Post Covid-19 Syndrome: case study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25969

Keywords:

Fibromyalgia; Quality of life; Mental health; Autonomic Nervous System; Covid-19.

Abstract

Post-Covid-19 Syndrome (PCS) or long Covid (CL) is a clinical condition arising from the SARS-CoV-2 infection that some people experience after the end of Covid-19, with a variety of symptoms such as fatigue, chronic pain, shortness of breath, cognitive dysfunction, loss of smell, dizziness, headaches and anxiety disorder and post-traumatic stress, impacting quality of life. Patients with inflammatory and autoimmune diseases such as Fibromyalgia (FM) represent a particularly vulnerable group to the development of LC due changes in the Autonomic Nervous System (ANS), use of glucocorticoids and the isolation and sedentary lifestyle imposed by the pandemic intensify chronic pain, emotional and sleep changes. The aim of this study was to report a case of PCS in a patient with FM to which a treatment protocol consisting of acupuncture and myofascial release at the outpatient clinic of a public hospital in Teresina-PI. Data were collected using Depression Anxiety Stress (DASS-21), Mini Mental State Examination (MMSE), Nordic Musculoskeletal Symptom Questionnaire (NSO), Quality of Life Assessment Questionnaire (WHOQOL-BREF), Quality Index Sleep Test (PSQI), Visual Analog Scale (VAS) and Algometry. The results showed a reduction in stress, anxiety and depression levels, a decrease in muscle pain, an increase in PPT with a reduction in withdrawal from routine activities, impacting on the improvement of the general quality of life and sleep. It is concluded that acupuncture treatment associated with myofascial release is an effective alternative for improving PCS in patients with FM.

Author Biographies

Veruska Cronemberger Nogueira Rebêlo, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em Fisioterapia (UNIFOR), Pós-Graduada em Fisioterapia Traumato ortopédica (COFFITO), Recursos Humanos (AESPI), Gerontologia Social (UFPI), Acupuntura (ABACO). Mestre em Engenharia Biomédica (UNIVAP). Doutora em Engenharia Biomédica (UNIVAP). Atuação nas áreas de Docência do Ensino Superior, Acupuntura, Geriatria, Traumato-ortopedia e ergonomia. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Foi docente de IES privadas (FACID, AESPI e CEUT) e coordenou curso de graduação em fisioterapia (AESPI). Participou com membro de Comitê de ética em Pesquisa na Facid. Foi membro da equipe do Programa Complementar de Preparação para Aposentadoria (PCPA) dos Servidores do Estado do Piauí. Colabora e coordena projetos de pesquisa da UESPI, orienta alunos em projetos de Iniciação científica, trabalhos de conclusão de graduação, pós-graduação e projetos de extensão universitária. Participa de bancas de conclusão de curso de graduação, especialização, doutorado e de seleção para professor universitário. Possui inúmeras publicações nacionais e internacionais em revistas indexadas desenvolve estudos sobre o processo de reparo tecidual, protocolos de tratamento que acelerem esse processo, incluindo terapia a laser de baixa intensidade, Atualmente tem interesse também pela área de Práticas Integrativas e Complementares. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa de Biofotônica e Termografia Clínica e Experimental com linha de pesquisa em Fisioterapia Clínica no Laboratório de Biofotônica e Termografia Clínica (CNPQ/UESPI) e no Grupo de Pesquisa da Univap. Revisora ad hoc de projetos apresentados á Coordenação de Pesquisa PIBIC- UESPI.

Mikaelli Priscila Rosas Lemos, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda do nono período do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí. Foi integrante da Liga Acadêmica de Anatomia, Biomecânica e Cinesiologia - LAABIC (2018.1), membro do Curso de Dissecação da LAABIC pela UESPI, além de ser integrante da comissão científica da IX Jornada de fisioterapia da UESPI, monitora da disciplina Clínica Fisioterapêutica em Traumato Ortopedia (2019.2) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária. Tem interesse pela área de Traumato Ortopedia, Terapia Manual e Clínica Neurológica Pediátrica.

Eva Karoline Rodrigues da Silva , Universidade Estadual do Piauí

Graduanda do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente, Secretária Geral do Centro Acadêmico de Fisioterapia da UESPI - C.A 13 de Outubro e, Secretária geral da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Manual.

