State of knowledge: literacies practices in the continuing education of basic education teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30517

Keywords:

Basic Education; Teaching; Teacher Training; Literacies.

Abstract

This study aimed to analyze the scientific productions disseminated in the database of the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and the electronic library of the Scientific Electronic Library Online (SciELO), in the period between 2015 and 2019, with a view to understanding the interrelationships between the theoretical-practical constructs related to literacies and the proposals for continuing teacher education in the context of basic education. This is a state-of-the-art survey, with a view to identifying and qualitatively analyzing the data from the works that constituted the researched corpus. The results showed the need for theoretical-empirical (re)significations in teaching practices and literacies in basic education, as well as the need for more studies on the theme of literacies in the continuing education of teachers, given the progressive advance of information technologies and communication that have repercussions on the multiplicity of languages ​​and on socio-communicative changes, consequently on the need to update the teaching and learning processes.

Author Biographies

Paula Tauana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (Unit). Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe - SEDUC/DEA e da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA/SEMED).

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista, graduada em LETRAS PORTUGUÊS FRANCÊS pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA). Professora da Educação Básica e Superior.

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação (PPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq).

Izabel Silva Souza D'Ambrosio, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe, é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Especialista em Ensino de Língua Inglesa e uso de Novas Tecnologias pela Estácio de Sá. Atualmente é Professora efetiva na Educação Básica/ SEDUC SE. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA).

Luanne Michella Bispo Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA/UFS) (2014). Universidade Federal de Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ciências Biológicas, Campus Itabaiana (11). De 2008 a 2010 foi bolsista PIBIC/CNPq. Seus trabalhos foram comunidades ambientais e de pesquisa ambiental do Grupo de Estudos Identitários Poder (GEPP), seguindo as linhas de sustentabilidade, processos identitários, tradicionais, conflitos e saberes ambientais do Parque Nacional do Parque Nacional. Trabalhou no Núcleo de integração entre a UFS e Educação Básica (NIUEB) na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), fazendo acompanhamento e articulação de programas básicos e projetos da UFS desenvolvidos na escolas de educação. Foi professora professora titular do Departamento de Biologia da UFS no período de outubro de 2019 a fevereiro de 2021. É colaboradora do projeto Sala Verde na UFS. 

Carla Eugênia Nunes Brito, Colégio Coesi

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2018). Especialista em Gestão da Criatividade pela Faculdade São Luís de França/Fundação Brasil Criativo (2006) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Foi pesquisadora voluntária do Observatório de Educação da Universidade Tiradentes pelo Projeto Transeja 2 (Obeduc/Unit/Capes) pelo período de 2013 a 2016. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/Unit/CNPq) . Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo Pesquisa em Comunicação e Formação Pedagógica de Núcleos de Tecnologia (NUCA-UFS), principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Metodos Ativas e Formação Pedagógica.Atualmente é Diretora dagógica e de Inovação do Colégio Coesi.

Camila de Araújo Lopes, Cidadãos para um amanhã melhor by High Resolves, VIVEN

Residente do programa de residência em Gestão Pública com foco em Educação na Secretaria de Educação de Sergipe, cursando, concomitantemente, a Pós-Graduação Lato Sensu em Implementação de Políticas Educacionais pelo Instituto Singularidades. Foi professora e pesquisadora na área da educação, bolsista da FAPES, pelo Programa de Formação de Lideranças do Ensina Brasil e coordenadora do núcleo Conectando Saberes Grande Vitória entre 2018/2019. Se especializou em Gestão Cultural pelo SESC-SP e realizou o MBA em Gestão de Projetos pela Esalq/USP. Possui graduação em Letras (Português/Russo) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Durante o período da graduação, fez intercâmbio na Universidade Estatal de Moscou - MGU (2015) e parte do grupo de pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo com o tema da imagem da mulher nas canções de Noel Rosa.

References

Agarie, B. A. (2017). Cultura em quadrinhos: um estudo sobre as tiras cômicas em livros didáticos de espanhol para o ensino médio. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo.

Almeida, R.O. (2015). Bibliotecários universitários: da guarda de livros ao letramento informacional. Tese (Doutorado). Universidade Estácio de Sá.

Ávila, F. C. F. (2016). Alfabetização e letramento na educação infantil: análise das concepções das professoras das UMEIs do município de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.

Barbosa, E. F. (2015). Concepções de letramento e formação docente: implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Rondônia.

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Bernardo, J. C. O. (2015). Leitura em dispositivos móveis digitais na formação inicial de professores Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Borges, P. F. B. (2016). Novas tecnologias digitais da informação e comunicação aplicadas ao ensino médio e técnico de uma escola da rede pública federal de Uberaba – MG. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Cabello, J. (2015). Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alfabetização de crianças surdas: novas tecnologias e práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Campinas.

Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Carvalho, E. A. (2017). Práticas de letramento em uma escola do campo: uma análise na disciplina de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.

Correia, K. (2016). Projetos de Letramento no Ensino Médio: novas perspectivas e desafios. Artigo. SciELO Brasil.

Cunha, M., & Isaia, S. (2006). Professor da educação superior. In: MOROSINI, Marília (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Brasília: Inep/MEC.

Dias, D. R. (2015). Multiletramentos e usos das TDIC: um estudo de caso do IFMG campus Ouro Preto – MG. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Ouro Preto.

Faria, D. P. B. (2016). Produção e leitura de fotografias na formação de professores. Dissertação (Mestrado). Universidade Estácio de Sá.

Farias, N. L. P. (2017). Vozes sobre chapeuzinho vermelho: leitura intertextual e letramento literário na educação infantil. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.

Galvão, M. F. E. R. (2017). Os jogos como ferramenta de aprendizagem na alfabetização em uma escola do campo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.

Gatti, B. A., & Barreto, E. B. S. de., & André, M. E. D. A. de, & Almeida, P, C. A, de. (2019). Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: Unesco.

Gil, J. A. R. S. (2016). Alfabetização: desafio interdisciplinar para o ensino de leitura e escrita sob a perspectiva das professoras alfabetizadoras. Dissertação (Mestrado). Universidade de Taubaté.

Gracioli, J. M. A. (2017). Multiletramentos e leitura de mapas no ensino de geografia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Imbernón, F. (2009). Formação permanente do professorado: novas tendencias. São Paulo: Cortez.

Kleiman, Â. (2010). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social. Campinas: Mercado de Letras.

Maia, M. G., & Maranhão, C. (2015). Alfabetização e letramento em língua materna e em Matemática. Artigo. SciElo Brasil.

Maroja, J. C. S. (2018). A notícia como proposta mediadora para o ensino da leitura e da escrita na era digital. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.

Mata, I. P. L. B. (2017). Multiletramentos no ciberespaço: uma proposta pedagógica com o gênero jornalístico “artigo de opinião” no ensino médio. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.

Mauési, J. (2017). Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural. SciELO Brasil.

Morin, E. (2015). O método 3: Conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina.

Morosini, M. C. (2015). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr.

Neves, V. F. A., & Castanheira, M. L., & Gouvêa, M. C. S. (2015). O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. SciELO Brasil.

Nóvoa, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.

Pacztuch, A. (2018). Isso é mais que um alfabeto! Experiências de arte-letramento na educação infantil. Dissertação (Mestrado). Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Parisotto, A. L. V., & Rinaldi, R. P. (2016). Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental. Artigo. SciELO Brasil.

Pereira, M. S. (2018). Multimodalidade e implicaturas em gêneros quadrinizados: contribuições para o letramento visual. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.

Richardson, R. J. (2017). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.

Rodrigues, P. R. (2015). Práticas de letramento digital de alunos surdos no ambiente scratch. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado da Bahia.

Santana, N. D. F. (2018). Livro didático de língua portuguesa: contribuições às práticas de multiletramentos no ensino médio. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado da Bahia.

Santos, A. S. (2016). O letramento digital e a prática de alunos do lecampo em sala de aula: estudo sobre possíveis repercussões do ensino de informática básica na educação do campo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.

Santos, J. M. S. (2016). Letramento e ludicidade: superando dificuldades da leitura na alfabetização. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.

SciELO Brasil, Scientific Electronic Library Online.

Silva, M. G. (2018). Multimodalidade na aula de língua materna: contribuições da semiótica nas abordagens de leitura e produção textual. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.

Silva, R. N. (2017). Folhetos de cordel no letramento escolar: a aula de leitura revisitada. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.

Soares, M. (2018) Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto.

Soares, M. (2020). Letramento: um tema de três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Sousa, E. V. R. (2016). Alfabetização e letramento na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil no município de Lagoa Santa. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.

Souza, R. J. Cosson, R. (2018). O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário. SciELO Brasil.

Thiollent, M. (2009). Metodologia da pesquisa ação. São Paulo: Cortez.

Veiga. M. S. (2017). Práticas de letramento informacional: o uso da informação como caminho da aprendizagem nas bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Rondônia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Rondônia.

Vieira, M. A. (2017). Tecnologia e educação no ensino médio: um estudo da implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.

Yin, R. (2016). A pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.

Published

25/06/2022

How to Cite

SANTOS, P. T.; MARCONDES, R. M. S. T.; SANTOS, W. L. .; D’AMBROSIO, I. S. S. .; NASCIMENTO, L. M. B. .; BRITO, C. E. N.; LOPES, C. de A. State of knowledge: literacies practices in the continuing education of basic education teachers. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e41611830517, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.30517. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30517. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

Review Article