The importance of playing in the process of including special students in the educational environment

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.20094

Keywords:

Special Education; Playfulness; Learning.

Abstract

Playful activities incorporated into the teaching-learning process of Special education can significantly enhance the construction of knowledge and the cognitive, social and emotional development of special children. In this sense, this study aims to present the view of different authors and teachers from a special school in the city of Porto Alegre, regarding the importance of playing in the process of inclusion of special students in the educational environment. Through a qualitative approach, we first tried to talk about playful activities as fundamental in the formation and socialization of children who are part of Special education. During the work, some bibliographic studies are presented on the pleasure of learning through games and games, making the educational environment more meaningful and pleasurable, facilitating learning, personal, social and cultural development, and the mental health of students /as of Special education. Thus, it is emphasized that recreational activities should be valued and disseminated in all schools as a facilitator and knowledge building tool within the process of inclusion of special students.

Author Biographies

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Professor formado em magistério em nível médio
(Curso Normal) no CIEP 179 Professor Claudio Gama/RJ. Discente de graduação no
Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do
Pampa/Campus Uruguaiana. Atua desenvolvendo projetos de Ensino e Extensão,
cursos de formação continuada para profissionais da Educação Básica, bem como,
iniciação científica na área da Bioquímica Toxicológica. Atualmente é bolsista CAPES,
PRAEC, PASP, PDA e bolsista do programa Santander Graduação, através da
seleção de graduandos com excelência em rendimento acadêmico no edital nº
273/2020. Atua desde o primeiro semestre da graduação no Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ainda bolsista PROEXT, na função de
professor/tutor no Curso de Capacitação na modalidade EaD para profissionais da
Educação Básica - Educação Ambiental: do pensar global ao agir regional, sob
orientação do Pr. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2020, atuando novamente na PROEXT
através da equipe gestora e executora do curso "O Uso do QRCode como ferramenta
para a organização de trilhas urbanas", sob orientação do Pr. Dr. Ailton Jesus Dinardi.
Membro do Grupo de Extensão "Pandemia da Solidariedade", orientado pela Prª Drª
Daniela Müller, auxiliando os idosos da cidade de Uruguaiana-RS em diversos
sentidos, e orientações durante a crise ocasionada pela pandemia do novo
coronavírus (Sars-Cov-2). Foi professor/tutor do curso oferecido pela Comissão
Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica - CIFOR/Unipampa
intitulado "Subsídios básicos de psicologia da educação para a aprendizagem
significativa'', sob orientação da Prª Drª Raquel Ruppenthal. Atualmente desenvolve o
projeto intitulado “Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para
Professores de Ciências da Natureza” (Edital n° 40/2021), desenvolve tal curso que
tece um projeto de extensão sobre orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. É
bolsista do Núcleo de Desenvolvimento Educacional - NuDE/Unipampa,
desenvolvendo colaboração na assistência social à discentes que se enquadram nos
perfis de ações afirmativas.

Maria José Baltar de Azambuja, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016). Especializações Lato Sensu em Neuropsicopedagogia, Educação Especial- Deficiência Intelectual, Supervisão, Orientação e Gestão. Exerceu função de professora nos anos iniciais do fundamental em classes de alfabetização na rede Estadual de Ensino RS. Atuou como Supervisora pedagógica na rede Municipal de Ensino de Porto Alegre se aposentando na função em 2019. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em Escola de Ensino Especial em regime de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas e Educação Especial Deficiência Intelectual.

Adriana da Silva Biavaschi, Universidade Federal do Pampa

Graduada com Láurea Acadêmica no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA- Campus Uruguaiana. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). O trabalho do GRUPI visa colaborar com estudos e reflexões voltados para a inovação pedagógica, tanto nos processos de (re)construção de projetos políticos-pedagógicos de escolas de educação básica, quanto de cursos de formação de professores da Universidade Federal do Pampa. Foi bolsista do programa Santander graduação, através da seleção de graduandos com excelência acadêmica, no edital 2018/2. Possui interesse nas seguintes áreas de estudo: inovação pedagógica, currículo, formação de professores e projeto político-pedagógico.

