Internet of Things and Education: a systematic literature review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9674

Keywords:

Internet of Things; IoT; Education; Teaching; Data.

Abstract

The Internet of Things has unveiled to be a potentially disruptive technology in different fields of human activity which includes educational processes. The processing of data produced and stored by everyday objects captured and processed on the web can potentiate the educator´s pedagogical analyses and in terms provide them with more freedom to intervene in the formative resources of the students. Despite all the research related to IoT and education it is in initial stages and does not provide a clear vision of developing such potential. This article introduces a systematic literature review to better show the possibilities of connection  between IoT, and education by gathering data and analyzing the content of it, clustering it by year, and country of publication, context and education level, study focus, adopted technologies, methodological, and theorical aspects, and development of competencies by such technologies. Most research was focused on technical and useful aspects of IoT, however there are proposals with theorical and methodological frames of reference with a pedagogical character. These results show the need to go beyond the interconnection between IoT and education, and also the possibilities of future research and the areas that should be looked into as to making it possible to use that technological potential for the promotion of new approaches in the teaching and learning areas.

Author Biographies

Claudio Cleverson de Lima, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do projeto de extensão Jovem Aprendiz da Universidade Feevale. Doutorando em Educação (UNISINOS) em co-tutela com o doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (Universidade Aberta de Portugal). Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, ênfase em Linguagens e Tecnologias (FEEVALE, 2014) Especialista em Mídias na Educação (UFPel, 2013) professor licenciado em Computação (FEEVALE, 2011). Pesquisador em Tecnologias Digitais na Educação (EdTech), Mobile Learning, Gamificação e Internet das Coisas aplicada à educação. Professor de Informática Educativa para Séries Iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas públicas, privadas e técnicas da região do Vale do Rio dos Sinos/RS. Professor do curso Técnico em Informática nas disciplinas de Inglês Técnico, Sistemas Operacionais, Lógica de Programação e Tópicos Avançados em TI. Orientador de Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em TI. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Digital e Internet das Coisas (IoT) nas suas relações com os espaços educativos escolares e não-escolares contemporâneos. Revisor de periódicos nas áreas de Educação, Desenvolvimento e Cultura Contemporâneas. Tradutor-intérprete em língua inglesa. Voluntário em instituições voltadas aos portadores de Síndrome de Down e câncer infantil. Mantém o blog ColaboraBR, disponível em http://claudiodelima.wordpress.com

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Eliane Schlemmer é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1992). Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.gpedu.com.br), desde 2004. Conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-UNISINOS, Mundo Virtual em 3D - AWSINOS (Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), GPe-dU (OpenSimulator), Agente Comunicativo MARIÁ (em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Alternate Reality Game (ARG) Fantasmas no Museu?, do Pervasive Augmented Reality Game In Vino Veritas e "Ágora do Saber" e, do app Obsidian Catch. É também conceptora da tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual ECODI e Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal - ECHIM. Principais áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento, docência, assessoria e consultoria na área da Educação, Educação Digital, Educação Híbrida e Multimodal, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos - Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamification, Agente Comunicativo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Metodologia Inventivas. Atua desde 1989 na área, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior incluindo Pós-Graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado e; em assessoria, consultoria e capacitação na área de Educação Digital, Educação Online e Educação Corporativa.

Leonel Morgado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Leonel Morgado é Professor Auxiliar com Agregação. Leciona na Universidade Aberta de Portugal nos cursos da secção de informática, nas áreas de métodos de investigação, mundos virtuais e programação. Desenvolve trabalho de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre mundos virtuais desde 2000, em especial no apoio tecnológico ao ensino e à aprendizagem, tendo vindo a concentrar-se nas plataformas multiutilizador desde 2006. É autor de mais de 100 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e de implantação de software, e gestor de equipas de combate à infoexclusão

References

Ashton, K. (2009). That ’Internet of Things’Thing. http://www.itrco.jp/libraries/RFIDjournal-That%20Internet%20of%20Things%20Thing.pdf

Castells. (2005). A sociedade em rede. Paz e Terra.

