The importance of computer programming for Mathematical understanding

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30724

Keywords:

Programming; Mathematics teaching; Problem solving; Logic.

Abstract

This research was developed to answer questions that took shape during the author's academic career, after he noticed an improvement in his mathematical abilities during his journey in a higher degree in computer science, with this the general objective of this research was to verify the benefits that could be noticed through the bibliographic research raised. While the data were collected, the questions that the author considered of fundamental importance for the research and that guided the subjects discussed here were: What is the difference between the current practice of teaching mathematics and a teaching based on the use of programming language resources? What benefits can programming bring to the student's life inside and outside the classroom? This work focused mainly on mathematics classes and their technologies, in view of the increasing use of traditional computers and microcomputers in the most diverse instances of society and the possibilities that these devices bring, using them in the educational environment becomes of paramount importance in student preparation. In this context, using the mathematical concepts that are within computer programming can be of great help for a more practical education, in addition to the fact that combined with the contribution of the subject to attract a lot of interest from students, since it involves new technologies. and the possibilities of creating games and computer programs, subjects that are intrinsic to our daily lives today.

Author Biographies

Juan Rodrigues Teixeira Almeida, Universidade da Amazônia

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação

Fernando Colares, Universidade da Amazônia

Possui graduação em lic plena em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003) e graduação em lic fisica pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professor concursado de Física da SEDUC e professor concursado de matemática na SEMED-Ananindeua, professor de física e matemática do colégio CESEP e professor adjunto da Universidade da Amazônia UNAMA. Possui experiência nas matrizes de referência do ENEM, com os descritores da prova Brasil e é redator da comissão PróBNCC Pará da área de Matemática.

Gustavo Nogueira Dias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina (2017); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); Especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001).Trabalhou em escolas particulares de 1991 até 2005. Ingressou na SEDUC(PA) como professor efetivo de 2006 a 2016.Participou como professor bolsista do PARFOR, no IFPA(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), em 2012. Atuou também como professor bolsista da UFRA(Universidade Federal Rural da Amazônia), em 2013. Ingressou na UNAMA(Universidade da Amazônia) como professor efetivo de 2015 a 2016. No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, onde ingressou em 2005 e a partir de 2017 exerce suas atividades no regime de dedicação exclusiva. Participa do grupo de estudos GHEMAZ da UEPA, Universidade Estadual do Pará. Atua também como pesquisador nas áreas: Ciência Ambiental, Ensino e Aprendizagem, Educação Matemática, História da Matemática, Modelagem Matemática, Administração, Contabilidade e Estatística. 

Gilberto Emanoel Reis Vogado , Universidade do Estado do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia (1991), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor - Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática. 

Cássio Pinho dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em estatística formado pela Universidade Federal do Pará (2007), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Biometria pela Universidade Estadual Paulista - Botucatu (2019). Atualmente é professor Adjunto A, nível 1, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ministra as disciplinas de Estatística, Probabilidade e Estatística, Bioestatística, Experimentação Zootécnica e Estatística Experimental. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Análise de Regressão e Correlação e de Estatística Espacial.

Fabricio da Silva Lobato, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atualmente é professor de Matemática em Pré vestibular. Mestrando pelo Programa de Pós graduação em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará(2019).Especialização em andamento pela Estácio em ENEM: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA. Especialização em andamento pela Estácio em Metodologia do Ensino de Matemática. Pesquisando e publicando em Alto nível nas áreas de Didática da Matemática ,Educação á Distancia( EAD) e em Competências e Habilidades em Matemática.

