Exchanging ideas: the coexistence between peers in AEE rooms for High Skills and Giftedness

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.27485

Keywords:

High Abilities/Giftedness (AH/SD); Specialized Educational Service Rooms; Extracurricular enrichment.

Abstract

This article presents the results of an exploratory research, of the case study type, and aimed to understand how relationships between students with High Abilities/Giftedness are built, from the participants' point of view. The context in which the research was developed was a Resource Room of a municipal public school in Porto Alegre (RS), which offers Specialized Educational Assistance (AH/SD) to students with Abilities/Giftedness (AH/SD). The instruments used were direct observation and a questionnaire applied to six students, aged between 10 and 15 years. The analysis of the study data allowed us to identify certain perceptions, behaviors and feelings that are associated with the coexistence of these adolescents in the AEE. The following stood out: mutual support, partnership, raising self-esteem, common interests, acceptance of their characteristics. It was concluded that this service is very important for those students because, according to them, from these interactions they got to know each other better and feel more secure and confident.   

Author Biographies

Wânia Marlene Lopez Russo, Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós graduada em Educação Infantil, Educação Especial, Coordenação Pedagógico-Escola de Gestores. Supervisão,Orientação e Administração Escolar. Terapeuta em Estimução Precoce com viés na Psicanálise e Psicopedagogia. Atualmente é docente da Rede Municipal de Ensino da cidade de Porto Alegre, Brasil.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolve estudos na área da inclusão escolar, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos, Tecnologia Assistiva e Tecnologias Digitais. Foi bolsista auxiliar de gestão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Unipampa - Campus Uruguaiana sob Gestão do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi, onde desenvolveu pesquisas acerca dos desafios do Ensino Remoto Emergencial em parâmetros de retenção e evasão de discentes a partir de vulnerabilidades, a ação ocorreu por meio da Chamada Interna PROGRAD 4/2021. Desenvolve o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Faz parte do Projeto Iniciação à Ciência do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Alegrete, que visa enriquecer o Ensino de Química para a Educação Básica, fomentando a inovação e letramento químico subsidiando professores da rede pública de ensino. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA. 

Paulo Roberto Barbosa, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também cursou Mestrado (2018). Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (2006) e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012). Especializou-se em pós-graduação lato sensu em Tecnologia em Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo (2013), Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cidade de São Paulo (2014) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Atualmente é Gestor Escolar, efetivo - Secretaria Municipal de Educação de Poá. Seus interesses de pesquisa são: linguística textual, gênero textual, tipologia argumentativa, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ensino/aprendizagem de língua portuguesa, sequência didática, gestão escolar e análise de material didático. É também parecerista, em sua área de atuação, em periódicos nacionais.

Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima Nyland, Universidade de Brasília

Possui formação em Gestão Pública pela Universidade de Marília. MBA Gestão de Marketing e Comunicação Integrada. MBA Gestão Pessoas Liderança, Docência no Ensino Superior pela Universidade Marilia .Graduação em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público-RS.

Avanilde Polak, Universidade Estadual do Centro Oeste

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste / Campus de Irati (2005). Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetivide na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2013). Trabalhou como professora colaboradora no Departamento de Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste / Campus de Irati (2007 - 2020), no Colégio Luterano Rui Barbosa - Imbituva - PR (2020 - 2021), como Tutora de Área no NEAD CESCAGE (2020 - 2021). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio SESI IRATI e Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Rosemeire dos Santos Amaral, Rede de Ensino do Estado da Bahia

