Analysis of productions on the training of science teachers in the final years of elementary school and the teaching of astronomy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33414

Keywords:

Teaching astronomy; Science teacher training; Final years of elementary school; Content analysis.

Abstract

This work aims to investigate how the training of Science teachers in the final years of Elementary School, referring to the teaching of Astronomy, has been addressed in academic productions from 2010 to 2020. The research has a qualitative approach of the descriptive type, the data were constituted through a search in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) from the keywords “teaching of astronomy”; “Science teacher training” and “elementary education”. At the end, 10 dissertations that met the inclusion and exclusion criteria defined a priori were analyzed. Data analysis was performed based on the theoretical assumptions of Bardin's Categorical Content Analysis. From the research carried out, it was possible to show that the proposed approach has still been little questioned in academic productions. In this sense, we understand that we must (re)think the Education of Science Teachers, both initial and continuous, in order to contribute to overcoming obstacles to the teaching of Astronomy, as well as serving as a contribution so that, theoretically, methodologically or reflexively, the teacher has subsidies to properly conduct the teaching and learning process.

Author Biographies

Telma Augusta Diniz, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Biológicas e especialização em Biologia pela Faculdade de Jandaia do Sul (1995). Professora de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/Pr), desde 1998. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM / UEM), com foco na Formação de Professores de Ciências e Ensino de Astronomia.

Michel Corci Batista, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É representante da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. Atualmente exerce a função de coordenador Adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física UTFPR/CM. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ENSINO EM FÍSICA e ASTRONOMIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos e Técnicas para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Processos e sequências de Ensino e Aprendizagem para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Formação inicial de professores para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Formação continuada de professores para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Perspectiva CTS; Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Interdisciplinaridade; História e Filosofia da Ciência.

Alessandra Daniela Buffon, Universidade Estadual de Maringá

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (2020) e mestre pelo mesmo programa de Pós-graduação (2016). Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2014). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Astronomia e Formação de Professores.

André Dias Martins, Universidade Estadual de Maringá

Avaliador de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP/MEC, Brasil. Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIPAR, Universidade Paranaense, Campus Paranavaí (2004-2007), Licenciado em Sistemas de Informação pelo Plano Nacional de Formação de Professores PARFOR, UEM, Universidade Estadual de Maringá (2012-2014). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Cidade Verde, UniFCV (2019-2021). Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (UniPiaget) de Maringá (2012-2015). Licenciado em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (UniPiaget) de Maringá (2015-2018). Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web, pela UEM, Universidade Estadual de Maringá (2008-2010). Especialista em Pesquisa Educacional, pela UEM, Universidade Estadual de Maringá (2012-2013). Especialista em Docência no Ensino Técnico e Profissional pelo Instituto Cotemar de Educação (2015-2016). Especialista em Docência com Ênfase em Distúrbios de Aprendizagem pelo Instituto Cotemar de Educação (2016-2017). Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino à Distância (2020). Especialista em Teologia Bíblica pela Faculdade Vicentina (2020-2022). MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas, pelo Centro Universitário UniFatecie (2014). Mestre em Ensino e Tecnologia pelo Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná, Campus Londrina (2014-2015). Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação para o Ensino da Ciência e Matemática, PCM UEM, Universidade Estadual de Maringá (2018-2021). Coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia modalidades Presencial e EaD. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas para Web e Formação de Professores, tendo especial interesse nas seguintes áreas: Engenharia de Software I, II e III, Planejamento e Métricas de Software, Gerenciamento de Projetos de Software, Gestão de Projetos, Tecnologia da Informação e Comunicação, Informática na Educação, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Ética e Sociedade, Gestão de Marcas e Produtos e Comunicação Empresarial.

References

Aroca, S. C. & Silva, C. C. (2011). Ensino de astronomia em um espaço não formal: observação do Sol e de manchas solares. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 1-1402.11.

Avalos, B. (2006) El nuevo profesionalismo: formación docente inicial y continua. In: Fanfani, E. T. (comp.). El ofício de docente: vocación, trabajo y profesión en el siglo XXI. Siglo XXI Editores.

