Profile of teachers in remote training during the COVID-19 pandemic in 2021: A characterization of the students of the education technology course, blended teaching and pedagogical innovation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27172

Keywords:

Emergency Remote Teaching; Teacher training; Pandemic; Sobral.

Abstract

The new Coronavirus pandemic (COVID-19) brought with it several changes that impacted society, from the way we structure our social relationships, through work interactions and directly affecting the way we communicate, and consequently, the current learning models. Therefore, the present work aims to make an exploratory bibliographic study - performing a result mining work from a database with more than 20,000 (twenty thousand) respondents. The database under analysis was constituted from the course “Educational Technology, Blended Learning and Pedagogical Innovation” offered by the Digital Educational Laboratory (LDE), of the Federal University of Ceará (UFC), of a continuing education nature - at the level of improvement - promoted during the moment of physical isolation imposed by the pandemic, intended - and with the participation - of education professionals from all over Brazil. It is intended to trace the profile of these professionals who participated in the course, their main initial personal demands, the final knowledge obtained by them, and especially the immediate impacts promoted by the course on the educational practice of the research subjects.

Author Biographies

Vicente Thiago Freire Brazil, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, onde também cursou graduação e mestrado em Filosofia. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professor Permanente do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia - CMAF - da UECE. Realizou estágio Pós-doutoral no PPGLETRAS - UFC, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Filosofia e Literatura antiga. Realizou estágio de pós-doutoramento no PPG em Filosofia da UFC com a pesquisa intitulada (DES)CONSTRUÇÃO GORGIANA NO GÓRGIAS PLATÔNICO. Membro do GT Filosofia Antiga da ANPOF. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, Ensino de Filosofia e Filosofia da Religião; atuando principalmente nos seguintes temas: Sofistas, Górgias, Platão, Retórica e Filosofia da Educação. Email: vicente.brazil@uece.br 

Glaylton Batista de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Tecnologias para o Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: hologramas 3d, metodologia de ensino e geometria molecular. Atualmente mestrando no PPGTE/UFC.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretorio do CNPq. Tem experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade, Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

References

Alves, L. (2011). Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. RBAAD. 10, 83-92. http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/235.

Brasil. (2016). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio.

Brasil. (2020a). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n° 5/2020, Brasília, DF, 28 abr. 2020a. https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3116.

Brasil. (2020b). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020b. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm.

Brasil. (2021). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2019. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf.

Sandrini, E. G. C., Soares, G. M., & Scalzer, K. (2020). Educação e Covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência. 6, 23-39. https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/713. DOI: https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713.

Garcia, F. A. N., & Silva, R. G. (2017). O desafio dos professores na conquista de novos saberes para as aulas no ensino a distância. Projectus. 2(3), 118-35.

Hirata, G., Oliveira, J. B., Araújo, E., & Mereb, T. M. (2019). Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 27(102), 179-203. https://www.scielo.br/j/ensaio/a/vFJ4ksYnhbqfwPHDNP56j7b/?lang=pt&format=pdf.

Köche, J. C. (2015). Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. (34a ed.) Petrópolis: Vozes.

Matijascic, M. (2017). Professores da educação básica no Brasil: condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneração. Brasília: IPEA. http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7929/1/td_2304.pdf.

Oliveira, R. M., Correa, Y. &Morés, A. (2020). Ensino remoto emergencial em tempos de Covid-19: formação docente e tecnologias digitais. RIFP. 1-18. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/179/110.

Santos, P. S. M. B. (2015). Guia prático da política educacional no Brasil: Ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage.

Riedner, D. D. T., Maciel, C. E., & Ruas, K. C. S. (2021). Políticas e ações institucionais para o ensino remoto emergencial na educação superior. REVELLI - Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas. 13, 1-27. https://revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/11861. DOI: https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11861.

Senkevics, A. S.(2021). O acesso, ao inverso: desigualdades à sombra da expansão do ensino superior brasileiro. Tese (Doutorado em Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-11012022-103758/publico/ADRIANO_SOUZA_SENKEVICS_rev.pdf. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-11012022-103758.

Sousa, A. P. R., & Coimbra, L. J. P. (2020). A educação e as novas tecnologias de informação e comunicação no contexto da pandemia do novo coronavírus: o professor “r” e o esvaziamento do ato de ensinar. Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado, Maranhão, Brasil, (1)4, 53-72. https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/index.

Souza, A. R. (2013). O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho. Educar em Revista. 48, 53-74. https://www.scielo.br/j/er/a/FngnXxdLgh8tdkL4qs93QLS/?lang=pt#. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000200005.

Varcelli, L. C. A. (2020). Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. @mbienteeducação, 13(2), 47-60. http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/932/745.

Vermelho, S. C. (2014). Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. Educar em Revista, Curitiba, 30(4), 263-268. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38941.

Vilarinhos, P. M. (2019). Atratividade e gênero na Carreira Docente no Brasil. Dissertação (Mestrado em Economia), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35746/1/%5BDefinitivo%5D%20Disserta%C3%A7%C3%A3o_PedroVilarinhos.pdf.

Published

18/03/2022

How to Cite

BRAZIL, V. T. F.; ALMEIDA, G. B. de; VASCONCELOS, F. H. L. .; LIMA, L. de; SANTANA, J. R. Profile of teachers in remote training during the COVID-19 pandemic in 2021: A characterization of the students of the education technology course, blended teaching and pedagogical innovation. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 4, p. e28811427172, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i4.27172. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27172. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

Review Article