Laiana Sepúlveda de Andrade Mesquita, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Fisioterapia, Pós-Graduada em Osteopatia e Docência do Ensino Superior. Mestre em Ciências da Saúde (UFPI). Doutora em Engenharia Bomédica (UNICASTELO). Atuação nas áreas de Osteopatia (D.O), Reeducação Postural Global (RPG), traumato-ortopedia e ergonomia. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI.

Patrícia Uchôa Leitão Cabral, Universidade Estadual do Piauí

Profissional de Educação Física - (Licenciatura Plena em Educação Física - Universidade Federal do Piauí/UFPI). Doutora em Ciências da Saúde (UFRN). Mestre em Ciências da Saúde (UFRN). Especialista em Atividade Física e Saúde (UFPI). Professora Associada I - DE e Coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Exercício físico e Saúde - GEPEFS (CNPQ). Ministra cursos, palestras e aulas em Pós-graduação na área de Atividade Física e Saúde, Fisiologia do Exercício, Reabilitação Cardíaca e Prescrição de exercício físico para grupos especiais (Cardiopatas, obesos, diabéticos, crianças, idosos, gestantes, entre outros).

Ana Flávia Machado de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí; Centro Universitário UniFacid Wyden

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996) Drª em Engenharia Biomédica. Professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí e da Faculdade Facid Wyden. Fisioterapêuta concursada do estado, lotada no HGV na UTI desde 2006. Tem experiência na área de Fisioterapia , com ênfase em SAÚDE PÚBLICA, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR,NEUROPEDIATRIA E PNEUMOFUNCIONAL. Atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, estratégia ventilatória protetora, síndrome do desconforto respiratório agudo, técnica respiratória e reabilitação neuro infantil.

Rauirys Alencar de Oliveira , Universidade Estadual do Piauí

DOUTOR em Engenharia Biomédica. MESTRADO em Doenças Tropicais e Infecciosas pela UEA. Possui graduação em FISIOTERAPIA, DIREITO e ODONTOLOGIA. Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional pela UFPA, em Direito Administrativo UCAM, MBA em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde. Especializando em implantodontia. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, coordenador do labortório de Biofotônica e de Termografia Funcional da Faculdade de Ciências Médicas UESPI. Ex-membro da Comissão de Direito da Saúde da OAB-PI.

Maura Cristina Porto Feitosa, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Engenharia Biomédica-Univap (2016) Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (2004) e Mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (2011). Especialista em Fisioterapia Neurológica e Docência do Ensino Superior. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Neurológica e Saúde da Mulher. Atualmente é Professora Adjunto III e foi Coordenadora do curso de Fisioterapia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) (2019-2020) bem como Conselheira Suplente do CREFITO-6 (2010).

Nayana Pinheiro Machado de Freitas Coelho, Universidade Estadual do Piauí

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (1998), Mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2007) e Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2013). Docente da Universidade Estadual do Piaui, Adjunto III/Dedicação Exclusiva. Atualmente é Pro Reitora de Ensino de Graduação da UESPI, Membro da Coordenação da ABENFISIO - PI e integrante do Banco de Avaliadores do SINAES/BASis como Avaliadora de Curso de Graduação pelo INEP/MEC. Estuda plantas medicinais para o tratamento de Cicatrização de feridas, Diabetes Mellitus, mediadores químicos e Espectroscopia Raman.

Emilia Angela Lo Schiavo Arisawa, Universidade Vale do Paraíba; Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Ciências Biológicas, Modalidade Médica, na Universidade de São Paulo (Campus Ribeirão Preto), Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (Campus Ribeirão Preto) e Doutora em Biopatologia Bucal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus São José dos Campos). Atuou como coordenadora do curso de Odontologia e idealizou e coordenou o Curso de Biomedicina, na Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Coordenou o Curso de Especialização em Saúde da Família, uma parceria entre a Univap e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Exerceu por 13 anos a função de Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade do Vale do Paraíba. Atualmente é docente em disciplinas em áreas básicas (Histologia e Patologia Geral) e pesquisadora no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap. Desenvolve estudos na área de medicina regenerativa, com aplicação de fotobiomodulação, fármacos, fitoterápicos e membrana amniótica humana. Além disso, busca caracterizar possíveis biomarcadores na saliva que permitam diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista. Tem assento no Conselho da Fundação Valeparaibana de Ensino, é membro suplente do Comitê de Ética no Uso de Animais e membro da Congregação do IP&D.

