A game proposal for teaching math operations to 6th / 9th grade students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11878

Keywords:

Game; Mathematical operation; Teaching strategy.

Abstract

The purpose of this work is to serve as an aid tool for the teacher, for the students and for the development of the classes, however, we hope that the game is developed in an appropriate way so that it does not harm their performance. The objective of this work is to analyze the possibilities of teaching / learning of mathematical operations from the application of the game "the awakening of mathematics" for 6th and 9th grade students. The work methodology was developed for the students in order to solve such difficulties that some students were presenting during the math classes, developed from cardboard paper, A4 paper in 9x9 square format (9 squares in height and width), containing a total of 81 cells on the board, where the mental calculation of the four mathematical operations is proposed. It was realized that the use of the game should not be applied only as a means of interaction between students, therefore, if the teacher proposes the game as a teaching strategy, he should treat it as a vehicle for building knowledge, creating and experimenting.

Author Biographies

Yann Sávio de Souza Belleza, Universidade da Amazônia

Graduado da UNAMA. Tenho o objetivo de crescer profissionalmente e de maneira produtiva, contribuindo para o desenvolvimento da organização como um todo. Possuo cursos profissionalizantes de assistente administrativo e auxiliar de escritório e cursos que solidificam as minhas qualificações nas áreas de administração, construção civil e educação.

Carlos Mairton Barreto Saraiva, Universidade da Amazônia

Graduado da UNAMA. Tenho o objetivo de crescer profissionalmente e de maneira produtiva, contribuindo para o desenvolvimento da organização como um todo. Possuo cursos profissionalizantes de assistente administrativo e auxiliar de escritório e cursos que solidificam as minhas qualificações nas áreas de administração, construção civil e educação.

Edith Gonçalves Costa, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva (UEPA) e em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão (Faculdade Ipiranga). Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Belém e professora de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado do Pará, com atuação no Atendimento Educacional Especializado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE/Belém. 

Gerson Pompeu Pinto , Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Possui graduação em Física pela UFPa (1998), especialização em Ensino de Ciências pela UEPa (2000) e mestrado em Geofísica pela UFPa (2010).

Pedro Roberto Sousa da Silva, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Possui mestrado em educação pela UEPA na linha formação de professores, especialização em educação matemática pela UFPA e licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA), e tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática.

Fernando Ramos de Farias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Possui graduação pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2012) . Atualmente é professor da Escola Tenente Rego Barros. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. 

Adenilson Pereira Bonfim, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Escola Superior Madre Celeste (2007). Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor de matemática da Escola Tenente Rêgo Barros. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: olimpíadas de matemática, deficiente visual e soroban.

Aneliza Alves Silva de Farias, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Possui graduação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2010) e especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA pela Universidade da Amazônia(2012). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Wagner Davy Lucas Barreto , Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2009) , e em ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Especialista em Didática da Matemática pela UFPA, Mestrado em Matemática em Rede Nacional Pela Universidade Federal do Pará (2020). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2012) . Atualmente é professor instrutor do Comando da Aeronáutica no Colégio Tenente Regô Barros CTRB e professor adjunto da Faculdade Pan Amazônica FAPAN . Tem experiência Em preparação para Olimpíadas de Matemática, tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas modalidades presencial e a distância.

Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior , Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Professor licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará- UEPA. Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira, Estatística e Educação do Campo e Antropologia Brasileira (em curso). Professor do Colégio Federal Tenente Rêgo Barros- CTRB.

José Carlos Barros de Souza Junior, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Matemática no Ensino Básico. Atualmente é professor de matemática - Colégio Tenente Rêgo Barros. 

Gilberto Emanoel Reis Vogado, Universidade do Estado do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia (1991), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor - Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática. 

