio ambiente”. Curitiba, Unilivre. 77- 82.

Tuan, Y. (1980). Topofilia – Um Estudo da Percepção, Atitudes e valores do Meio Ambiente. São Paulo: DIFEL. 290.

Published

28/12/2020

How to Cite

LINS NETO, N. F. de A.; VIANA, Álefe L.; SILVA, J. R. C. da; SANTOS, R. M. da S.; NEVES, R. K. R.; SILVA, N. M. da. Environmental assessment and perception of the Mindu sources park: subsidies for its conservation. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 12, p. e42091211152, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i12.11152. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11152. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

Human and Social Sciences