Márcio da Mota Machado Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA; Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFAR; Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia (lato sensu); Especialista em Geografia Ambiental (lato sensu); Pesquisador no Grupo de Pesquisa COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências.

Marlise Grecco de Souza Silveira, 10° Coordenadoria Regional de Educação

Graduada em Ciências Físicas e Biológicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), Especialista em História e Cultura Africana, Afro brasileira e Indígena da UNIPAMPA (2016), Especialista em Educação Ambiental na Faculdade São Braz Educacional - Curitiba, Paraná ( 2019), Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde - UFSM (2014), Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (2019). É professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Uruguaiana trabalha atualmente na 10ª Coordenadoria Regional de Educação com as seguintes Assessorias: Ambiental e Saúde Escolar nas cidades de abrangência de Alegrete, Itaqui, Manoel Viana, Barra do Quaraí e Uruguaiana. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - GEPEF) Membro do Grupo Gestor Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (PSE). Membro da Comissão Intermunicipal Uruguaiana-Libres de HIV / AIDS do Mercosul - Comissão Municipal do Projeto de Prevenção, Atenção e Apoio em HIV / AIDS nos espaços fronteiriços dos países do MERCOSUL. Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ), atuou como professora convidada junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental. Membro da Comissão Intermunicipal Uruguaiana-Libres de HIV / AIDS do Mercosul - Comissão Municipal do Projeto de Prevenção, Atenção e Apoio em HIV / AIDS nos espaços fronteiriços dos países do MERCOSUL. Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ), atuou como professora convidada junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental. Membro da Comissão Intermunicipal Uruguaiana-Libres de HIV / AIDS do Mercosul - Comissão Municipal do Projeto de Prevenção, Atenção e Apoio em HIV / AIDS nos espaços fronteiriços dos países do MERCOSUL. Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ), atuou como professora convidada junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental.

Luciana Martins Vieira, Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2001), especialização em Curso de Pós Graduação Latu Sensu Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2004), especialização em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci(2013) e curso-tecnico-profissionalizante em Magistério pela Escola Estadual de 1º e 2º Graus Paulo da Gama(1997). Atualmente é Professora da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professora Lygia Morrone Av. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Janete Mendonça Chrispim Maia, Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu

Possui graduação em Português-Literatura pela Universidade Iguaçu (2002). Pós-Graduação pela UNISUAM (2006). Trabalhou como Alfabetizadora pela prefeitura de Nova Iguaçu, (2008). Trabalhou no programa Pró-Jovem Urbano pela prefeitura de Nova Iguaçu, (2009). Trabalhou como professora de Português do fundamental II no contrato do Estado, (2005). Trabalhou no colégio Vitória nas turmas do fundamental II como Professora de Português, (2009). Trabalhou no colégio Veritas como professora de Português no fundamental II, como professora de Literatura no Pré-Vestibular, (2012). Atualmente é professora de Literatura, Redação e Gramática no Colégio Radan. Possui mais de 10 anos como regente de turma.

References

Almeida, P. N. de. (2003). Educação lúdica. Técnicas e jogos pedagógicos. (11a ed.). São Paulo: Loyola.

Almeida, E. R. (2014). O brincar na educação infantil das escolas de Piritiba/BA: o olhar docente. Bahia: Universidade de Brasília.

Almeida, I. N. S., & Rodrigues, L. A. (2015). O lúdico como recurso didático-pedagógico no desenvolvi mento da criança na educação infantil. Revista

Humanidades e Inovação, Palmas.

Barnard, K., & Erickison, M. (1996). Como educar crianças com problemas de desenvolvimento. Globo.

Barros, M. (2008). Só dez por cento é mentira. Documentário desbiográfico. Direção: Pedro Cezar. Brasil.

Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico.

Brasil. Ministério da Educação. (1996). Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996.

Brasil. Ministério da Educação. (2001). Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001.

Brougère, G. (1997). Brinquedo e cultura. Cortez.