Katiane Pereira da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais - Física pela Universidade do Estado do Pará (2006). Mestrado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014) com Estágio de Doutorado (sandwich) pelo Institut de Cièncias de Materials de Barcelona (com investigação em Materiais semicondutores). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Belém.Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada na área experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades ópticas e estruturais de materiais, com uso principalmente das técnicas de Espectroscopia Raman e Espectroscopia no Infravermelho. Aplicação de altas pressões hidrostáticas em materiais orgânicos e inorgânicos, difração de Raios-X e método de refinamento Rietveld

Antonio Thiago Madeira Beirão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Física Contemporânea (2012), graduação em Bacharelado em Física (2018) e Licenciatura em Matemática (2010) todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ademais, possui graduação em Licenciatura em Física (2009) pelo instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Transporte Eletrônico utilizando formalismo de Funções de Green fora do equilíbrio (NEGF) na presença de Férmions de Majorana; (ii) Transporte Eletrônico em alótropos 2D do carbono sob efeitos de hidrogenação e dopagem; (iii) Ensino de Física utilizando metodologias ativas e tecnologias digitais. Atualmente é professor Adjunto C da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Daniele Cristina de Brito Lima Soares, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Doutora em Agronomia pela (UFRA - 2021) na área de Manejo e Conservação de Recursos Ambientais, Possui Mestrado em Engenharia Mecânica pela (UFPA - 2016), na área de Materiais e Processos de Fabricação, na linha de Solidificação, Corrosão, União e Caracterização de Materiais. Possui graduação em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - (IFPA - 2014), formação em área técnica de Topografia (2007). Atuando nos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Engenharia Florestal, Agronomia e Zootecnia. Atuou como Professora do curso de Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicado ao monitoramento de cultivares nas várzeas da Amazônia brasileira, assim como topografia, expressão gráfica e desenho mecânico.

Eldilene da Silva Barbosa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia; Mestre em Administração pela UNAMA; MBA em Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria; Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Professora de Magistério Superior da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Ricardo Daniel Soares Santos, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Sergipe. Curso Técnico Profissionalizante em Química pelo IFS. Pós Graduação na Área de Educação na Especialidade de Didática do Ensino Superior. Experiência profissional na área de ensino de Física e Matemática para nível médio, técnico profissionalizante e superior. Experiência na área de Física de Materiais Funcionais com Modelagem Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Propriedades ópticas e cálculos de defeitos estruturais, processos de dopagens e redução da valência de íons terras raras em matrizes de ortofosfatos.

José Carlos Barros de Souza Júnior, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Matemática no Ensino Básico. Atualmente é professor de matemática - Colégio Tenente Rêgo Barros. 

Flávio Ferreira, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Possui graduação em Engenharia de Produção, graduação e Licenciatura Plena em Física e mestrado no Ensino de Física. Tem experiência na área do ensino de física.

 

 

References

Barroso, L. C., Barroso, M. M. A., Filho, F. F. C., Carvalho, M. L. B., & Maia, M. L (1987). Cálculo Numérico com Aplicações. (2a ed.), Ed. Harbra.

Coelho, L., & Pisoni, S. (2012). Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista ePed - FACOS/CNEC Osório. 2(1), 144-152.

Dias, G. N., Pamplona, V. M. S., Rodrigues, A. E., Vogado, G. E. R., , Silva Junior, W. L. W. L. P., Barreto, Araújo, J. C. O. & Barbosa, E. S. (2020).Análise matemática e estatística da doença COVID-19 e implicações para projeções futuras.Research, Society and Development, 9(10), E4169108826. http://dx.doi.org/10.33448/RSD-V9I10.8826

Dias, G. N., Silva, P. R. S., Pamplona, V. M. S., Araújo, J. C. O., Barbosa, E. S., Lobato, F. S., Souza Junior, J. C. B., Silva Junior, W. L. P., Vogado, G. E. R., Barreto, W. D. L., Leal, A. P. I., Silva Junior, A. F. & Pinto, G. P. (2021) A utilização do Formulários Google como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia de Covid-19: Um estudo em uma escola de educação básica. Research, Society and Development, 10(4). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14180

De, Ana, Rocha, Oliveira, (2015). Universidade Anhanguera DE São Paulo: A programação de computadores como meio para integrar diferentes conhecimentos: uma experiência com professores de matemática. https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/3468

Ferrari, F., & Cechinel, C. (2008). Introdução a algoritmos e programação. BAGÉ, Universidade Federal do Pampa campus Bagé.