Felice, M. di. (2011). Pós-complexidade: As redes digitais vistas a partir de uma perspectiva reticular. Entrevista especial com Massimo Di Felice—Instituto Humanitas Unisinos—IHU. Recuperado de http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/500515-pos-complexidade-as-redes-digitais-vistas-a-partir-de-uma-perspectiva-reticular-entrevista-especial-com-massimo-di-felice

Fink, A. (2019). Conducting Research Literature Reviews: From the Internet to Paper. SAGE Publications.

Glaser, B. G., & Strauss, A. L. (2017). Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. Routledge.

Hawxwell, L., O’Shaughnessy, M., Russell, C., & Shortt, D. (2019). ‘Do you need a kayak to learn outside? A literature review into learning outside the classroom. Education 3-13, 47(3), 322–332. https://doi.org/10.1080/03004279.2018.1444074

Heidt, E. (2017). Architecting and Planning for IoT Success: A Gartner Trend Insight Report. Recuperado de https://www.gartner.com/en/documents/3710618/architecting-and-planning-for-iot-success-a-gartner-tren

Johnson, L., Becker, S. A., Cummins, M., Estrada, V., Freeman, A., & Hall, C. (2016). NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition (p. 1–50). The New Media Consortium. Recuperado de https://www.learntechlib.org/p/171478/

Johnson, L., Becker, S. A., Estrada, V., & Freeman, A. (2014). NMC Horizon Report: 2014 K-12 Edition (p. 1–52). The New Media Consortium. Recuperado de https://www.learntech lib.org/p/147472/

Johnson, L., Becker, S. A., Estrada, V., & Freeman, A. (2015). 2015 Horizon Report. Recuperado de https://library.educause.edu/resources/2015/2/2015-horizon-report

Kitchenham, & Charters. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Recuperado de http://jnoll.nfshost.com/cit816-spring-19/topics/slr s/Kitchenham_2007_Guidelines.pdf

Köche, J. C. (2011). Fundamentos de Metodologia Científica. Vozes.

Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. Prentice-Hall.

Latour. (2012). Reagregando o social: Uma introdução à teoria do ator-rede. EDUFBA.

Lee, K. (2012). Augmented Reality inEducation and Training. Recuperado de https://www 2.potsdam.edu/betrusak/566/Augmented%20Reality%20in%20Education.pdf

Lévy, P. (1999). Cibercultura. Editora 34.

Lüdke, M., & André, M. (2013). Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. EPU.

Maturana, H. R., & Varela, F. J. (2001). A árvore do conhecimento: As bases biológicas da compreensão humana. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana, 283–283.

O’Malley, C., Vavoula, G., Glew, J., Taylor, J., Sharples, M., Lefrere, P., Lonsdale, P., Naismith, L., & Waycott, J. (2005). Guidelines for learning/teaching/tutoring in a mobile environment. 84.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM.

Santaella, L. (2003). Da cultura das mídias à cibercultura: O advento do pós-humano. Revista FAMECOS, 10(22), 23–32. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3229

Schlemmer, E. (2014). Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: Design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 23(42), Article 42. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p

Selinger, M., & Sepulveda, A. (2013). Education and the Internet of EverythingHow Ubiquitous Connectedness Can Help Transform Pedagogy. Recuperado de https://www.cis co.com/c/dam/en_us/solutions/industries/docs/education/education_internet.pdf

Thorburn, M., & Allison, P. (2010). Are we ready to go outdoors now? The prospects for outdoor education during a period of curriculum renewal in Scotland. The Curriculum Journal, 21(1), 97–108. https://doi.org/10.1080/09585170903560824

World Economic Forum. (2015). New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning Through Technology. World Economic Forum. Recuperado de https://www.wefor um.org/reports/new-vision-for-education-fostering-social-and-emotional-learning-through-technology/

Published

28/11/2020

How to Cite

LIMA, C. C. de; SCHLEMMER, E.; MORGADO, L. Internet of Things and Education: a systematic literature review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e6039119674, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.9674. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9674. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

Education Sciences