Vanessa Mayara Souza Pamplona , Universidade Federal Rural da Amazônia

Ingressou no Curso de Bacharelado em Estatística no ano de 2004, concluindo o curso em 2008, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. No mesmo ano foi aprovada em Concurso Público pela UFPA, para exercer o Cargo de Estatístico, Classe E, com lotação no Campus Universitário Belém e nomeada no mesmo ano. Em 2010 ingressou no Curso de Pós Graduação em Matemática e Estatística da UFPA, em Nível de Mestrado, em 2011 obteve o título de mestre. No ano de 2012 ingressou no Curso de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), em Nível de Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal - SP, em 2016 obteve o título de doutora. No ano de 2013 foi aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de cargo efetivo de Professor da Carreira do Magistério Superior em Regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus de Paragominas - PA. Atualmente é professora efetiva do Magistério Superior e ministra aula nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, nas disciplinas de Estatística, Bioestatística, Estatística Experimental e Biometria.

Alessandra Epifanio Rodrigues , Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2004), Mestre em Ciência Animal, pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2007), área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal. Doutoranda em Ciência Animal, área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Sanidade Animal. Professora Substituta da disciplina da genética na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2006-2007). Professora Contratada da Universidade do Vale do Acaraú-UVA (2007). Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura do Município de Curralinho/PA (2008-2010). Atualmente é Professora do quadro efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, ministrando aula nas disciplinas de Genética, Métodos de Melhoramento Animal, Teoria do Melhoramento e Bovinocultura de Leite.

Herson Oliveira da Rocha, Universidade Federal Rural da Amazônia

possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2005), mestrado em Geofísica pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA, 2012), e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pelo Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LENEP/CCT/UENF, 2020). Também é membro da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da European Association of Geoscientists & Engineers (EAGE). Atualmente ocupa o cargo de professor adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Fabricio da Silva Lobato, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atualmente é professor de Matemática em Pré vestibular. Mestrando pelo Programa de Pós graduação em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará(2019).Especialização em andamento pela Estácio em ENEM: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA. Especialização em andamento pela Estácio em Metodologia do Ensino de Matemática. Pesquisando e publicando em Alto nível nas áreas de Didática da Matemática ,Educação á Distancia( EAD) e em Competências e Habilidades em Matemática.

References

Batllori, J. (2006). Jogos para treinar o cérebro. Tradução de Fina Iñiguez. São Paulo: Madras.

Brito, M. R. F. (org). (2005). Psicologia da educação matemática: Teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular.

Dewey, J. (1952). Como pensamos. São Paulo, Companhia Editora Nacional.

Ferrari, M. (2004). Educadores que mudaram o pensar educacional, Revista Nova Escola, São Paulo, Editora Abril.

Kami, C.; Declark, G. (1992). Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Papirus.

Kishimoto, T. M. (1996). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez.

Leontiev, A. N. (1988).Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. São Paulo: Ícone.

Lorenzato, S. (org). (2006).O Laboratório de Ensino da Matemática na formação de professores. São Paulo. Autores Associados.

Moyles, J. R. (2002). Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed.

Miranda. A. S. (2001). Uma proposta de aprendizagem siguinificativa de matemática através de jogos. São Paulo, FTD.

Pereira, A. S., et al.(2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM.

Piaget, J. (1976). A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar.

Smole, K. S.; Diniz, E. M. (2008). Jogos de matemática de 6º ao 9º ano. Porto Alegre: Artmed.

Silveira, R. S; Barone, D. A. C. (1998). Jogos Educativos computadorizados utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação.

Tahan, M. (1968). O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record.

Vygotsky, L.S. (2007). A formação social da mente. São Paulo: Fontes.

Downloads

Published

18/01/2021

How to Cite

DIAS, G. N. .; BELLEZA, Y. S. de S. .; SARAIVA, C. M. B. .; COSTA, E. G. .; PINTO , G. P. .; SILVA, P. R. S. da .; FARIAS, F. R. de .; BONFIM, A. P. .; FARIAS, A. A. S. de .; BARRETO , W. D. L. .; SILVA JUNIOR , W. L. P. da; SOUZA JUNIOR, J. C. B. de .; VOGADO, G. E. R. .; PAMPLONA , V. M. S. .; RODRIGUES , A. E. .; ROCHA, H. O. da .; LOBATO, F. da S. . A game proposal for teaching math operations to 6th / 9th grade students. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e37110111878, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.11878. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11878. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

Exact and Earth Sciences