The explainers of Ciências Sob Tendas: analysis of their perceptions about the contributions of a university science museum

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6033

Keywords:

Non-formal education; Science communication; Science museum.

Abstract

Mediation in Science Centers and Museums is a challenge for those who does it. However, acting as a explainer in these spaces has a great training potential for a student in personal, academic and professional’s level. When interacting with the most varied audience, the explainer learns to deal with people of different ages, social levels, education and cultures. When playing their role, in an attempt to understand what visitors know or think, explainers end up acquiring information that can enrich their experience in a unique way. The objective of this research was to identify, according to the perception of the explainers, what academic and personal contributions Ciências Sob Tendas (in english - Sciences Under Tents) (CST) provided to them throughout their performance. In this qualitative study, carried out through semi-structured questionnaires addressed to the explainers from the traveling science center CST, the thematization technique was used. We observed that acting as explainer in CST enriched its academic development, with regard to the perceptions of "Scientific research", "New knowledge", "Interdisciplinarity" and "Curricular components", like their personal development with regard to the perceptions of "Empathy", "Feelings", "Communication" and "Cultural exchange". Thus, this research showed us that the traveling science center Ciências Sob Tendas has contributed to the integral training of its explainers.

Author Biographies

Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves, Fundação Oswaldo Cruz

Desde 2009 está envolvido na realização de eventos voltados para a popularização da ciência e de formação de profissionais da educação. Tem experiência na área do ensino e educação em ciências, divulgação científica e metodologias de ensino. Atualmente, atua como coordenador de atividades do ciência móvel Ciências Sob Tendas, desenvolvendo tanto atividades para exposição quanto métodos avaliativos. Além disso, é professor orientador no curso de Especialização em Educação e Divulgação Científica do IFRJ - Mesquita e atua em interface virtuais em processos relacionados à educação científica. Academicamente desenvolve pesquisa na área de educação em ciências, tanto formal quanto não-formal, com projetos versando sobre divulgação científica, formação de professores, inclusão em centros e museus de ciências, impressão 3D e meio ambiente. Possui graduação em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado com ênfase em ecologia pela Universidade Veiga de Almeida, Mestrado em Ciências e Biotecnologia, na linha de Ensino e Divulgação de Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense e atualmente é doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo IOC-FIOCRUZ.

Chrystian Carlétti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2016), Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2005). Professor de Biologia e Popularização da Ciência no Campus Avançado Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pesquisador e docente permanente no programa de Pós-Graduação em rede stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica e no Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, ambos do IFRJ. Coordenador do centro de ciência Espaço Ciência InterAtiva ? ECI do Campus Avançado Mesquita / IFRJ. Coordenador do Curso de Formação Inicial e Continuada de Contação de Histórias do Campus Mesquita/IFRJ. Experiência como docente em turmas do ensino fundamental e médio, atuando como professor de Ciências Físicas e Biológicas e de Biologia, respectivamente. Atuou também como mediador no Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz. Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq Divulgação Científica, Ambiente e Educação atuando na Linha de Pesquisa Divulgação Científica e os Museus e Centros de Ciências. Desenvolve pesquisa na área de mediação em centros e museus de ciência, educação não formal, divulgação científica e popularização da ciência.

Maria Clara dos Santos Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Ensino Médio completo pelo Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão III, atualmente é estudante de graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal Fluminense, UFF (RJ, Brasil), com ênfase em Meio Ambiente, Divulgação Científica e Educação Ambiental. Concluiu o Bacharelado e está dando prosseguimento a Licenciatura. Participa como mediadora do projeto de extensão "Ciências Sob Tendas" desde 2015; de 2017 a 2019, atuou, também, como Bolsista-Estagiária no projeto. O projeto tem por objetivo a disseminação do conhecimento científico através de atividades/oficinas lúdicas e interativas, em todo o estado do Rio de Janeiro. Atualmente, dá aulas no pré-vestibular social Solidariedade, em Vila Isabel, Rio de Janeiro.