Filizzola, J. V. S. (2014). Uma abordagem didático para o ensino de máximo ou mínimo na função quadrática e o uso do software Geogebra. 2014. 57 f. Dissertação (Mestrado em Matemática)- Universidade Federal de Amapá, Macapá.

Kentish-BarneS, N., Chaize, M., Seegers, V., Legriel, S., Cariou, A., Jaber, S., Lefrant, J. Y., Floccard, B., Renault, A., Vinatier, I., Mathonnet, A., Reuter, D., Guisset, O., Cohen-Solal, Z., Cracco, C., Seguin, A., Durand-Gasselin, J., Éon, B., Thirion, M., & Azoulay, E. (2015). Complicated grief after death of a relative in the intensive care unit. EUR RESPIR J, 45(5), 1341–1352. https://doi.org/10.1183/09031936.00160014.

Howe, J. A. M., Ross, P. M., Johnson, K. R., et al. (1982) Teaching mathematics through programming in the classroom. Computers & Education, 6(1), 85–91, 1982.

Magarinus, R. (2013). Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Manzano, J. A. N. G. (2000). Estudo Dirigido: ALGORITMOS- Editora Érica.

Mccoy, Leah P., Burton, John K. (1988). The Relationship of Computer Programming and Mathematics in Secondary Students. Computers in the Schools, 4(3-4), 159–166.

Milner, S. (1973). The Effects of Computer Programming on Performance in Mathematics. ERIC, eric.ed.gov/?id=ED076391.

Oliveira, M. A. P., Chaquiam, M., Cabral, N. F., Dias, G. N., Reis, C. P., Barbosa, E. S., Araújo, J. C. O., Beirão, A. T. M., Silva, K. P., Rocha, H. O.,Reis, N. D. M. & Barreto, W. D. L. (2021). Didactic Sequence for Teaching Exponential Function. International Journal for Innovation Education and Research, 9(8).

Pereira, A. S., et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM.

Pinheiro, A. C. S., Alves, F. J. C., Dias, G. N., Beirão, A. T. M., Silva, K. P., Vogado, G. E. R., Barreto, W. D. L., Loureiro, R. C., Reis, N. D. M., & Rocha, H. O. (2021). “O ensino de função polinomial do 1º grau por construção de aplicativos utilizando de recursos da informática educativa com app inventor: Uma análise semiótica”, International Journal of Development Research, 11, (09), 50325-50331. https://doi.org/10.37118/ijdr.22846.09.2021

Rodrigo, F.M, & Felix, J. L. P. (2011). Um ambiente de programação pascal para ensino de matemática. Tecnologia Em Revista, 1, core.ac.uk/download/pdf/322641632.pdf.

Salin, E. B. (2014). Matemática Dinâmica: uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situação geométricas. 2014. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Vieira, L., Ricci M.C. C. (2020). A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do ensino médio em Santa Catarina, Brasil. Editorial, Abril.

Vogado, G. E. R., Lobato, F. S., Dias, G. N., Cardoso, W. F., Costa, C. A. C., Silva Junior, Barbosa, E. S. & Barreto, W. D. L. (2020). Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do enem referente à função polinomial do 2°grau. Brazilian Journal of Development, 6(7), 43098-43115. 10.34117/bjdv6n7-069

Vygotsky, A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Martins Fontes, 1998.

Xiang, Y. T., Yang, Y., LI, W., Zhang, L., Zhang, Q., Cheung, T., & NG, C. H. (2020). Timely mental health care for the 2019 novel coronavirus outbreak is urgently needed. Lancet Psychiatry, 7(3), 228–229. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30046-8.

Published

16/06/2022

How to Cite

ALMEIDA, J. R. T. .; COLARES, F. .; DIAS, G. N. .; VOGADO , G. E. R. .; REIS, C. P. dos .; LOBATO, F. da S. .; SILVA, K. P. da .; BEIRÃO, A. T. M. .; SOARES, D. C. de B. L. .; BARBOSA, E. da S. .; SANTOS, R. D. S. .; SOUZA JÚNIOR, J. C. B. de .; FERREIRA, F. . The importance of computer programming for Mathematical understanding. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e21511830724, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.30724. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30724. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

Exact and Earth Sciences