Music education and the importance of art in TEA: notes and reflections on learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31402

Keywords:

Art; Song; TEA; Learning.

Abstract

Inclusive Special Education brings with it specificities and has gaps for effective inclusion. This process may result from the absence of inclusive guidelines in the curricula of the licentiates, evidencing deficiencies in the didactic-pedagogical articulations, reflecting directly on the modus operandi of teaching-learning in Basic Education. This article aims to make possible reflections on the importance of art teaching in education professionals, more precisely music, contributing to socialization and learning. Art and its languages ​​contribute to the psychomotor, cognitive, social and affective development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The school plays an important role in the education and development of these children, because the school is the space where paradigms are broken and adequate pedagogical resources must be offered to the students. In this sense, art helps students with ASD to have a significant teaching-learning process, since people with ASD are sensitive to the processes of interaction and socialization. 

Author Biographies

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolve o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi.. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

Guilherme Baltar de Azambuja, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Música - Licenciatura pelo Centro Universitário Metodista - IPA (2016). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Possui Pós Graduação em Arte e Educação pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi (2018). Possui Pós Graduação em Educação Especial: Deficiência Visual pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi (2020).

Maria José Baltar de Azambuja, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016). Especializações Lato Sensu em Neuropsicopedagogia, Educação Especial- Deficiência Intelectual, Supervisão, Orientação e Gestão. Exerceu função de professora nos anos iniciais do fundamental em classes de alfabetização na rede Estadual de Ensino RS. Atuou como Supervisora pedagógica na rede Municipal de Ensino de Porto Alegre se aposentando na função em 2019. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em Escola de Ensino Especial em regime de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas e Educação Especial Deficiência Intelectual.

Glória Fernandes Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Biológica pela Universidade Estadual do Ceará (2007), especialista em Biologia Molecular e Biotecnologia. Atualmente é coordenadora escolar EEM Ana de Siqueira Gonçalves, Secretaria da Educação do Estado do Ceará e professora efetiva, na rede municipal no município de Quierianópolis. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, Ensino de Biologia e Gestão Escolar. Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Ceará.

Marirze de Almeida Leite, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela faculdade de Guarantã do Norte-Unifama ( 2016). Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pelo Instituto Superior de Educação do Vale do Juruema ( 2017). Exerceu função de professora nos anos iniciais do ensino fundamental na rede estadual de ensino de Mato Grosso. Atua atualmente como professora nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Tancredo de Almeida Neves (Prefeitura Municipal - Cuiabá) em regime/jornada de 40 horas semanais.

Jorgeane Pedrosa Pantoja, Secretaria de Saúde de Belém

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade do Estado do Pará- UEPA (2012). Pós-graduada em Atenção à Saúde da Criança (2015), Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) e em Atenção à Saúde da Família (2017), UEPA, na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde. Mestra em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSAS-UFPA) (2021), pós graduanda Lato Sensu em Saúde Digital (PLSSD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UEPA. Terapeuta Ocupacional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-SESMA) e do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.

Francisco Mesquita Santos, Secretaria Municipal de Educação de Tarauacá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2018) e Especialização em Psicopedagogia pelo INEC - Instituto de Educação Superior Acreano - Faculdade Euclides da Cunha (2019). Atualmente é professor de ensino fundamental - Secretaria Municipal de Educação de Tarauacá - AC. Tem experiência na área de Educação, já lecionou em turmas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, EJA alfabetização e no Programas Asas da Florestania com as disciplinas de Ciências Humanas. 

Érica Paula Borri Bezerra, Result Soluções Educacionais

Sou Administradora; Professora; Mediadora Escolar; Pesquisadora Institucional; Palestrante e Gestora Educacional. Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico; Docência no Ensino Superior e Gestão de Pessoas com mais de 12 anos de experiência no ramo da educação e atos regulatórios do Ministério da Educação e Cultura - MEC. Área de Atuação: Atos Regulatórios do MEC; Reestruturação de Estabelecimento de Ensino; Docente de Graduação e Pós Graduação Presencial e EaD; Conteudista; Elaboração de documentos pedagógicos e institucionais; Recuperação financeira; Estratégias de captação; Formação continuada para gestores no que tange a área operacional, tático e estratégico. Experiência: Pesquisadora Institucional; Comissão Própria Avaliação - CPA; Ouvidoria; Secretaria Acadêmica; ENADE; Recuperação de Indicadores; Educação a Distância;; e Capacitação com aplicação de tecnologias ao ensino. Indicadores de Qualidade.