Lucianne Fragel-Madeira, Universidade Federal Fluminense

 Atualmente, é professora Associada do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora chefe do Lab. Desenvolvimento e Regeneração Neural e membro das Pós-graduações stricto sensu em Neurociências e Ciências e Biotecnologia desta instituição. Tem experiência na área de Biologia Celular, com ênfase em Neurobiologia e sinalização celular. Sua principal linha de pesquisa consiste no estudo do desenvolvimento do sistema nervoso em diferentes modelos celulares como linhagens tumorais e células progenitoras neurais, bem como estudos pré-clínicos de retinopatias. Atua também em divulgação e popularização científica, bem como na formação continuada e sensibilização para a inclusão educacional. A pesquisadora é fundadora e diretora do programa de extensão Ciências Sob Tendas da UFF. Também é membro do Comitê Científico do INCT de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia. Ademais, possui linha de pesquisa associada à divulgação científica e ensino de ciências tendo, nos últimos anos, orientado teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de graduação relacionadas com a temática.

Robson Coutinho-Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É bolsista produtividade do CNPq 1B e Cientista do Nosso Estado CNE/FAPERJ. Chefe do Laboratório de Imunofisiologia no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Programa de Imunobiologia do IBCCF (2006-2009 e 2016-2017), vice-diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (2010-2012), coordenador adjunto do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica)(2007-2010), presidente fundador da sociedade científica Clube Brasileiro de Purinas (2009-2012) e vice presidente (2012-2015), e presidente do museu de ciências - Espaço Ciência Viva (2013-2018). Participou da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPETAM). Além disso, é orientador permanente dos Programas de Pós graduação em Ciências Biológicas - Biofísica e Fisiologia do IBCCF-UFRJ, bem como na área de ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e imunidade inata, atuando principalmente nos seguintes temas: sinalização purinérgica em doenças parasitárias e inflamatórias, sinais de perigo, imunomodulação e mecanismos de morte celular. 

Grazielle Rodrigues Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atua como pesquisadora e docente permanente no Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências e no Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É pesquisadora e docente permanente do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão Científica do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orienta alunos da graduação e da pós-graduação lato e stricto sensu. É co-fundadora e diretora do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ, foi Diretora Geral do Campus Mesquita do IFRJ de 2013 a 2018 e, atualmente é a Diretora de Ensino Campus Mesquita do IFRJ. Líder do grupo de pesquisa em Neurociência Cognitiva e Divulgação em Ciências e Saúde. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão em ensino de ciências por investigação, formação de professores, Neuroeducação, educação em centros e museus de ciência, divulgação científica, ensino de Física.

References

Alves, G. H. V. S., Marins, M. M., Pereira, G. R., & Fragel-Madeira, L. (2019). Ciências sob tendas levando a extensão ainda mais longe. In: F. J. F. Coelho, P. Tamiasso-Martinhon, & C. Sousa (Orgs.), Educação em ciências, saúde e extensão universitária (1a, p. 11). Curitiba: Brazil Publishing. Retrieved from https://doi.org/http://deposita.ibict.br/ bitstream/deposita/89/2/Miolo_Francisco-Jos%c3%a9_Brenner-Final.pdf

Alves, G. H. V. S., Fragel-Madeira, L., de Azeredo, T. V., Castro, H. C., Pereira, G. R., & Coutinho-Silva, R. (2020). Low-Cost Scientific Exhibition: A Proposal to Promote Science Education. Creative Education, 11(5), 760–782. https://doi.org/10.4236/ce.2020.115055

Alves, M. F. S., Otofuji, M., & Muniz, R. F. (2010). Contribuições na formação docente a partir da atuação como monitor em um museu de ciência: relatos de experiência. In II Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia (p. 11). Retrieved from http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/FPECT/113.pdf