 

References

Adler, G. K., & Geenen, R. (2005). Hypothalamic–pituitary–adrenal and autonomic nervous system functioning in fibromyalgia. Rheumatic Disease Cli-nics, 31(1), 187-202.

Barreto, E., Ramos, D., Silva, F., & Petrini, A. C. (2019). LIBERAÇÃO MIOFASCIAL AUMENTA A FLEXBILIDADE MUSCULAR EM ATLETAS. DêCiência em Foco, 3(1), 129-139.

Carvalho, M. C. T., de Jesus, B. M. B., de Castro, V. L., & Trindade, L. M. D. (2021). O impacto na qualidade de vida nos indivíduos pós Covid-19: O que mudou?. Research, Society and Development, 10(14), e219101421769-e219101421769.

Ceravolo, M. G., De Sire, A., Andrenelli, E., Negrini, F., & Negrini, S. (2020). Systematic rapid" living" review on rehabilitation needs due to COVID-19: update to March 31st, 2020. European journal of physical and rehabilitation medicine, 56(3), 347-353.

Cercas-Lobo, S., & Deniel-Rosanas, J. (2021). COVID-19 persistente y síndrome de sensibilidad central. Atención Primaria Práctica, 3(3), 100095.

Cohen, H., Neumann, L., Shore, M., Amir, M., Cassuto, Y., & Buskila, D. (2000, February). Autonomic dysfunction in patients with fibromyalgia: applica-tion of power spectral analysis of heart rate variability. In Seminars in arthritis and rheumatism (Vol. 29, No. 4, pp. 217-227). WB Saunders.

Chen, J. (2020). Pathogenicity and transmissibility of 2019-nCoV—a quick overview and comparison with other emerging viruses. Microbes and infec-tion, 22(2), 69-71.

Da Silva, D. L., Monteiro, E. R., Neto, V. G. C., & da Silva Triani, F. (2017). Efeitos da liberação miofascial sobre a flexibilidade: uma revisão sistemáti-ca. Journal of Health Sciences, 19(3), 200-204.

de Almeida Oliveira, I., Campos, M. A., & Alves, R. B. (2021). Eficácia da Acupuntura como técnica complementar para redução da dor e melhora da qualidade de vida de pacientes com Fibromialgia. Revista Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, 1(1), 61-72.

de Melo Barbosa, A., Neto, G. A. M., do Vale, L. A., & Pirett, V. M. Acupuntura no tratamento da fibromialgia: uma revisão de literatura. Revista Movi-menta, 6(2), 2013.

de Melo, G. A., de Lima Araújo, G., de Vasconcelos, A. M., & Torro, N. (2020). RECURSOS TERAPÊUTICOS PARA A FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Contexto & Saúde, 20(38), 49-56.

Dias, P. A., Guimarães, A. B. B., de Oliveira Albuquerque, A., de Oliveira, K. L., Cavalcante, M. L. C., & Guimarães, S. B. (2016). Short-term complemen-tary and alternative medicine on quality of life in women with fibromyalgia. Journal of integrative medicine, 14(1), 29-35.

Favareto, R. M. (2019). Influência da manipulação osteopática craniana, sobre o sistema nervoso autônomo mensurado pela neurometria funcional em pacientes com fibromialgia. Revista Científica de Neurometria, 5.

Ferreira, A. A. D. M. (2020). Protocolo de acupuntura preventiva para estimular imunidade frente à COVID-19. InterAmerican Journal of Medicine and Health, 3, 1-19.

Fryer, G., & Hodgson, L. (2005). The effect of manual pressure release on myofascial trigger points in the upper trapezius muscle. Journal of Bodywork and movement therapies, 9(4), 248-255.

Garg, M., Maralakunte, M., Garg, S., Dhooria, S., Sehgal, I., Bhalla, A. S., ... & Sandhu, M. S. (2021). The Conundrum of ‘Long-COVID-19ʹ: A Narrative Review. International Journal of General Medicine, 14, 2491.

Garratt, A. M., Ghanima, W., Einvik, G., & Stavem, K. (2021). Quality of life after COVID-19 without hospitalisation: Good overall, but reduced in some dimensions. The Journal of infection.

Gavin, B., Hayden, J., Adamis, D., & McNicholas, F. (2020). Caring for the psychological well-being of healthcare professionals in the Covid-19 pandemic crisis. Ir Med J, 113(4), 51.

