Active Methodologies applied to the context of Basic Education: strategies with pedagogical potential?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.34794

Keywords:

Innovation; Active Methodologies; Teaching and learning processes.

Abstract

Active Methodologies are potentialities that contribute to the teaching and learning processes, dynamizing the pedagogical practice in general, providing a space for mediation of knowledge, where the student is able to actively build their knowledge. In this sense, the student becomes the central pillar in the construction of their learning, organizing their ideas in advance, through an inverted classroom, or learning a theoretical content subsidized through gamification, which makes it even more fun. The data collection method is attenuated in an integrative literature review, as it allows the author to evaluate the scientific-academic works from a qualitative perspective, integrating their subjectivities in the research. The results allow us to systematize, based on the analyzed articles, a discussion that includes perception of Basic Education teachers about the use of Active Methodologies; the development of Active Methodologies in Basic Education and educational pedagogical paradigms; Specifics about the Flipped Classroom and a successful experience in Basic Education. Therefore, several researches are innovating the scientific literature with reviews, case studies and experience reports with emphasis on Active Methodologies, however, they need to be even more used in the educational scenario, as it allows knowledge to be surrounded by the mediation of the teacher and active in the construction of students' knowledge, phenomena that directly meet with meaningful learning.

Author Biographies

Regiane da Silva Rocha, Rede de Ensino Municipal de Borá

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marilia (2018). Esta cursando Licenciatura em Matemática pela UNIVESP- Universidade Virtual do Estado de São Paulo- Polo Paraguaçu Paulista, e Especialização em Praticas Pedagógicas pela Instituto Federal Norte de Minas Gerais campus Diamantina. Atualmente é professor de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista. Tem experiência na atuação da Educação Básica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Alcione Santos de Souza, Universidade do Estado do Pará

Possui Doutorado em Ciências Agrárias Área de de Concentração em Agroecossistemas na Amazônia (2012) e Mestre em Agronomia (2007) pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Especialista em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2012), Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Pará . Atua como Professora associada no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas na Universidade do Estado do Pará, Pesquisadora nas temáticas cartografia aplicada ao ensino, Geografia e ensino, com ênfase na Formação de professor, Cartografia, Geoprocessamento, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Campesinato,Questão Agrária. Desenvolve e orienta pesquisas sobre Desenvolvimento, Formação de Professores, Ensino de Geografia, Cartografia aplicada ao ensino de geografia, questão agrária. É líder do grupo de pesquisa Cartografia e agraria na Amazônia( GEOCARTA). Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa em formação de professores GPEFORP UEPA. Tem experiência profissional como professora na educação básica na disciplina de Geografia, tendo atuado na Secretaria de Educação do Estado do Pará.

Gilson Alves Ribeiro, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Ibirapuera (2014), Licenciatura em Pedagogia Universidade Santo Amaro 2020, Programa de Formação Continuada de Professores: A Prática Docente em Foco, 2017 - 2018 UNIFESP, Especialização em Educação Matemática UNICSUL 2016 - 2019, Especialização em Matemática Financeira e Estatística Universidade Cândido Mendes (2019 - 2020), Especialização em Ensino Remoto, Ensino a Distância e Metodologias Ativas 2021 . Atualmente é docente no Colégio Avanço e Secretaria da Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Metodologias Ativas.

Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educação PPGEd - Unoesc - Campus de Joaçaba, Mestre em Educação - PPGE /Unochapecó. Especialista em Ação Interdisciplinar e os Paradigmas Atuais da Educação com Ênfase em Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná. Professor no magistério público estadual de Santa Catarina, Atualmente atua na Coordenadoria Regional de Educação de Seara na função de Integrador Regional de Educação. Tem experiência nas áreas Esporte e Educação, com ênfase em Educação, Educação Especial, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, educação física, contexto escolar, formação continuada, administração e gestão em educação e esporte, educação especial. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas de Ensino - UNOESC Joaçaba.

Valmir Leandro Pio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes; Especialista em Educação Tecnologia e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública SERGIO AROUCA; aluno do pro¬grama de Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Columbia del Paraguay, em parceria com o Instituto IDEIA – BR; aluno do curso de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica Escola de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),

Eliane Pinto Teixeira, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFT, na linha de pesquisa em, Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes; Pós-Graduando em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI; Pós-Graduando em História e Cultura Afro - Brasileira pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI; Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins/ UFT; Foi Estagiária na Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins - FAPTO, estágio não obrigatório no projeto Rede de Formação Continuada, bolsista no Programa Institucional do  Programa Bolsa Permanência Modalidade Acadêmica (Pedagogia) pela Universidade Federal do Tocantins/  UFT. Atualmente sou Professora efetiva da rede Municipal de Educação de Gurupi - TO e pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa Artesania/ Núcleo Carolina de Jesus. Autora do Projeto: Mulheres Que Inspiram, que conta história de mulheres reais no Instagram (@lili_ histórias).

Liliana Vieira Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Especialista em Administração e Planejamento Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2014),Graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2012), Orientadora Educacional na Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC) atuando com projetos e pesquisas para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Professora do Ensino Médio no Curso de Formação de Professores da SEEDUC, ministrando disciplinas de formação pedagógica. Professora visitante da Universidade Castelo Branco (UCB) atuando no curso de Pós- Graduação em Gestão Escolar, ministrando a disciplina "Ação da orientação no cotidiano escolar".

