Information and communication technologies in educational practices: a literature review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31155

Keywords:

Education; Learning; Teaching; Digital technologies.

Abstract

Information and Communication Technologies (CITs) in the current scenario is even more, touching on how people understand and resignify the world, society and cultures. It appears that the incorporation of these digital technologies has been gaining prominence in educational practices and so that the school, as a social institution, must have the discernment of implementation needs for the use of ICTs in their daily practices. Thus, this article aimed to reflect on these educational practices as a focus on ICTs. The research methodology was based on bibliographic sources in a qualitative approach. Obtaining as results, the importance of Digital Inclusion in Education and in the continuing education process of teachers, being the difference in the learning method used, in addition to fostering Innovation in Education, redefining educational practices and challenging possible difficulties inherent in the use and inclusion of ICTs in this Information Age.    

Author Biographies

Adriana Alves da Silva Chaves, Instituto Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFMA). Possui pós graduação em Terapia Intensiva para Enfermagem, Gestão e Auditoria em Serviços Públicos .Graduada em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação (2013) e em Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2006).Enfermeira Auditora com mais de 10 anos com experiência em Auditoria, Gestão e Promoção de Saúde. Experiência em promoção da saúde e qualidade. Como Auditora têm ênfase em gestão, ANS, ROL ,e ANVISA, CBHPM dentre outros processos de auditoria e gestão de OPME. Coordenadora de Enfermagem em Auditoria .Integrante do Desenvolvimento em Planejamento estratégico tendo como norteador a missão e visão da organização e desmembramento do planejamento em projetos e ações disseminadas nas áreas táticas e operacionais. Visão analítica, sistêmica e corporativa ,com foco em resultados .Docente nas áreas da EDUCAÇÃO e ENFERMAGEM. Tem experiência na área de Enfermagem e Pedagógicas com ênfase em Enfermagem e Educação. Membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológica (CNPQ) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) de Alimentos. Atualmente, pedagoga do IFMA ,Campus Timon.

Fernanda Aline Costa França, Instituto Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) com Área de Concentração em Ensino, Linha de Pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, e Macroprojeto em Inclusão e Diversidade em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Laboro, e em Análise Aplicada do Comportamento (ABA) para Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pelo Child Behavior Institute of Miami (CBI of Miami). Graduada em Pedagogia pela Universidade Ceuma. Membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Professora efetiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Prefeitura de Paço do Lumiar e da Prefeitura de São Luís. Atualmente, compõe a Equipe Técnica da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar. É Conselheira Titular do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Paço do Lumiar (COMPEDE). E atua em Sala de Recursos de Educação Profissional com estudantes com Deficiência no "Programa Oportunizar" da Prefeitura de São Luís. Cofundadora da Loop-Educação. Tem experiência na intervenção com crianças dentro do quadro dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) e com atrasos do neurodesenvolvimento na área da Educação Inclusiva, da ABA para DI e TEA e da Educação Profissional e Tecnológica.

 

Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, Instituto Federal do Maranhão

Bolsista de Estímulo da Produtividade em Pesquisa na Modalidade Jovem Doutor (FAPEMA). Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas. Mestre em Química, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Química todos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em Biotecnologia com área de concentração em Biotecnologia com área de concentração em Saúde e Linha de Pesquisa em Processamento de Imagens pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO)/Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Engenharia da Computação e Sistemas com Área de Concentração em Tecnologia da Informação e Linha de Pesquisa em Tecnologia da Informação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Integral Diferencial (UniFacid). Especialista em Redes de Computadores pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Integral Diferencial (UniFacid). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Autor de Programas de Computadores com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Atualmente bolsista de Estimulo da Produtividade em Pesquisa na Modalidade Jovem Doutor (FAPEMA).

 

Luciana Valéria Leão Lima, Instituto Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) com Área de Concentração em Ensino, Linha de Pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, e Macroprojeto em Prática Educativas no Currículo Integrado.Especialista em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia pela Faculdade de Tecnologia SENAI/SC - Florianópolis e em Gestão Educacional Integradora pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão ,Membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH).Tem experiência em Gestão Empresarial e Educacional,Educação Básica em Tempo Integral, Educação Profissional, Educação Básica articulada à Educação Profissional, Educação à Distância para formação de Professores e Gestores ( Programas SENAI para uma nova Indústria e Educação a Distância SENAI) Educação de Jovens e Adultos, Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e em Gestão de Programas e Projetos ligados a Educação e ao Desenvolvimento Regional adquirida pela vivencia de 18 anos em atividade estratégica e técnico-profissional na Federação da Indústria do Estado do Maranhão nas entidades Instituto Euvaldo Lodi - IEL, Serviço Social da Indústria - SESI e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.

Rainan Carneiro Araújo , Instituto Federal do Maranhão

Graduando em Ciência da Computação no Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Caxias. Técnico em Informática (IFMA). Autor de Programas de Computadores com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Atualmente bolsista CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Experiência com desenvolvimentos de projetos front-end principalmente em Web e Mobile, na qual desde 2018 participa de projetos acadêmicos juntamente ao IFMA.