Doutora em Educação - Universidade Federal de Sergipe - UFS (2019). Mestra em Educação - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015). Licenciatura Plena em História (1998) e Licenciatura em Pedagogia (FAVENI). Especialista em: "Memória, História e Historiografia" (2006) - UESB, "Gestão Escolar"(2011) - Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (FAC) e, "Educação a Distância" (2012) - UNEB/UAB, "Ensino de História" (2020) - Faculdade da Região Serrana - FARESE. Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia, lotada no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco - Vitória da Conquista (Ba), Ensino Médio, com as disciplinas História e Sociologia. Trabalhou como docente do curso de especialização Mídias na Educação (UESB). É membro do Programa de extensão ACCE (Ações Colaborativas e Cooperativas em Educação) e GEEM (Grupo de Estudos em Educação Matemática) - UESB desde o ano de 2012. Docente colaboradora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática e Ciências e suas Tecnologias - UESB, com as disciplinas História da Educação e História da Educação Matemática, e Seminário de Pesquisa I. Tem experiência na área de História Geral e Regional com enfoque na História cultural, Ensino a Distância, História da Educação, Educação em Vitória da Conquista nas décadas 1960-80, História da Educação Matemática, Educação Matemática, História do Ensino, Cultura Escolar. É colaboradora como revisora de revistas educacionais como: a) EDUCAÇÃO EM FOCO - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (2020); b) Com a palavra, o professor - GEEM - UESB (2020); c) Revista Docência do Ensino Superior, periódico publicado semestralmente pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino ? GIZ/PROGRAD/UFMG (2020); d) Revista Brasileira de Ensino Superior (REBES) (2017); A Dissertação do Mestrado intitulou-se A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: Um panorama nos Grupos Escolares em Anagé, Brumado e Guanambi ? Bahia (1938-2000), inserindo-se nos projetos sobre a História da Educação na Bahia do século XX, tendo por foco os Grupos Escolares, Educação Matemática e Ensino Primário. Para o Doutorado, o trânsito de intelectuais da Educação e a análise dos discursos pedagógicos sob a perspectiva de Michel Foucault, em especial, na Bahia, são os principais interesses. A Tese centrou-se na viagem pedagógica da professora baiana Mercedes Dantas em 1930, abarcando sua vida e obras, bem como uma análise dos discursos com base em seus cadernos de Lembrança.

Marcela Mary José da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Marcela Mary José da Silva, possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1991). Especialista nas áreas de Gerontologia (UFBA) , Educação (UNEB) e Serviço Social (UNB). Seu mestrado é em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (2007). Doutora em Serviço Social (UFRJ). É docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras -CAHL da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, em Cachoeira. Atuou como assistente social nas áreas de Saúde Mental, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos, Educação e na Docência. Estudiosa e pesquisadora nos seguintes temas: direitos, envelhecimento, políticas públicas, formação profissional, educação e saúde públicas e Projeto Ético Político. Foi tutora da Especialização em GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - EESP/SESAB/BAHIA. É Coordenadora do GRUPO DE TRABALHO DE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO-GTSSEDU e do GRUPO DE TRABALHO DE ENVELHECIMENTO POPULACIONAL - GTENPO ambos com ações em extensão e pesquisa. e do FÓRUM PERMANENTE DA JUVENTUDE DO RECÔNCAVO. Autora de três publicações: Serviço Social na Educação: Teoria e Prática da Editora Papel Social (2012); Caderno de Discussão sobre Serviço Social na Educação: o olhar daqueles que ainda estão em formação, Editora da UFRB (2012) e A Materialização do Projeto Ético Político do Serviço Social da Editora Papel Social (2012). Atualmente é docente do CAPACITASUAS-BA e Coordenadora Geral da COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL-CPA da UFRB (2014-2019). Conselheira do CRESS-BA. Conselheira do Conselho Curador-UFRB.

Francisca Maria Silva Freitas, Rede Municipal de Ensino de Piripiri

Possui graduação pela Universidade Estadual do Piauí (2009). Possui Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFPI,Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação, e tutora presencial do curso de Pedagogia do ensino EAD no Polo Unopar de Piripiri, desenvolveu trabalhos na área de formação continuada com os professores de Educação Infantil nos anos de 2017 a 2020 na Secretaria de Educação do município de Piripiri-PI. Tem experiência na área de Ensino Superior, tendo sido professora do quadro provisório da Uespi polo Piripiri por 4 anos, atualmente faz parte do Conselho do Fundeb no âmbito municipal, tem experiências, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: docente. formação. carreira.

Ailton Leal Pereira, Prefeitura Municipal de Alagoinhas

Mestre em Crítica Cultural, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Estudos Culturais, Histórias e Linguagens, pelo Centro Universitário Jorge Amado (UJ); Especialista em Políticas Públicas para a Educação, pela Faculdade Einstein. Graduado em Pedagogia, pela Faculdade Santo Antonio (FSA). Professor do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais pela Prefeitura Municipal de Alagoinhas/BA; Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Santo Antonio (FSA). Membro do grupo de pesquisa: Iraci Gama - Letramento, identidades e formação de professor/a. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação e Diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação e diversidade; formação de professores.