Gerônimo, A. M. M., Comassetto, I., Andrade, C. R. A. G., & da Silva, R. R. S. M. (2021). Além do SARS-CoV-2, as implicações da Síndrome Pós COVID-19: o que estamos produzindo?. Research, Society and Development, 10(15), e336101522738-e336101522738.

Goldberg, A. E., Allen, K. R., & Smith, J. Z. (2021). Divorced and separated parents during the COVID‐19 pandemic. Family process, 60(3), 866-887.

Gondim, S. S., & Almeida, M. A. P. T. (2018). Os efeitos da massagem terapêutica manual em pacientes com a síndrome da fibromialgia. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, 12(39), 336-354.

Guissard, N., Duchateau, J., & Hainaut, K. (2001). Mechanisms of decreased motoneurone excitation during passive muscle stretching. Experimental Brain Research, 137(2), 163-169.

Guzmán-Muñoz, E., Concha-Cisternas, Y., Oñate-Barahona, A., Lira-Cea, C., Cigarroa-Cuevas, I., Méndez-Rebolledo, G., ... & Zapata-Lamana, R. (2020). Factores asociados a una baja calidad de vida en adultos chilenos durante la cuarentena por COVID-19. Revista médica de Chile, 148(12), 1759-1766.

Karsten, M., Matte, D. L., & de Andrade, F. M. D. (2020). A pandemia da COVID-19 trouxe desafios e novas possibilidades para a Fisioterapia no Brasil: estamos preparados?. Revista Pesquisa em Fisioterapia, 10(2), 142-145.

Jacomini, L. C. L., & Silva, N. A. D. (2007). Disautonomia: um conceito emergente na síndrome da fibromialgia. Revista Brasileira de Reumatologia, 47, 354-361.

Ladeia, D. N., da Silva, A. F., Gonçalves, B. B. S., Damasceno, C. M. C., Vieira, J. P. G., Silva, J. A. L., ... & Lopes, A. G. (2020). Análise da saúde mental na população geral durante a pandemia de Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (46), e3925-e3925.

Lewis, C., & Flynn, T. W. (2001). The use of strain-counterstrain in the treatment of patients with low back pain. Journal of Manual & Manipulative Thera-py, 9(2), 92-98.

Li, A. H., Zhang, J. M., & Xie, Y. K. (2004). Human acupuncture points mapped in rats are associated with excitable muscle/skin–nerve complexes with enriched nerve endings. Brain research, 1012(1-2), 154-159.

Liptan, G., Mist, S., Wright, C., Arzt, A., & Jones, K. D. (2013). A pilot study of myofascial release therapy compared to Swedish massage in fibromyal-gia. Journal of bodywork and movement therapies, 17(3), 365-370.

Liu, W. H., Guo, S. N., Fang, W. A. N. G., & Yang, H. A. O. (2020). Understanding of guidance for acupuncture and moxibustion interventions on COVID-19 issued by CAAM. World journal of acupuncture-moxibustion, 30(1), 1-4.

Lund, I., & Lundeberg, T. (2016). Mechanisms of acupuncture. Acupuncture and Related Therapies, 4 (4), 26–30.

Marchesini Stival, R. S., Cavalheiro, P. R., Stasiak, C., Galdino, D. T., Hoekstra, B. E., & Schafranski, M. D. (2014). Acupuntura na fibromialgia: um estudo randomizado-controlado abordando a resposta imediata da dor. Revista Brasileira de Reumatologia, 54(6), 431-436.

Melzack, R., & Wall, P. D. (1965). Pain mechanisms: a new theory. Science, 150(3699), 971-979.

Meseguer, A. A., Fernández-de-las-Peñas, C., Navarro-Poza, J. L., Rodríguez-Blanco, C., & Gandia, J. J. B. (2006). Immediate effects of the strain/counterstrain technique in local pain evoked by tender points in the upper trapezius muscle. Clinical Chiropractic, 9(3), 112-118.

Menezes, C. R. O., Moreira, A. C. P., & Brandão, W. D. B. (2010). Base neurofisiológica para compreensão da dor crônica através da Acupuntura. Rev dor, 11(2), 161-8.

Mota, I. A., Oliveira, G. D. D., Morais, I. P. S., & Dantas, T. F. (2021). Impact of COVID-19 on eating habits, physical activity and sleep in Brazilian healthcare professionals. Arquivos de Neuro-Psiquiatria.

