Mathematical challenges in the classroom: a methodological practice for teaching and learning Mathematics through problem solving

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30901

Keywords:

Teaching and learning of mathematics; Problem solving; Mathematical challenges.

Abstract

Teaching and learning mathematics in basic education has meant a challenge for teachers, since students are embarrassed to instruct themselves, often not motivated by an extremely mechanical methodology and disconnected from their daily lives.  The proposal of this study is to indicate a methodology to teach and learn mathematics through mathematical challenges, using an important approach of educational technologies for teaching mathematics, called problem solving. The field research counted with the participation of 20 students from the computer science technical course of the Instituto Federal de Alagoas - Campus Rio Largo. We believe that performing activities that stimulate and provoke the learner's creativity is the ideal way to teach and learn mathematics. It is hoped that this transformation upon the pedagogical practice of mathematics can effectively contribute to a more dynamic and expressive learning of this subject.

Author Biographies

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas (CONSUP). Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . É professor (visitante) do programa de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Secretário da SBEM, Regional Alagoas, triênio 2020-2023, . É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem.

   

José Claudio dos Santos Silva, Instituto Federal de Alagoas

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós Graduado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIFAL). Pós Graduado em Docência do Ensino Técnico e Profissional (UNIT). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica. (IFAL) Atuou como instrutor e docente do SENAI/AL, ministrando aulas nos cursos da construção civil e de gestão de 2012 à 2017, com interesse na área de Planejamento Urbano, Planejamento Regional, desenvolvimento regional e urbano, questão habitacional, habitação de interesse social, Avaliação Pós-Ocupacional, Ergonomia no ambiente de trabalho e escolar, meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia, arte popular e história regional, foi membro colaborador e pesquisador do Grupo de Pesquisas Nordestanças de 2008 até 2012. É membro colaborador do Grupo de Pesquisas Urbanas de 2016 a 2021.

Josimar Barbosa dos Santos, Instituto Federal de Alagoas

Mestrando do PROFEPT/IFAL, Campus Benedito Bentes (2021). Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL-Campus Arapiraca (2018), especialização em Gestão, Orientação e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA/Arapiraca (2018). Membro do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde - LACAPS (UFAL/Arapiraca), no período entre 2014 e 2018, onde desenvolveu atividades de pesquisa e extensão. Integrou o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da UFAL - Campus Arapiraca, no período entre 2015 e 2017. É servidor técnico-administrativo do Instituto Federal de Alagoas - IFAL/Coruripe, onde desenvolve projeto de ensino sobre esportes.

Ricardo Luís Alves de Oliveira Ribeiro, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, especialização em Gestão Pública pela Faculdade Claretiano de São Paulo. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL). É Professor efetivo da área de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas no campus Rio Largo. É Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFAL. É Pesquisador dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade - NeoGetq/CNPQ/IFAL; Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo, Networks, Inteligência Artificial e Robótica - GENIAR/CNPQ/IFAL. Atua também como Professor Mediador (tutor) e Professor voluntário no curso superior de Administração Pública - UAB/IFAL. Tem interesse em pesquisas em administração pública, nas áreas: educação, qualidade, qualidade dos serviços, empreendedorismo, empreendedorismo digital, políticas públicas

Josivaldo da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Mestrando em Educação Profissional e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação ProfEPT (2022 - 2024). Graduando em licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2020 - 2024). Graduando em Letras Português/Espanhol pela Faculdade IBRA Educacional (2020 - 2024). Especialista em Docência em Ciências da Saúde pela Faculdade Futura - Faveni (2019 - 2021). Especializando-se em Ressonância Magnética pela Faculdade de Minas - Facuminas (2021 - 2022). Especializando-se em Estudos em Radioterapia, Medicina Nuclear, Tomografia Computadorizada e Imagenologia pela Faculdade UniBF (2018 - 2022). Graduado em Tecnologia em Radiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Uncisal (2015 - 2019). Formado em técnico em Radiologia pela Escola Técnica Residência Educação (2014 - 2016). É professor na Escola Técnica Grau Técnico do curso de Radiologia desde 2016 até a presente data (20/03/2022). É tutor em Radiologia pela Escola Técnica Residência Educação desde 2019 até a presente data (20/03/2022). Formado em Auxiliar Administrativo pelo Cebrac (2010 - 2012). Foi Professor Voluntário do Ensico Fundamental I na Instituição Filantrópica Instituto Bondade (2003 - 2008).

Paulete Constantino Cerqueira, Instituto Federal de Alagoas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT - IFAL. Psicóloga do Campus São Miguel do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas – IFAL.

Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva, Instituto Federal de Alagoas

É um aluno da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), cursando Matemática Licenciatura, aluno do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), cursando Técnico em Informática (TI). Programa nas seguintes linguagens: C, Java e JavaScript. Bolsista pelo grupo de pesquisa do CNPq denominado GALC - Geometria Álgebra Lógica Combinatória na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem, bolsista pelo PIBITI Desenvolvimento Tecnológico e Inovação com o seguinte projeto: Um Moderno Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica Através de um Hipertexto Matemático - HIPERMAT e O Desenvolvimento de um Aplicativo Baseado em um Hipertexto Matemático Virtual (HIPERMAT) como Ferramenta Pedagógica nos Laboratórios de Ciências e Matemática. Representante do Colegiado do IFAL Campus Rio Largo, participa da comissão de Sustentabilidade do IFAL Campus Rio Largo, atuou como Mediador Virtual no IFAL Campus Rio Largo, participa do projeto de ensino e aprendizagem de Inglês do IFAL Campus Rio Largo, participa e atua como monitor do projeto 4.0 do IFAL campus Maceió, participou do projeto de ensino e aprendizagem de Português e Matemática do IFAL Campus Rio Largo, participou do projeto de extensão MAPA Módulo Avançado de Programação com Arduino realizado no IFAL campus Rio Largo. Atua como Secretário, Suporte Técnico e Avaliador da revista científica Rebena - Revista Brasileira de Ensino e aprendizagem, avaliador da revista científica Diversitas Journal.

References

Bicudo, M. A. V. (2005). O professor de Matemática nas escolas de 1. º e 2. º Graus. Educação matemática, 2, 45-58.

Canavarro, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios.

Costa, S. S. C. D., & Moreira, M. A. (1997). Resolução de problemas IV: estratégias para resolução de problemas. Investigações em ensino de ciências. 2(3), 153-184.

da Costa, S. S. C., & Moreira, M. A. (2001). A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 18(3), 263-276.

da Silva, R. C. G., Da Silva, L. M., de Miranda, J. R., dos Santos, J. F., Guarino, A. L., Leite, L., & de Carvalho Araújo, N. (2020). O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes. Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 151-162.

de Miranda, D. F., Laudares, J. B., Nery, L. P. R., Bogutchi, T. F., & de Queiroz Guimarães, Y. P. B. (2018). Objetos de Aprendizagem de Matemática para o ensino médio e educação profissional técnica. Revista BOEM, 6(10), 165-184.

Onuchic, L. D. L. R., & Allevato, N. S. G. (2011). Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema-Mathematics Education Bulletin, 73-98.

Nunes, C. B., & de la Rosa Onuchic, L. (2019). O uso das transformações geométricas através da resolução de problemas na formação de futuros professores de matemática. Interfaces da educação, 10(30), 30-56.

Pontes, E. A. S. (2013). HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Revista Psicologia & Saberes, 2(2).

Pontes, E. A. S. (2018). O Ato de Ensinar do Professor de Matemática na Educação Básica. Ensaios Pedagógicos, 2(2), 109-115.

Pontes, E. A. S. (2019). O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, 4, 111-124.

Pontes, E. A. S. (2019). Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, 8(4), 784932.

Pontes, E. A. S. (2020). A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, 5(2), 1166-1176.

Pontes, E. A. S. (2021). A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 2, 78-88.

Schroeder, T. L., & Lester, F. K. (1989). Developing understanding in mathematics via problem solving. New directions for elementary school mathematics, 31, 42.

Schoenfeld, A. (1996). Por que toda esta agitação acerca da resolução de problemas. Investigar para aprender matemática, 61-72.

Schoenfeld, A. A. (2010). A. Usando o não familiar para problematizar o familiar. Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática. 2º ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Vale, I., Pimentel, T., & Barbosa, A. (2015). Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, 24(2), 39-60.

Van de Walle, J. A. (2001). Elementary and Middle School Mathematics. (4a ed.), Longman.

Vieira, G., Paulo, R. M., & Allevato, N. S. G. (2013). Simetria no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 27(46), 613-630.

Published

27/06/2022

How to Cite

PONTES, E. A. S.; SILVA, J. C. dos S. .; SANTOS, J. B. dos .; RIBEIRO, R. L. A. de O.; SILVA, J. da; CERQUEIRA, P. C. .; SILVA, B. H. M. dos S. . Mathematical challenges in the classroom: a methodological practice for teaching and learning Mathematics through problem solving. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e50711830901, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.30901. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30901. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

Education Sciences