Virtual reality in the rehabilitation of patients with brain stroke sequelae: a bibliographic review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6253

Keywords:

Cerebrovascular accident (CVA); Physiotherapy; Virtual reality.

Abstract

Cerebral Vascular Accident (CVA) is a clinical condition that affects the central nervous system (CNS), being classified as hemorrhagic or ischemic, and brings to the affected individual both motor and cognitive deficits. In view of technological advances, rehabilitation has the tendency to rehabilitate through Virtual Reality (VR), performed through exercises based on games, which act in a playful way for functional training and movement facilitation. This study aimed to present the effects of using VR in patients with stroke sequelae, in addition to their concepts and possibilities. This is a literature review, descriptive and exploratory, with a qualitative approach. It used 42 studies extracted from the databases: sciELO, Pubmed, PEDro, Lilacs and Google Scholar. Virtual reality presents significant results as a rehabilitation instrument in the scope of physiotherapy, being considered as a promising area. It is noticed that patients are more interested in this type of treatment. However, further studies should be carried out to improve the evidence on the use of the different technological tools used in the rehabilitation of patients with stroke sequelae.

Author Biographies

Brunna Rodrigues Soares, Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Acadêmica do curso de bacharel em Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Bruno Mendes de Souza, Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Acadêmico do curso de bacharel em Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Karla Camila Correia da Silva, Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Fisioterapeuta. Mestra em Bioengenharia com Ênfase na Saúde. Especialista em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva.

Rogério Carvalho de Figueredo, Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Enfermeiro. Doutorando em Administração e Gestão da Saúde Pública. Mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família.

Danilo Cavalcante Gonçalves, Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Fisioterapeuta. Mestre em Bioengenharia com Ênfase na Saúde. Especialista em Saúde do Trabalhador.

Thiago Villagelin Penna Chaves, Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Fisioterapeuta. Especialista em Reabilitação Músculo-Esquelética e Reabilitação em Fisioterapia Desportiva.

References

Almeida. S. R. M. (2012) Análise epidemiológica do acidente vascular cerebral no Brasil. Rev Neurocienc, São Paulo, 20(4), 481-482, out./dez. 2012. Disponível em: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2012/RN2004/editorial%2020%2004/edSara.pdf Acessado em: 02/07/2020

Alencar, A. C. R., et al. (2018) Fisioterapia aplicada à paciente vítima de acidente vascular cerebral isquêmico: estudo de caso. Revista Interdisciplinar 11(4), 107-111, out. nov. dez. 2018. Disponível em: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/ revinter/article/view/648/pdf_399 Acessado em: 10/07/2020

Araújo, M., et al. (2014) Realidade virtual: efeitos na recuperação do membro superior de pacientes hemiparéticos por acidente vascular cerebral. Arq Catarin Med, Florianópolis, 43(1), 15-20, jan./mar. 2014. Disponível em: http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/1267.pdf Acessado em: 02/07/2020

Assis, R. D. (2015) Condutas práticas em fisioterapia neurológica. Barueri: Manole, 2015, 626.

Audi, M., Barrozo, A. L., Perin, B. O., Frota, J. B. B., Braccialli, L. M. P. (2018) Realidade virtual como tecnologia para reabilitação: estudo de caso. Revista Educação Especial, 31(60), 153-166 | jan./mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19806/pdf Acessado em: 10/07/2020

Azevedo, A. J. C. (2014) Método pilates na hemiparesia pós-acidente vascular encefálico: estudo de caso. 2014. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – DeVry Faculdade Integral Diferencial, Teresina, 2014.

