Psychomotor dysfunctions: a literature review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27614

Keywords:

Psychomotricity; Psychomotor factors; Psychomotor disorders.

Abstract

Learning disabilities can originate from a variety of causes, but especially in the early years of elementary school the main obstacles to learning refer to psychomotor disorders. The present work addresses the main psychomotor disorders based on bibliographic research. Initially it presents what is psychomotricity, its object of study and its purposes. Therefore, each of the seven psychomotor aspects is defined: tonicity, balance, laterality, body schema, spatiotemporal structuring, global praxias and fine praxias and, finally, we discuss the main motor disorders: psychomotor instability, weakness psychomotor, psychomotor inhibition, cross laterality and malpractice. It was found that Psychomotricity has a lot to contribute in this regard, especially when the learning problem comes from some failure in motor development, because it works with aspects that go beyond the treatment of motor problems, but seeks a functionality for the body. For this, psychomotricity aims not only the movement, but the total functioning of the individual, working with the affective and cognitive areas.

Author Biographies

Fabio José Antônio da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2003), Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual de Maringá/PR (2005), Mestrado em Educação pela UNIGRAN - Pedro Juan Caballero/Paraguai (2013), MBA em Gestão de Pessoas pela UNOPAR (2017) e Doutor em Educação Física - UEL/UEM (2017-2021). Experiência na área de Treinamento Desportivo, com ênfase em Educação Física Escolar, Treinamento Funcional, Atividade Fisica para Grupos Especiais, Corrida de Rua, Residencia Multiprofissional na Atenção Básica e Saúde Mental, Comando Motor e Distúrbios da Aprendizagem, conhecimentos sobre Recreação e Lazer, bem como Organização de Competições, Arbitragem e Gestão de Pessoas. Membro do GEPEMENE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Docente de cursos de Graduação e Pós Graduação, nível lato sensu, nas áreas da Educação e Saúde. Atualmente servidor publico do município de Apucarana/PR, na área da Saúde Pública, atuando como Profissional de Educação Física no SUS.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolve estudos na área da inclusão escolar, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos, Tecnologia Assistiva e Tecnologias Digitais. Foi bolsista auxiliar de gestão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Unipampa - Campus Uruguaiana sob Gestão do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi, onde desenvolveu pesquisas acerca dos desafios do Ensino Remoto Emergencial em parâmetros de retenção e evasão de discentes a partir de vulnerabilidades, a ação ocorreu por meio da Chamada Interna PROGRAD 4/2021. Desenvolve o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Faz parte do Projeto Iniciação à Ciência do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Alegrete, que visa enriquecer o Ensino de Química para a Educação Básica, fomentando a inovação e letramento químico subsidiando professores da rede pública de ensino. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA. 

Érica Paula Borri Bezerra, Result Soluções Educacional

Possui4 administração em Ênfa em Gestão Empresarial pela Faculdade Sul Brasil (200). Especialização em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). MBA em Gestão de Pessoas pela Pós Graduação Bagozzi (2008). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Sul Brasil (2010). Cursou disciplina como aluna especial do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste Campus Toledo, na disciplina de Gestão de Negócios Agroindustriais (2012). Pesquisadora Institucional e Coordenadora Pedagógica do Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba (CESVALE) desde 2014.

Paulo Roberto Barbosa, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também cursou Mestrado (2018). Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (2006) e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012). Especializou-se em pós-graduação lato sensu em Tecnologia em Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo (2013), Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cidade de São Paulo (2014) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Atualmente é Gestor Escolar, efetivo - Secretaria Municipal de Educação de Poá. Seus interesses de pesquisa são: linguística textual, gênero textual, tipologia argumentativa, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ensino/aprendizagem de língua portuguesa, sequência didática, gestão escolar e análise de material didático. É também parecerista, em sua área de atuação, em periódicos nacionais.

Jorgeane Pedrosa Pantoja, Secretaria de Saúde de Belém

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade do Estado do Pará- UEPA (2012). Pós-graduada em Atenção à Saúde da Criança (2015), Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) e em Atenção à Saúde da Família (2017), UEPA, na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde. Mestra em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSAS-UFPA) (2021), pós graduanda Lato Sensu em Saúde Digital (PLSSD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UEPA. Terapeuta Ocupacional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-SESMA) e do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.

Luciana Inforsari dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva. Atualmente desenvolve suas atividades profissionais na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Geografia na UFSM. Doctorando en Educación na UI (concluinte/tese defendida). Mestrado: Geografia pela UFS (2016). Especializações: Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL e atua no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN) desde 2021. É também associado ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire).