Carletti, C. (2016). Mediadores de centros e museus de ciência brasileiros: quem são esses atores-chave na mediação entre a ciência e o público?. Retrieved from https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17693

Carlétti, C., & Massarani, L. (2015). Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre quem são estes atores-chave na mediação entre a ciência e o público no Brasil. Journal of Science Communication, 14(2), 1–17. https://doi.org/10.22323/2.14020201

Coutinho-Silva, R., Persechini, P. M., Masuda, M., & Kutenbach, E. (2005). Interação museu de ciências-universidade: contribuições para o ensino não-formal de ciências. Ciência e Cultura, 57(4), 24–25. Retrieved from http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000400015&script=sci_arttext&tlng=en

Davallon, J. (2007). A mediação: a comunicação em processo? Prisma. com, (4), 4–37. Retrieved from http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2100

Ferreira, J. R. (2014). Popularização da ciência e as políticas públicas no brasil (2003-2012). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Retrieved from http://www.fiocruz.br/brasiliana/media/TesedeJoseRibamarFerreira_Biofisica_UFRJ_2014.pdf

Fontoura, H. A. (2011). Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto (61–82).

Gomes Costa, A. (2007). Os “explicadores” devem explicar. Diálogos & ciência: mediacao em museus e centros de ciência, 27–30. Retrieved from http://www.fiocruz.br/omcc/media/EVCV_KOPTCKE_Analisando_a_dinamica.pdf

Marandino, M. (2008). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: Geenf/FEUSP. Retrieved from http://www.geenf.fe.usp.br/v2/?p=542

Matsuura, O. T. (2007). Teatro cósmico: mediação em planetários. Diálogos e ciência: mediação em museus e centros de ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 75–80. Retrieved from http://www.fiocruz.br/omcc/media/EVCV_KOPTCKE_Analisando_a_dinamica.pdf

Minayo, M. C. S., Deslandes, S. F., & Gomes, R. (2016). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. In Pesquisa social: teoria, método e criatividade (95).

Moraes, R., Bertoletti, J. J., Bertoletti, A. C., & Almeida, L. S. de. (2007). Mediação em museus e centros de ciências: o caso do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Retrieved from http://www.fiocruz.br/omcc/media/EVCV_KOPTCKE_Analisando_a_dinamica.pdf

Pereira, G. R., Alves, G. H. V. S., & Coutinho-Silva, R. (2020). Science Education in the early years of Elementary Education through the Science Fair for Little Scientists. Research, Society and Development, 9(7), 990975140. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5140

Rodari, P., & Merzagora, M. (2007). Mediadores em museus e centros de ciência: Status, papéis e treinamento. Uma visão geral européia. Diálogos e ciência: mediação em museus e centros de ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 7–20. Retrieved from http://www.fiocruz.br/omcc/media/EVCV_KOPTCKE_Analisando_a_dinamica.pdf

Rossi, A. V. (2013). Museu de ciências universitário: sobre espaços de divulgação, educação e produção científica. Ensino em Re-Vista, (1). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23223

Sánchez-Mora, M. C. (2007). Diversos enfoques as visitas guiadas nos museus de ciência. Diálogos & ciência: mediacao em museus e centros de ciência, 21–27. Retrieved from http://www.fiocruz.br/omcc/media/EVCV_KOPTCKE_Analisando_a_dinamica.pdf

Vilela, R. B., Ribeiro, A., & Batista, N. A. (2020). Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health, (11), 29–36. https://doi.org/10.29352/mill0211.03.00230

Published

20/07/2020

How to Cite

ALVES, G. H. V. S.; CARLÉTTI, C.; RODRIGUES, M. C. dos S.; FRAGEL-MADEIRA, L.; COUTINHO-SILVA, R.; PEREIRA, G. R. The explainers of Ciências Sob Tendas: analysis of their perceptions about the contributions of a university science museum. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e802986033, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6033. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6033. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

Education Sciences