Dias, M. M. (2015). A brincadeira como recurso auxiliar ao desenvolvimento, aprendizagem e inclusão da criança com necessidades educacionais especiais. Brasília: Universidade Aberta do Brasil.

Ferreira, L. (2007). Educação, inclusão e ludicidade: uma análise histórica e filosófica. Enciclopédia Biosfera.

Fonseca, S. M., Julião, M. A. S., Silva, A. G. F., & Santos, M. A. S. (2020). Educação Especial: A Ludicidade no processo ensino-aprendizado. Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Natal, RN, Brasil.

Gallo, S. N. (2007). Jogo como elemento da cultura: aspectos contemporâneos e as modificações na experiência do jogar. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Puc-SP.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.

Gil, M. (2017). A Legislação Federal Brasileira e a Educação de Alunos com Deficiências. https://diversa.org.br/artigos/a-legislacao-federal-brasileira-e-a-educacao-de-alunos-com-deficiencia/

Huizinga, J. (2001). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva.

Kishimoto, T. (2001). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez.

Kunz, E. (2001). Didática da educação física. Unijuí.

Machado, M. L. A. (1995). Educação Infantil e Sócio Interacionismo. In Oliveira, Z. M. R. (org.) Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez.

Mello, G. N. (1986). Educação escolar: paixão pensamento e prática. Cortez.

Minayo, M. C. S. (2002). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Editora Vozes.

Nhary, T. M. C. (2006). O que está no jogo em jogo. Cultura, imagens e simbolismos na formação de professores. Dissertação de Mestrado em Educação, UFF, Niterói, Brasil.

Oliveira, L. M. G. (2003). Educação Especial e Tecnologias computacionais: Jogos que auxiliam as crianças. Anais Encontro Paranaense de Psicopedagogia, p. 123-129. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/jogos_de_computador.pdf

Pereira, L. H. P. (2005). Bioexpressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, Bahia.

Piaget, L. E. (1971). A formação do símbolo na criança. Zahar.

Roloff, E. M. (2010). A importância do lúdico em sala de aula. X Semana de Letras, 70, 1-9.

Sant’Anna, A., & Nascimento, P. R. (2011). A história do lúdico na educação, Revista Eletrônica de Educação Matemática, 6(2), 19-36. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p19

Silva, V. S. D. (2020). O lúdico como recurso metodológico na inclusão de alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, 20(20). https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/20/o-ludico-como-recurso-metodologico-na-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-intelectual-no-ensino-fundamental

Soares, E. M. (2010). A ludicidade no processo de inclusão de alunos especiais no ambiente educacional. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/EMS.2.2010.pdf

Unesco (1994). The Salamanca statement and framework for action on special needs education, adopted by the World Conference on Special Needs Education: access and quality, Salamanca, 7-10 June 1994 / Necessidades Educativas Especiais: Declaração de Salamanca sobre princípios, política e prática na área das necessidades educativas especiais. Lisboa: IIE. Inovação, separata.

Valle, T. G. M. (2008). Práticas educativas: criatividade, ludicidade e jogos. In Valle, T. G. M., & Capellini, V. L. M. F. Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental. Bauru. https://www.revistaacademicaonline.com/products/o-brincar-e-coisa-seria-na-educacao-inclusiva/

Wallon, H. (2007). Do ato ao pensamento. Lisboa: Edições.

Weiss, M. L. L. (1997). Psicopedagogia Clínica-Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: DP&A.

Winnicott, D. W. (1975). Pensando sobre crianças. Porto Alegre: Arte Médicas.

Zopelari, L. F. P. (2010). A Influência do Lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças de 1 a 3 anos. São Paulo.

Published

03/09/2021

How to Cite

CUNHA, F. I. J.; AZAMBUJA, M. J. B. de; BIAVASCHI, A. da S. .; MACHADO FILHO, M. da M.; SILVEIRA, M. G. de S.; VIEIRA, L. M.; MAIA, J. M. C. The importance of playing in the process of including special students in the educational environment . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 11, p. e384101120094, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i11.20094. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20094. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

Education Sciences