Francisco Mesquita Santos, Secretaria Municipal de Educação de Tarauacá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2018) e Especialização em Psicopedagogia pelo INEC - Instituto de Educação Superior Acreano - Faculdade Euclides da Cunha (2019). Atualmente é professor de ensino fundamental - Secretaria Municipal de Educação de Tarauacá - AC. Tem experiência na área de Educação, já lecionou em turmas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, EJA alfabetização e no Programas Asas da Florestania com as disciplinas de Ciências Humanas. 

Manoel Santos da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Alagoas. Possui Mestrado em Ciências da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui Graduação em Letras, pela Universidade Estadual de Alagoas. Possui Especialização em Proeja ? Programa de Integração Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Alagoas, e, Especialização em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Alagoas. É professor de Língua Portuguesa, na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, atuando na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. É Auxiliar em Agropecuária no Instituto Federal de Alagoas ? Campus Satuba. É membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos ? Multieja (Ufal/CNPq), e do Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários - NELL (Ifal/CNPq). Tem interesse nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Currículo integrado, Proeja, Proeja-FIC, Formação de Professores, História de vida, Narrativas, Permanência escolar.

Neiva Ferreira Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Psicopedagoga pela Universidade Cidade de São Paulo (2014) e especialista em Ensino de Braille e Libras pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012) e em Ciências Biológicas pela Universidade de Guarulhos (2007). Atualmente é Professora da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal de São Paulo.

References

Ajuriaguerra, J. (1986). Manual de psiquiatria infantil. São Paulo: Masson.

Associação Brasileira de Psicomotricidade. (2019). O que é psicomotricidade? Recuperado em 03 mar. 2022 de https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/.

Barreto, M. A. M., & Falcão, H. T. (2009). Breve histórico da psicomotricidade. Rev. Ensino, Saúde e Ambiente, 2(2), 84-96.

Brasil. (2014). Dificuldades de aprendizagem atingem cerca de 5% da população escolar. Recuperado em 03 mar. 2022 de www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2014/07/dificuldades-de-aprendizagem-atingem-cerca-de-5-da-populacao-escolar.

Brito, D. R. (2011). Distúrbios psicomotores. Recuperado em 03 mar. 2022 de www.drb.assessoria.com.br/3disturbiospsicomotores.pdf.

Costa, M. L. A. (2011). Qualidade de vida na terceira idade: a Psicomotricidade como estratégia de educação em saúde. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias: Lisboa.

Fonseca, V. da. (1995). Dificuldades de Aprendizagem: na busca de alguns axiomas. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(

, 13-38.

Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. (5a. ed.). São Paulo: Atlas,

Grunspun, H. (1999). Crianças e adolescentes com transtornos psicológicos e do desenvolvimento. São Paulo: Atheneu.

José, E. da A., & Coelho, M. T. (1999). Problemas de Aprendizagem. (11a. ed.). São Paulo: Editora Ática.

Lakatos, E., & Marconi, M. (1987). Projeto e Relatório de Pesquisa. In: Lakatos, E., & Marconi, M. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas. Cap. 4, 80-100.

Le Boulch, J. (1997). Educação Psicomotora: A Psicocinética na Idade Escolar. Tradução de Jeni Wolff. (2a. ed.). Porto Alegre: Artmed.

Mizukami, M. da G. N. (1986). Ensino: As Abordagens do Processo. (5a. ed.). São Paulo: EPU.

Piaget, J., & Inhelder, B. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.

Raphael, A. da S. R. (2015). Psicomotricidade e os distúrbios de leitura e escrita: aspectos psicomotores que influenciam no aprendizado da leitura e escrita. São Paulo: Unisalesiano.

Richardson, R. J. (1999). Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. (3a.ed.). São Paulo: Atlas.

Rosa Neto, F. (2002). Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Smpsicopedagogia. (2010). Distúrbios psicomotores. Recuperado em 03 mar. 2022 de https://smpsicopedagogia.webnode.com.br/disturbios-psicomotores/.

Wallon, H. (1971). As origens do caráter da criança. São Paulo: Difusão Europeia.

Published

26/03/2022

How to Cite

SILVA, F. J. A. da; CUNHA, F. I. J.; BEZERRA, Érica P. B.; BARBOSA, P. R.; PANTOJA, J. P.; SANTOS, L. I. dos; ALMEIDA, R. S. de; SANTOS, F. M.; SILVA, M. S. da; BARBOSA, N. F. Psychomotor dysfunctions: a literature review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 4, p. e60011427614, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i4.27614. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27614. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

Human and Social Sciences