Pathological manifestations and structural restoration of the Estacio Coimbra bridge (Derby bridge in Recife)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32305

Keywords:

Maintenance; Construction; Structure; Corrosion; Concrete.

Abstract

The first concrete bridges were built in the 20th century, being widely used in the daily life of the population, with the purpose of locomotion of people, cars and among others. For these structures to be of good use, there must be an extensive study and a good design of the place where this construction will be carried out, and always carry out periodic maintenance of the structure, thus avoiding inconvenience to its users. The objective of this work was to analyze the pathological manifestations present in bridges, having as a research reference the Estacio Coimbra bridge (Ponte do Derby), located in the city of Recife. The results were obtained through the records of the place and some pathological manifestations were observed such as corrosion of the reinforcement, disaggregation of the concrete, efflorescence and cracks, several reasons caused the wear of the structure, for example, the lack of maintenance. Occurring in these failures, it becomes unsafe for users. Therefore, the structure was quite damaged, due to lack of maintenance, which resulted in the pathological manifestations presented in this article, in which corrective maintenance was necessary.

Author Biographies

Maria Carollina Silva dos Santos , Escola Politécnica de Pernambuco

Concluiu o Bacharelado em Engenharia Civil (2019.2). Atuou na área acadêmica como monitora na disciplina de Estrutura 1 e iniciação científica intitulado Grupo de Ciências Físicas Aplicadas e como estagiário na empresa EMLURB, onde desempenhou atividades relacionadas a orçamento, medições e fiscalização das obras de manutenção da cidade do Recife, Pernambuco. Possui quatro trabalhos publicados, dos quais, três são resumos simples em congresso regional e um resumo em congresso internacional.

Dieska Rayane da Silva Gomes, Escola Politécnica de Pernambuco

Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco - UPE (2022). Pós graduanda em MBA em Projetos e Construções de Estruturas Metálicas e de Madeira pelo Instituto de pós graduação e graduação - IPOG (2021). Especialização em MBA Gestão financeira, auditoria e controladoria pela Faculdade Estratego (2021). Especialização em MBA de projeto, dimensionamento e modelagem de estruturas e fundações pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG (2021). Engenheira Civil pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU - Recife (2019). Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em gestão de projetos, estudo de viabilidade técnica e econômica, planejamento, execução, manutenção e supervisão e acompanhamento de obras.

Mattheus Karryery Coelho Rodrigues Gonçalves de Sá, Escola Politécnica de Pernambuco

Pós-graduado em Inspeção, Manutenção e Revitalização de Estruturas pela Universidade de Pernambuco - UPE/POLI (2021). Especialista Fotovoltaico - SOLIENS ACADEMY (2019). Concluinte do Curso de Avaliação de Imóveis por Inferência e Estatística - LEIAUT (2019). Graduado em Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU (2017).

Alison Lopes da Silva, Escola Politécnica de Pernambuco

Graduado em Engenharia Civil pela instituição Universidade de Pernambuco - UPE (2022). Atualmente colabora como pesquisador voluntário em trabalhos do grupo Desenvolvimento Seguro e Sustentável - DESS, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil - PEC da Escola Politécnica de Pernambuco - POLI/UPE, em Recife/PE.

Pryscilla de Barros Gonçalves, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (2011), MBA em Gestão de Projetos pela Universidade do Salvador (UNIFACS), MBA em Projetos, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações pela IPOG, Especialista em Gestão de Projetos e Obras pela Faculdade ESUDA e é mestranda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é coordenadora e professora do CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICÍO DE NASSAU. Tem experiência como Engenheira Civil em empresas das cidades de Salvador/BA, Recife/Pe e Distrito Federal/DF e experiência com docente em universidades do Recife/PE, com ênfase em Processos Construtivos e Estruturas.

Eliana Cristina Barreto Monteiro, Universidade de Pernambuco; Universidade Católica

Engenheira Civil. Professora Associada da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). Professora Adjunta da Universidade Católica de Pernambuco (CCT/UNICAP). Doutora em Engenharia de Construção Civil pela Universidade de São Paulo (USP/2002). Mestre em Engenharia Estrutural pela Universidade de Brasília (UnB/1996). Engenheira Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE/1993). Professora do Curso do Mestrado em Engenharia Civil da POLI/UPE e CCT/UNICAP. Orienta alunos de Doutorado, Mestrado, Especialização, Projeto Final de Curso e Iniciação Científica. Publicou mais de 500 trabalhos em congressos, revistas nacionais, internacionais e capítulos de livros. Ministra Cursos no Brasil e no Exterior na área de Patologia das Edificações, Inspeção, Ensaios, Recuperação, Durabilidade e Prevenção de Estrutura de Concretos. Pesquisadora de Entidades Nacionais de Ensino e de Fomento à Pesquisa tais como: FACEPE, CNPq e CAPES. Consultora na área de Inspeção, Diagnóstico e Recuperação de Estruturas de Concreto.

Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, Escola Politécnica de Pernambuco

Possui pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em cooperação com Israel Institute of Technology - TECHNION (2012), doutorado em Engenharia Civil pela University of Pittsburgh, Pittsburgh, PA - USA (2000), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1998), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1996) e graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1995). Trabalhou como engenheira de tráfego na companhia Midwest Research Institute (MRI) fazendo parte da equipe de pesquisadores da área de segurança de trânsito na cidade de Kansas City nos Estados Unidos (2000-2002). Foi professora Adjunta Nivel I do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (2003-2005) e ingressou na UPE em 2006 como professora adjunta Nível III, e foi promovida a professora associada em 2011 e livre docente em 2013. Atuou como coordenadora setorial de Pós-graduação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) na gestão 2009-2010, como coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil (PEC) da POLI/UPE na gestão 2010-2011; vice-líder do grupo de pesquisa Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho (2008-2011); Gerente da Seção de Cultura da Escola Politécnica de Pernambuco (2014-2019), e como Assessora de Relações Internacionais da POLI (2019-2021). Atuou como professora visitante do Technion - Israel Institute of Technology (2011-2012) no departamento de gestão da construção e como pesquisadora visitante no Colorado State University - EUA no departamento de Gestão da Construção (2013-2018). Atualmente é professora permanente do Mestrado em Engenharia Civil da UPE (desde 2007), lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável - DESS cadastrado no CNPq (desde 2013), atua como representante dos professores Associados no Conselho de Gestão Acadêmica da POLI (CGA, desde 2013) e como Gerente Geral de Formação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI PE) desde março de 2021. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em segurança em transportes e sustentabilidade aplicada às construções.

Yeda Vieira Póvoas, Escola Politécnica de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1995), mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professora Associada, vice-coordenadora e professora permanente do Mestrado em Engenharia Civil (PEC), membro dos grupos de pesquisa AMBITEC, POLITECH e DESS, Gerente dos laboratórios LACC (Laboratório Avançado de Construção Civil) e LMCC (Laboratório de Materiais de Construção Civil) e membro do comitê do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção e Desempenho e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, tecnologias e processos de produção, produtividade, revestimento cerâmico, argamassa colante, gesso, resíduo, reciclagem, construção sustentável e termografia infravermelha.

References

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2014). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto-procedimento. ABNT.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2019). ABNT NBR 9452: Vistorias de pontes e viadutos de concreto. ABNT.

Batista, C. C. P. (2022). Estudo das manifestações patológicas e técnicas de reparos nas estruturas dos reservatórios elevados da Cidade de São José de Piranhas/PB (Bachelor's thesis).

Bolina, F. L., Tutikian, B. F., & Helene, P. (2019). Patologia de estruturas. Oficina de Textos.

Camargo, R. G. (2017). Estudo de patologia em concreto armado e proposta de soluções: análise de caixa de areia no sistema de tratamento de efluentes em uma cooperativa de lacticínios.

da Silva, J. C., & dos Santos, B. (2017). Patologia em pontes-estudo de caso em patologias da ponte Pedro Ivo Campos e orientação de reforma. Engenharia Civil-Pedra Branca.

Emlurb. (2018). Relatório técnico. Ponte Estácio Coimbra.

Fioriti, C. F., Christófani, M. P. H., Tsutsumoto, N. Y., & Okimoto, F. S. (2017). Um Estudo das Manifestações Patológicas em Vigas e Lajes de Concreto: Edificações da FCT/UNESP. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, 2(3).

Gaspar, M. M. (2021). Estudo de caso: análise de patologias, recuperação e reparo em estrutura de concreto armado em ambiente marítimo (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Marchetti, O. (2018). Pontes de concreto armado. Editora Blucher.

Marsico, M. L., de Medeiros, R., Delatorre, V., Costella, M. F., & Jacoski, C. A. (2017). Aplicação de BIM na compatibilização de projetos de edificações. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 9(17), 19-41.

Melo, F. S. V. D. (2019). Estudo das condições gerais da ponte Piquet Carneiro no município de Icó/CE: estudo de caso.

Milagres, E. A. (2019). Retração e secagem do concreto: estudo da retração do concreto e o aparecimento de patologias.

Monteiro, D. K. (2020). Retroanálise, inspeção e recuperação de pontes rodoviárias: estudo de caso–Ponte sobre o Rio das Pedras–Areia Branca/SE.

Oliveira, M. R., Oliveira, T. N., & Araújo, S. C. (2019, November). Patologias nas edificações, seu diagnóstico, e suas causas. In Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (ISSN-2527-2500) & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar.

Prandov, C. C., & Freitas, E. C. D. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Universidade FEEVALE. (2ª ed.), 1-277.

Santos, F. P. S. L. D. (2017). Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado.

Santos, B. S. (2019). Análise de manifestações patológicas incidentes em reservatório semienterrado executado em concreto armado na cidade de Pariconha: estudo de caso.

Santos, K. S. D. (2021). Análise das condições de desenvolvimento de fungos em edificações-uma revisão da literatura.

Tecomat Engenharia. (2019). Laudo técnico de inspeção.

Vasconcelos, F. D. O. (2018). Análise das manifestações patológicas em pontes de concreto armado: estudo de caso.

Zago, S. D. C. (2019). Avaliação da durabilidade do concreto da construção civil com a utilização de agregados de escória de aciaria LD (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Published

23/07/2022

How to Cite

SANTOS , M. C. S. dos .; GOMES, D. R. da S. .; SÁ, M. K. C. R. G. de .; SILVA, A. L. da .; GONÇALVES, P. de B. .; MONTEIRO, E. C. B. .; RABBANI, E. R. K. .; PÓVOAS, Y. V. . Pathological manifestations and structural restoration of the Estacio Coimbra bridge (Derby bridge in Recife). Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 10, p. e58111032305, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i10.32305. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/32305. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

Engineerings