Pedro Lucas Souza Carneiro , Instituto Federal do Maranhão

Graduando em Ciência da Computação no Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Caxias. Técnico em Informática (IFMA). Autor de Programas de Computadores com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Experiência em projetos de desenvolvidos em Backend e Mobile e na área de Computação em geral.

References

Andrade, S. C. R. D. (2006). Processo de inclusão digital em rede empresarial do segmento de suprimentos industriais: utilização de tecnologias de informação e comunicação. Ciência da Informação, 35, 7-15.

Bahiense, V. A., moura, M.A. & Silva, E. F. (2011). Tecnologias, Códigos e Linguagens Aplicados à Educação. Teresina: Ed. Faibra.

Barroqueiro, C. H., Micchi, R. M., Bertazini, E., Amaral, L. H., Shitsuka, R., & Oliveira, C. A. S. (2012). Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores de Física e Matemática do Instituto Federal de São Paulo. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul.

Carpim, L., Behrens, M. A., & Torres, P. L. (2014). Paradigma da complexidade na prática pedagógica do professor de educação profissional no século 21. Boletim Técnico do Senac, 40(1), 90-107.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial {da} República Federativa do Brasil, 841, 27-833.

Candau, V. M. F. (1996). Formação continuada de professores: tendências atuais. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 51-68.

Castells, M. (2017). A sociedade em Rede. 17ª Edição. São Paulo: Paz e Terra.

Costa, T. G., Costa, T. G., Giesta, J. P., & Neto, A. C. (2021). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como facilitadoras do ensino remoto emergencial no contexto epidêmico da Covid-19. Holos, 3, 1-24.

Cordeiro, M. A. Oliveira, M. G. Renteria, M. J. & Guimarães, A. C. (2007). Revisão Sistemática: Uma Revisão Narrativa. https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?format=pdf&lang=pt

Da Silva Fernandes, F. L., & da Silva, H. R. (2017). Inclusão digital e educação: possibilidades e desafios para tecnologia da informação na escola. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 1(Esp).

Da Silva, F. O., & Vergara, Y. K. A. (2020). Tecnologias da Informação e Comunicação em práticas de ensino de professores da pós-graduação. Revista Cocar, 14(30).

De Sousa, A. S., de Oliveira, G. S., & Alves, L. H. (2021). A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, 20(43).

De Vargas, R. S., & De Araújo, M. C. P. (2020). A construção de um novo paradigma educacional e sua relação com as tecnologias de informação e comunicação. Revista Insignare Scientia-RIS, 3(1), 235-256.

ENCICLOPÉDIA, D. M. B. (2021). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Rio de Janeiro.

Frezza, M., Maraschin, C., & Santos, N. S. D. (2009). Juventude como problema de políticas públicas. Psicologia & Sociedade, 21, 313-323.

GONÇALVES, J. A. M. (1992). A carreira das professoras do ensino primário. Vidas de professores, 2, 141-170.

Holanda, R. R., Lavor Filho, T. L. D., Chaves, I. T., Melo, I. R. D. C., & Ribeiro, A. A. (2021). Educação em tempos de COVID-19: a emergência do EAD nos processos escolares da rede básica de educação. Holos, 3, 1-15.

Lima, G., & Furtado, V. (2008). Política pública dos telecentros e prevenção da violência. Sociologias, 192-223.

Lima, F. J. de. (2018). Por que ensino como ensino? Contextos e narrativas da trajetória de um professor formador de professores. Holos, 2(34), pp. 259-266. http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2927/pdf.

Moraes, M. C., Laurino, D. P., & Machado, C. C. (2013). Práticas docentes atualizadas na ecologia digital. RENOTE, 11(3).

Moran, J. (2015). Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 27-45.

Nacionais, P. C. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/sef, 1998, 73-74.

Buzato, M. E. K. (2010). Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educação em revista, 26(3), 283-303.

Pimenta, S. G. (2002). Professor reflexivo: construindo uma crítica. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 1, 17-52.

Porto, Y. D. S. (2000). Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. Educação continuada. Campinas: Papirus, 2, 11-33.

Rosa, R. (2009). O potencial educativo das TICs no ensino superior: uma revisão sistemática.

Sanada, K. L., & Rabelo, M. S. S. (2020). O ensino superior como dispositivo impulsionador: formação do profissional docente na amazônia.: Realize.

Santarosa, L. M. C., Conforto, D., & Basso, L. D. O. (2012). Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0. Revista Brasileira de Educação Especial, 18, 449-468.

Silva, H., Jambeiro, O., Lima, J., & Brandão, M. A. (2005). Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação, 34, 28-36.

Vidal, A. S., & Miguel, J. R. (2020). As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea/Digital Technologies in Contemporary Education. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, 14(50), 366-379.

Published

26/06/2022

How to Cite

CHAVES, A. A. da S. .; FRANÇA, F. A. C.; PEREIRA, Álvaro I. S. .; RIBEIRO, F. A. A.; LIMA, L. V. L.; ARAÚJO , R. C. .; CARNEIRO , P. L. S. . Information and communication technologies in educational practices: a literature review . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e47311831155, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.31155. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31155. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

Education Sciences