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Barros, A. J. P. & Lehfeld, N. A. S. (2007). Fundamentos da Metodologia Científica (3. ed.). Pearson Prentice Hall.

Batista, M. C. (2016). Um estudo sobre o ensino de Astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Maringá].

Batista, M. C, et al.(2017). Contribuições de uma Oficina de Astronomia para a Formação Inicial de Professores dos Anos Iniciais. Ensino, Saúde e Ambiente – v. 10(2): 107-28.

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

Brasil. (2001). Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares: Cursos de Graduação. MEC/SEF.

Brasil. (1998). Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF.

Bretones, P. S. (1999). Disciplinas introdutórias de Astronomia nos cursos superiores do Brasil. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas]. http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287056.

Chassot, A. (2018). Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Unijuí.

Chassot, A. (2004). Para que(m) é útil o ensino? (2.ed.). ULBRA.

Dubar, C. (1997). Para uma teoria sociológica da identidade. Porto Editora.

Dubar, C. (2005). A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Martins Fontes.

Esteve, J. M. (2006). Identidad y desafios de la condición docente. In. Fanfani, Emílio Tenti (comp.). El ofício de docente: vocación, trabajo y profesión en el siglo XXI. Siglo XXI Editores.

Garcia, C. M. (1999). Formação de Professores: Para uma prática educativa. Porto Editora.

Gauthier C. et al. (1998). Por uma teoria da pedagogia. Unijuí, 1998.

Iachel, G. (2013). (2013). Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de Astronomia. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista].

Imbernón, F. (2009). Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez.

Krasilchik, M. (1987). O professor e o currículo das ciências. EPU/EDUSP. https://pt.scribd.com/document/233286633/1987-Myriam-Krasilchik-O-Professor-e-o-Curriculo-Das-Ciencias.

Krasilchik, M. (2000). Reforma e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93. https://www.scielo.br/j/spp/a/y6BkX9fCmQFDNnj5mtFgzyF/?lang=pt&format=pdf.

Langhi, R. (2009). Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista] https://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/TES_DOUT/TES_DOUT20091105_LANGHI%20RODOLFO.pdf.

Langhi, R. & Nardi, L. (2005). Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 2, p. 75-92.

Leite, C. & Hosoume, Y. (2007). O professor de Ciências e sua forma de pensar a Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 4, p. 47-68.

Macêdo, J. A. (2014). Formação inicial de professores de ciências da natureza e matemática e o ensino de astronomia. [Tese de Doutorado, Universidade Cruzeiro do Sul].

Magalhães Júnior, A. D. O. C. & Oliveira, M. P. P. (2005). A formação dos professores de Ciências para o Ensino Fundamental. Anais do Simpósio Nacional do Ensino de Física. https://www.researchgate.net/publication/242776081.

Martins, A. D. et al. .(2021). Metodologias ativas na formação continuada de professores de Física: os discursos dos professores. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S.l.],14(2), pág. e12101220014. 10.33448/rsd-v10i12.20014.

Moreira, A. M. & Chamon, E. M. Q. de O. (2015). Ser Professor: representação social e construção identitária. Appris.

Oliveira, A. et al. (2018). Astronomia nos Currículos dos Cursos de Ciências Biológicas no Estado do Paraná. Revista Valore, 3 (Edição Especial): 334-42, 2018.

Pacheco, J. A. (1995). O Pensamento e a Acção do professor. Porto Editora.

Paraná. (2013). Secretaria Estadual de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Ciências. SEED/PR, 2013.

Perrenoud, P. et al. (2002). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed.

Pimenta, S. G. (org.). (2012). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente (8. ed.). Cortez.

Shön, D. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Artmed.

Silva, E. L. da; Menezes, E. M. (2005). Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação (4. ed.). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf.

Tardif, M. (2014). Saberes Docentes e Formação Profissional (17. ed.). Vozes.

Published

24/08/2022

How to Cite

DINIZ, T. A.; BATISTA, M. C.; BUFFON, A. D.; MARTINS, A. D. Analysis of productions on the training of science teachers in the final years of elementary school and the teaching of astronomy. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 11, p. e335111133414, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i11.33414. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33414. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

Teaching and Education Sciences