Misra, D. P., Agarwal, V., Gasparyan, A. Y., & Zimba, O. (2020). Rheumatologists’ perspective on coronavirus disease 19 (COVID-19) and potential therapeutic targets. Clinical rheumatology, 39(7), 2055-2062.

NATIONAL INSTITUTE FOR HEALTH AND CARE EXCELLENCE - NICE. COVID-19 rapid guideline: managing the long-termeffects of COVID-19. December 2020. Acesso em 09/01/2022.

Noguchi, E. (2010). Acupuncture regulates gut motility and secretion via nerve reflexes. Autonomic neuroscience, 156(1-2), 15-18.

Nogueira, L. A. C. (2008). Neurofisiologia da terapia manual. Fisioterapia Brasil, 9(6), 414-421.

Resende, L., Gomes, A., Tavares, A., Marques, J. P., Pinto, K., & João, M. (2021). Bases neurofisiológicas da Acupuntura. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, 116(617).

Rizzi Cintra, M. E., & Figueiredo, R. (2010). Acupuncture and health promotion: possibilities in public health services. INTERFACE-COMUNICACAO SAUDE EDUCACAO, 14(32), 139-154.

Salgado, A. S. I., & Pereira, W. M. I. (2012). Influência aguda da mobilização do sistema nervoso autônomo na lombalgia. Conselho Científico, 10(49):277-283.

Silva JR, Silva ML, Prado WA (2011). Analgesia induced by 2 or 100Hz electroacupuncture in the rat tail flick test depends on the activation of different descending pain inhibitory mechanisms. J. Pain, 12(1), 51-60.

Silva, R. M. V. D., & Sousa, A. V. C. D. (2020). Fase crônica da COVID-19: desafios do fisioterapeuta diante das disfunções musculoesqueléti-cas. Fisioterapia em Movimento, 33.

Silveira, M. A. A., Martins, B. A., Chamon, L. S. F. G., Diniz, A. E. D., de Assis, J. B., Ferreira, L. D. T., ... & de Castro Mendes, H. (2021). Aspectos das manifestações da síndrome pós-COVID-19: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(12), e9286-e9286.

Takakura, N., Yajima, H., Takayama, M., Kawase, A., & Homma, I. (2010). Inhibitory effect of needle penetration on vibration-induced finger flexion reflex in humans. Acupuncture in Medicine, 28(2), 78-82.

Takiguchi, R. S., Fukuhara, V. S., Sauer, J. F., Assumpção, A., & Marques, A. P. (2008). Efeito da acupuntura na melhora da dor, sono e qualidade de vida em pacientes fibromiálgicos: estudo preliminar. Fisioterapia e Pesquisa, 15, 280-284.

Teixeira, L., de Freitas, R. L., & Carvalho, L. C. (2020). Os desafios do tratamento multidisciplinar da dor pós-pandemia ocasionada pelo vírus Sars-CoV-2.

Vas, J., Vega, E., & Méndez, C. (2002). Tratamiento con acupuntura del dolor crónico benigno. Medicina de Familia (Andalucía), 4, 239-44.

Velavan, T. P., & Meyer, C. G. (2020). The COVID‐19 epidemic. Tropical medicine & international health, 25(3), 278.

White, A., Cummings, M., & Filshie, J. (2018). An Introduction to Western Medical Acupuncture-E-Book. Elsevier.

Wolfe, F., Clauw, D. J., Fitzcharles, M. A., Goldenberg, D. L., Katz, R. S., Mease, P., ... & Yunus, M. B. (2010). The American College of Rheumatology preliminary diagnostic criteria for fibromyalgia and measurement of symptom severity. Arthritis care & research, 62(5), 600-610.

Ziani, M. M., Bueno, E. A., Kipper, L. R., Vendrusculo, F. M., Winck, A. D., & Heinzmann-Filho, J. P. (2017). Efeitos da terapia manual sobre a dor em mulheres com fibromialgia: uma revisão de literatura. Ciência & Saúde, 10(1), 48-55.

Published

31/01/2022

How to Cite

REBÊLO, V. C. N. .; LEMOS, M. P. R. .; SILVA , E. K. R. da .; MESQUITA, L. S. de A. .; CABRAL, P. U. L. .; CARVALHO, A. F. M. de .; OLIVEIRA , R. A. de .; FEITOSA, M. C. P. .; COELHO, N. P. M. de F. .; ARISAWA, E. A. L. S. . Post Covid-19 Syndrome: case study. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e43811225969, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i2.25969. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25969. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

Health Sciences