Bigongiari, A. (2014) Efeitos do treinamento aeróbico em piscina e esteira rolante na capacidade funcional, qualidade de vida e na propriocepção de indivíduos com sequela de acidente vascular cerebral. 2013. 115 f. Tese 46 (Doutorado em Educação Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-20052013-134258/publico/Tese_ Corrigida_Bigongiari.pdf Acessado em: 02/07/2020

Bondan, D. (2016). Realidade virtual na fisioterapia: utilização para crianças com paralisia cerebral: revisão da literatura. Editora Unijuí – Revista Contexto & Saúde, 16(31), 2176-7114 – p. 80. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/ article/view/5601 Acessado em: 10/07/2020

Borges., et al. (2020) a importância da reabilitação fisioterápica na qualidade de vida do pós acidente vascular encefálico. Rev. Ref. Saúde- FESGO. 03(1), 151-158 (Jan – Jul 2020). Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/rrsfesgo/article/ viewFile/8098/4796 6673 Acessado em: 10/07/2020

Braun, A., Herber, V., Michaelsen, S. M. (2014) Relação entre nível de atividade física, equilíbrio e qualidade de vida em indivíduos com hemiparesia. Rev Bras Med Esporte, 18(1), 14. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbme/v18n1/06.pdf Acessado em: 02/07/2020

Cardoso, G. S. E., Schmidt, A. E. F. (2012) Biblioteca de funções para utilização do Kinect em jogos eletrônicos e aplicações NUI. In: XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2012, Brasília. XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. Disponível em: http://sbgames.org/sbgames2012/proceedings/papers/ computacao/comp-short_08.pdf Acessado em: 02/07/2020

Carvalho, A. C., et al. (2015) A mobilidade funcional dos membros inferiores de hemiparéticos crônicos pode melhorar após 6 meses de circuito de treinamento. Colloq Vitae, Presidente Prudente, 7(3), 48-55, set./dez. 2015. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1507/1583 Acessado em: 02/07/2020

Carvalho, V. P., Ribeiro, H. L. S., Rocha, B. V. E., Barcelos, K. A., Andrade, F. V., Vasconcelos, G. R., Justi, J., Júnior, J. P. M. (2019) Perfil clínico-epidemiológico de pacientes com acidente vascular cerebral. Revista Saúde e Desenvolvimento| 13(15), 2019. Disponível em: https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/ /article/view/1059/588 Acessado em: 10/07/2020

Cataldi, P. C. P., & Silva, T. B. P. (2017). Parâmetros para a concepção e avaliação de jogos para reabilitação de pacientes vítimas de AVE. Design E Tecnologia, 7(14), 69-90. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/457 Acessado em: 10/07/2020

Cho, K. H., Kim, M. K., Lee, H. J., Lee, W. H. (2015) Virtual Reality Training with Cognitive Load Improves Walking Function in Chronic Stroke Patients. Tohoku J Exp Med. 2015; 236(4):273-80. Disponível em: https://firsthand.com/paperz/Cho2015.pdf Acessado em: 02/07/2020

Choi, J. H., Han, E. Y., Kim, B. R., Kim, S. M., Im, S. H., Lee, S. Y., et al. (2014) Effectiveness of commercial gaming-based virtual reality movement therapy on functional recovery of upper extremity in subacute stroke patients. Ann Rehabil Med 2014; 38, 485-9. Disponível em: doi:10.5535/arm.2014.38.4.485 Acessado em: 02/07/2020

Cruz, S. I. O. (2012) Nintendo Wii®: uso terapêutico no controlo postural em indivíduos que sofreram um acidente vascular encefálico. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Lisboa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/2680/3/ Nintendo%20Wii_uso%20terap%c3%aautico%20no%20controlo%20postural%20em% 20indiv%c3%adduos%20que%20sofreram%20um%20AVC3.pdf Acessado em: 02/07/2020

Darekar, A., McFadyen, B. J., Lamontagne, A., Fung, J. (2015) Efficacy of virtual reality-based intervention on balance and mobility disorders post-stroke: a scoping review. J Neuroeng Rehabil. 2015; 12, 46. Disponível em: doi:10.1186/s12984-015-0035-3 Acesso em: 02/07/2020

Ferla, F. L., Grave, M., Perico, E. (2015) Fisioterapia no tratamento do controle de tronco e equilíbrio de pacientes pós AVC. Rev Neurocinenc 2015; 23(2), 211-217. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/download/8028/5562 Acessado em: 02/07/2020