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Geografia na UFSM. Doctorando en Educación na UI (concluinte/tese defendida). Mestrado: Geografia pela UFS (2016). Especializações: Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL e atua no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN) desde 2021. É também associado ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire).

Elisabete Bispo dos Santos, Prefeitura Municipal de São Paulo

Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Unar (2009). Especialista em Deficiência Intelectual pela Faculdade da Aldeia de Carapicuiba (2017). Especialista em História, Arte e Educação nos Museus Paulistas pela Faculdade Unificada do Estado de São Paulo - FAUESP (2019). Tem interesse pelos temas que entrelaçam a educação, linguística e ensino das letras.

References

Aguiar, D. (2008). Toque e cante. São Paulo: Aguiar.

Antero, R. (Org.). (2010). O Ensino da Música nas aulas de Arte. Criciúma: Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Santa Catarina.

Barbosa, A. M. (2002). Arte Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva.

Barbosa, A. M. (1998). Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Com Arte.

Baumer, É. R. (2009). O Ensino da Arte na Educação Básica. Porto Alegre: Mediação.

Berger, D. (2002). Music Therapy, Sensory Integration and the Autistic Child. London: Jessica Kingsley.

Buoro, A. B. (2000). O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. (4a ed.). São Paulo: Cortez.

Bruscia, K. (2000). Definindo Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros.

Duarte Júnior, J. F. (1994). Fundamentos estéticos da educação. (3a. ed.). Campinas: Papirus, 1994.

Duarte Júnior, J. F. (1988). Por que arte-educação? (5a. ed.). Campinas: Papirus.

Fonterrada, M. T. de O. (2008). De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. (2a. ed.). São Paulo: editora UNESP; Rio de Janeiro: Funart.

Hopkins, A. (s. d.). Conheça a trajetória de Anthony Hopkins, o ator autista indicado ao Oscar 2020. Recuperado em 02 jun. 2022 de https://omundoautista.uai.com.br/conheca-a-trajetoria-de-anthony-hopkins-o-ator-autista-indicado-ao-oscar-2020/#:~:text=Ele%20novamente%20apontou%20que%20as,depois%20passo%2024%20horas%20pintando%E2%80%9D.

Koelsch, S. (2011). Toward a neural basis of music perception – a review and updated model. Frontiers in Psychology, 2, artigo 110, 1-20.

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale.

Rodrigues, A. (2012). Efeito do treinamento musical em capacidades cognitivas visuais: atenção e memória. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Rodrigues, A. M. (2019). Projeto Coral Terapeutico: atividade de musicoterapia e educação musical especial, para inclusão social de crianças com desenvolvimento atípico, numa escola do centro de Teresina-PI. Anais do Encontro sobre Música e Inclusão, 205-217. Recuperado em 05 mai. 2022 de https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/9.

Sampaio, R. T., Loureiro, C. M. V., & Gomes, C. M. A. (2015). A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo: uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica. Per Musi, (32), 137-170.

Souza, F. F. de. (2009). Arte e Indústria: Justificativas do Ensino de Desenho nos Pareceres de Rui Barbosa. 19&20, Rio de Janeiro, 4(3), 1-7. Recuperado em 05 mai. 2022 de http://www.dezenovevinte.net/ensino_artistico/ea_ruibarbosa.htm.

Souza, A. S. (2021). A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, 20(43), 64-83. Recuperado em 05 jun. 2022 de https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336.

World Federation of Music Therapy (2011). What is Music Therapy? Recuperado em 13 mai. 2022 de http://www.wfmt.info/wfmt-new-home/about-wfmt/.

Published

20/06/2022

How to Cite

CUNHA, F. I. J.; AZAMBUJA, G. B. de; AZAMBUJA, M. J. B. de; LIMA, G. F.; LEITE, M. de A. .; PANTOJA, J. P.; SANTOS, F. M. .; BEZERRA, Érica P. B.; ALMEIDA, R. S. de; SANTOS, E. B. dos . Music education and the importance of art in TEA: notes and reflections on learning. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e44211831402, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.31402. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31402. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

Human and Social Sciences