Claudia Aparecida Antunes Cezar, Rede Municipal de Ensino de Canoas

Especialista em Atendimento Escolar Especializado pela Faculdade de Educação São Luiz (2020), Especialista em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle (2011). Possui Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Curso de Como Ensinar a Distância pela Uniasselvi (2021) e é Professora da Rede Municipal de Canoas - RS – Anos Iniciais.

References

Alencar, E. M. L. S., & Fleith, D. S. (2001a). Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. EPU.

Alencar. E. M. L. (1986). Soriano de. Psicologia e educação do superdotado. EPU.

Alencar. E. S. de. (2001b). Criatividade e educação dos superdotados. Vozes.

Almeida, M. S. R. Legislação para alunos com altas habilidades ou superdotação. Instituto Inclusão Brasil 29 maio 2012. https://institutoinclusaobrasil.com.br/legislacao-para-alunos-com-altas-habilidades-ou-superdotacao/.

Amores, L. (2012). Educação Inclusiva: Altas Habilidades/Superdotação na Disciplina de arte. http://slideplayer.com.br/slide/294697/.

Andrade, E. I. D., & Marin, A. H. (2020). Altas Habilidades/Superdotação: Conceito e Legislação Brasileira. IBDFAM, 24 mar. 2020 [Documento Digital]. https://ibdfam.org.br/artigos/1389/Altas+Habilidades++Superdota%C3%A7%C3%A3o:+Conceito+e+Legisla%C3%A7%C3%A3o+Brasileira+High+Abilities++Giftedness:+Concept+and+Brazilian+Legislation.

Brancher, V. R., & Freitas, S. N. de. (Org.). (2011). Altas Habilidades/ Superdotação: Conversas e Ensaios Acadêmicos. Jundiaí: Paco Editorial.

Brasil. (1961). lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Revogada pela Lei nº 9.394, de 1996, exceto os artigos 6º a 9º. Brasília, DF.

Brasil. (2009). Ministério da Educação e Cultural. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Declaração de Salamanca. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf.

Brasil. (2009). Resolução CNE/CEB Nº4. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasilia: Diário Oficial da União, 5 de outubro de 2009, Seção1, p. 17.

Brasil. Constituição Federal de 1988. Recuperado em 22 jan. 2022 de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Brasil. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm.

Brasil. Lei nº 13.234, de 29 de dezembro de 2015. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13234.htm.

Brasil. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Revogada pela Lei nº 9.394, de 1996, exceto os artigos 6º a 9º. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

Freitas, S. N., & Perez, S. G. (2010). Altas Habilidades/Superdotação: atendimento especializado. ABPEE, 2012.

Gardner, H. (1995). Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Artes Médicas.

Gil, A. C. (2019). Método e Técnicas de Pesquisa Social. (7a ed.). Atlas Editora.

Guenther, Z. C. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Vozes (2000).

Landau, E. A Coragem de Ser Superdotado. Arte & Ciência. 2002.

Moutinho, W. T. (2022). Pedagogia - Inteligências Múltiplas. Cola da Web. https://www.coladaweb.com/pedagogia/inteligencias-multiplas.

Renzulli, J. S. El Concepto de Los Tres Anillos de La Superdotación: Um modelo de Desarrollo para uma Productividad Creativa. In: Intervención e Investigación Psicoeducativas e alumnos Superdotados. Salamanca: Amarú Ediciones, 1986.

Siluk, A. C. P. (Org.). (2012). Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática pedagógica. (1a ed.). Santa Maria: UFSM, Centro de Educação, Laboratório de Pesquisa e Documentação.

Published

08/03/2022

How to Cite

RUSSO, W. M. L. .; CUNHA, F. I. J.; BARBOSA, P. R. .; NYLAND, J. J. A. O. L. .; POLAK, A.; AMARAL, R. dos S. .; SILVA, M. M. J. da .; FREITAS, F. M. S.; PEREIRA, A. L. .; CEZAR, C. A. A. Exchanging ideas: the coexistence between peers in AEE rooms for High Skills and Giftedness. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 3, p. e60011327485, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i3.27485. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27485. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

Human and Social Sciences