Fernandes, A. B. G. S. (2011) Desempenho motor de pacientes com acidente vascular cerebral em um jogo baseado em realidade virtual. 2011. 70 f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16713/1/AlineBGSF_DISSERT.pdf Acessado em: 02/07/2020

Fung, V., So, K., Park, E., Ho, A., Shaffer, J., Chan, E., et al. (2010) The utility of a video game system in rehabilitation of burn and nonburn patients: a survey among occupational therapy and physiotherapy practitioners. J Burn Care Res. 2010; 31(5), 768-75. Disponível em: doi:10.1097/BCR.0b013e3181eed23c Acessado em: 02/07/2020

Galvão, M. L. C., Gouvêa, P. M., Ocamoto, G. N., Silva, A. T., Reis, L. M., Kosour, C., Silva, A. M. (2015) Efeito da Realidade Virtual na Função Motora do Membro Superior Parético Pós-Acidente Vascular Cerebral. Rev Neurocienc 2015; 23(4), 493-498. Disponível em: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2015/2304/originais/1038original.pdf Acessado em: 02/07/2020

Gatica-Rojas, V., Méndez-Rebolledo, G. (2014) Virtual reality interface devices in the reorganization of neural networks in the brain of patients with neurological diseases. Neural Regen Res 2014; 9, 888-96. Disponível em: http://www.nrronline.org/temp/ NeuralRegenRes98888 -7420554_203645.pdf Acessado em: 02/07/2020

Gibara, C. M. (2014) Exposição à realidade virtual no tratamento da fobia social: um estudo aberto. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-24062014-121757/publico/Cristiane MaluhyGibara.pdf Acessado em: 02/07/2020

Kuchinskas, S. (2010) Binary body double: Microsoft reveals the science behind Project Natal for Xbox 360. Revista Scientific American, [S. l], jan. 2010. Disponível https://kurtsh.com/2010/02/08/article-%E2%80%9Cbinary-body-double-microsoft-reveals-the-science-behind-project-natal-for-xbox-360%E2%80%9D/ em: Acessado em: 02/07/2020

Martel, M. R. F., Colussi, E. L., Marchi, A. C. B. (2016) Efeitos da intervenção com game na atenção e na independência funcional em idosos após acidente vascular encefálico. Rev: Fisioter e Pesq. 2016; 23(1), 52-8. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/fp/v23n1/2316-9117-fp-23-01-00052.pdf Acessado em: 02/07/2020

Meneghetti, C. H. Z., et al. (2012) A influência da fisioterapia aquática na função e equilíbrio no acidente vascular cerebral. Rev Neurocienc, São Paulo, 20(3), 410-414, jul./set. 2012. Disponível em: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2012/RN2003 /relato%20de%20caso%2020%2003/736%20rc.pdf Acessado em: 02/07/2020

Monteiro, C. B. M. (2011) Realidade virtual na paralisia cerebral. São Paulo: Plêiade, 2011. 220. Disponível em: http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2017/11/carlos-monteiro-ebook.pdf Acessado em: 02/07/2020

Moreira, M. C. (2014) A utilização da realidade virtual como intervenção terapêutica para a melhora do controle postural e da mobilidade funcional em crianças com paralisia cerebral. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10836/1/ DissertacaoFINALMarcelaMoreira.pdf Acessado em: 02/07/2020

Mouawad, M. R., Doust, C. G., Max, M. D., McNulty, P. A. (2011) Wii-based movement therapy to promote improved upper extremity function post-stroke: a pilot study. J Rehabil Med. 2011; 43(6), 527-33. Disponível em: doi:10.2340/16501977-0816 Acessado em: 02/07/2020

O’Sullivan, S. B., Schmitz, T. J., Fulk, G. D. (2014) Fisioterapia avaliação e tratamento. BaruerI: Manole.