Fábio José Antônio da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2003), Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual de Maringá/PR (2005), Mestrado em Educação pela UNIGRAN - Pedro Juan Caballero/Paraguai (2013), MBA em Gestão de Pessoas pela UNOPAR (2017) e Doutor em Educação Física - UEL/UEM (2017-2021). Experiência na área de Treinamento Desportivo, com ênfase em Educação Física Escolar, Treinamento Funcional, Atividade Fisica para Grupos Especiais, Corrida de Rua, Residencia Multiprofissional na Atenção Básica e Saúde Mental, Comando Motor e Distúrbios da Aprendizagem, conhecimentos sobre Recreação e Lazer, bem como Organização de Competições, Arbitragem e Gestão de Pessoas. Membro do GEPEMENE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Docente de cursos de Graduação e Pós Graduação, nível lato sensu, nas áreas da Educação e Saúde. Atualmente servidor publico do município de Apucarana/PR, na área da Saúde Pública, atuando como Profissional de Educação Física no SUS.

Rita Freitas Ribeiro Pessano, Rede Municipal e Estadual de Ensino de Uruguaiana

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica. Gosta de ler e pesquisar sobre Educação, Interdisciplinaridade e História e Cultura Africana, Afro brasileira e Indígena. Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pelo IBPEX (2005). Atualmente é professora da rede estadual do Estado do Rio Grande do Sul, desde 04/2009 e da rede municipal de Uruguaiana/RS desde 12/2014.

Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino Carneiro, Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco

Licenciado em Biologia Pela Universidade de Pernambuco-UPE, Especialista em Educação Especial pela Universidade do Rio Madeira – UniRio e em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ. Atualmente Doutorando em Epistemologia e Historia de la Ciência pela Universidad Nacional Tres de Febrero – UNTREF. Atuando como Professor Freelancer do departamento de Graduação e Pós-graduação do Instituto Educacional o Cariri – IEDUC, Juazeiro do Norte-CE e Profissional de Apoio da Educação Especial pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, GRE-Mata Norte (Escola Dr. Luiz Walfredo Luiz Pessoa de Melo – Tracunhaém-PE).

References

Barreto, M. A., Cunha, F. I. J., Soares, C. B., Dinardi, A. J., & Machado, M. M. . (2021). Gamificação no ensino de ciências da natureza: articulando a metodologia ativa em sequências didáticas no ensino fundamental através do PIBID. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 7(4), 13246–01.

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC-SEF.

Brighent, J. et al. (2015). Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista GUAL, Florianópolis, 8, (3), 281-304.

Conrad, B., Ceschini, M. S. C., & Cunha, F. I. J. (2022). Processos de Ensino e Aprendizagem de Biologia no Ensino Remoto Emergencial: Possibilidades de Inovação Pedagógica? EaD em Foco, 12, e1639.

Cunha, F. I. J., & Mourad, L. A. F. A. P. (2021). Educação Especial Inclusiva: diálogos da Educação Básica ao Ensino Superior. Curitiba: Reflexão Acadêmica.

Cunha, F. I. J., Mourad, L. A. F. A. P., Jorge, W. J. (2021). Ensino Remoto Emergencial: experiência de docentes em tempos de pandemia. Maringá, Uniedusul.

Diesel, A. et al. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288.

Ferreira, A. E. (2017). Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: uma experiência com docentes da Educação Básica, Realização, 4(7), 4-14.

Ghezzi, J. F. S. A. et al. (2021). Strategies of active learning methodologies in nursing education: an integrative literature review. Revista Brasileira de Enfermagem, 74(1), e20200130.

Guimarães, D., Santos, I. L., & Carvalho, A. A. A. (2018). Aprendizagem invertida e gamificação: metodologias envolventes no ensino da matemática. Debates Em Educação, 10(22), 121–139.

Minayo, M. C. S. (Org.). (2001). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. (18a ed.). Petrópolis: Vozes.

Noffs, N. A., & Santos, S. S. (2019). O desenvolvimento das Metodologias Ativas na Educação Básica e os paradigmas pedagógicos educacionais. E-curriculum, 17(4), 1837-1854.

Paiva, E. D. et al. (2020).Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem. Escola Anna Nery, 24(4), e20190304.

Pereira, Z. T. G., & Silva, D. Q. (2018). Metodologia Ativa: Sala de Aula Invertida e suas Práticas na Educação Básica. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 16(4), 63-78.

Pimentel, F. S. C. et al. (2020). Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação. Educar em Revista, Curitiba, 36, e76125.

Redação Lyceum. (2021). Metodologias Ativas de Aprendizagem: o que são e como aplicá-las. Recuperado em 20 ago. 2022 de https://blog.lyceum.com.br/metodologias-ativas-deaprendizagem/#:~:text=Na%20metodologia%20ativa%2C%20o%20aluno,de%20maneira%20aut%C3%B4noma%20e%20participativa.

Santos, E. Q. dos ., & Fonseca, L. R. da. (2021). Development of active-teaching methodologies through the design thinking . Research, Society and Development, 10(14), e151101421752.

Santos, M. V. G., Rossi, C. M. S., & Pereira, D. A. De A. (2021). Percepção de professores da educação básica quanto ao uso das metodologias ativas. Research, Society and Development, 10(10), e512101019211.

Silva, M. S. O. et al. (2020). A utilização das metodologias ativas na formação inicial dos educadores: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, 6(5), 29771-29783.

Utsumi, A. G. (2020). Utilização da Metodologia Ativa de Aprendizagem na disciplina de Sistemas de Informação Geográfica. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9(7), e904975014.

Published

29/09/2022

How to Cite

ROCHA, R. da S. .; SOUZA, A. S. de .; RIBEIRO, G. A.; VALLE, P. R. D.; PIO, V. L.; TEIXEIRA, E. P.; MARTINS, L. V.; SILVA, F. J. A. da .; PESSANO, R. F. R. .; CARNEIRO, A. J. de O. L. L. Active Methodologies applied to the context of Basic Education: strategies with pedagogical potential?. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 13, p. e89111334794, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i13.34794. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34794. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

Human and Social Sciences