Oliveira, M. P. B., Ferreira, D. M., Silva, J. R. T., Silva, A. M., Lobato, D. F. M., Kosour, C., Reis, L. M. (2016) Realidade virtual na função motora de membros inferiores pós-acidente vascular encefálico. Rev: Acta Fisiatr. 2016; 23(3), 135-139. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/137661/133304 Acessado em: 02/07/2020

Portella, C., Aurílio, J., Guimarães, V., André, Paulo. (2018) Efeitos da prática mental às técnicas neurocinéticas clássicas na reabilitação de déficits motores pós acidente vascular encefálico. Revista UNIABEU, V.11, Número 27, janeiro-abril de 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/268396759.pdf Acessado em: 10/07/2020

Ribeiro, K. S. Q. S., et al. (2012) Perfil de usuários acometidos por acidente vascular cerebral adscritos à estratégia saúde da família em uma capital do nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Ciência da Saúde, Paraíba, 16(2), 35-44, abr./jun. 2012. Disponível: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/16433/9522 Acessado em: 02/07/2020

Rodrigues, G. P., Porto, C. M. (2013) Realidade virtual: conceitos, evolução, dispositivos e aplicações. Interfaces Científicas, Aracaju, 1(3), 97-109, jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/909/414 Acessado em: 02/07/2020

Santos, L. R., Carregosa, A. A., Masruha, M. R., Santos, P. A., Coelho, S. M. L., Ferraz, D. D., et al. (2015) The Use of Nintendo Wii in the Rehabilitation of Poststroke Patients: A Systematic Review. J Stroke Cerebrovasc Dis. 2015; 24(10), 2298-305. Disponível em: doi:10.1016/j.jstrokecerebrovasdis.2015.06.010 Acessado em: 02/07/2020

Silva, A. S. D., Lima, A. P., Cardoso, F. B. (2014) A relação benéfica entre o exercício físico e a fisiopatologia do acidente vascular cerebral. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, 8(43), 88-99, jan./fev. 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4923199.pdf Acessado em: 02/07/2020

Silva, W. H. S., Lopes, G. L. B., Yano, K. M., Tavares, N. S. A., Rego, I. A. O. Cavalcante, FAC. (2015) Effect of a rehabilitation program using virtual reality for balance and functionality of chronic stroke patients. Motriz, Rio Claro, 21(3), 237-243, July/Sept. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/motriz/v21n3/1980-6574-motriz-21-03-00237.pdf Acessado em: 02/07/2020

Song, Y. B., Chun, M. H., Kin, W., Lee, S. J., Yi, J. H., Park, D. H., et al. (2014) The effect of virtual reality and tetra-ataxiometric posturography programs on stroke patients with impaired standing balance. Ann Rehabil Med. 2014; 38(2), 160 -166. Disponível em: doi:10.5535/arm.2014.38.2.160 Acessado em: 02/07/2020

Souza, L. B., Paim, C. R. P., Imamura, M., Alfieri. F. M. (2011) Uso de um ambiente de realidade virtual para reabilitação de acidente vascular encefálico. Rev: Acta Fisiatr. 2011; 18(4), 217-21. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/ view/103670/102128 Acessado em: 02/07/2020

Tsekleves, E., Paraskevopoulos, I. T., Warland, A., Kilbride, C. (2016) Development and preliminary evaluation of a novel low cost VR-based upper limb stroke rehabilitation platform using Wii technology. Disabil Rehabil Assist Technol 2016; 13, 1-10. Disponível em: doi:10.3109/17483107.2014.981874 Acessado em: 02/07/2020

Xavier-Rocha, T. B., et al. (2020) A utilização do Xbox/Kinect na reabilitação pós-acidente vascular cerebral: uma revisão sistemática. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2020, 78(6), 361-369. Epub June 08, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-282X2020005013203&script=sci_abstract&tlng=pt Acessado em: 10/07/2020

Published

31/07/2020

How to Cite

SOARES, B. R.; SOUZA, B. M. de; SILVA, K. C. C. da; FIGUEREDO, R. C. de .; GONÇALVES, D. C.; CHAVES, T. V. P. Virtual reality in the rehabilitation of patients with brain stroke sequelae: a bibliographic review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e734986253, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6253. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6253. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

Health Sciences