A felicidade em Platão e Aristóteles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15620

Palavras-chave:

Filosofia, Felicidade, Virtude, Amizade.

Resumo

O presente manuscrito tem a o desígnio máximo analisar o tema muito sensível e bastante importante para a filosofia: A “Felicidade” em Platão. Nesta esteira, este artigo, através da pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, método dedutivo, coleta de dados document bibliográfica, procedeu-se de modo a realizar uma análise minuciosa do arcabouço doutrinário acerca do filósofo Platão, com o intuito de fazer uma abordagem a partir do tratamento apresentado por ele, na análise da situação contida na historieta inicial, a principal questão encontrada foi a que envolve o conceito de felicidade, formulada na pergunta. Trata-se, portanto, de buscar uma resposta clara, coerente e elucidativa a essa questão e que tenha caráter universal, isto é, que se aplique a todos os casos ou pessoas, pois estas são características importantes de uma resposta filosófica. Por fim, salienta-se que a relevância da atividade filosófica em buscar a definição de filosofia, tendo em vista que a relação entre filosofia e felicidade é fundamental, pois felicidade seria a finalidade última da filosofia.

Biografia do Autor

  • Mônica Barbosa de Sousa Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

    Fisioterapeuta (Crefito: 261018-F). Atuando principalmente nos seguintes temas: Reabilitação, Efeitos na Própolis na reabilitação de pacientes fisioterapêuticos e saúde do Trabalhador.Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação do Prof. Dr. Patrício Borges Maracajá).

  • Francisco das Chagas Bezerra Neto, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Professor de Geografia do Pré-Vestibular Solidário, Aluno PIBIC do projeto de pesquisa Análise da Evolução do Índice de Desenvolvimento Humano de Sousa-PB. Membro de corpos editoriais da Editora Verde (Grupo Verde de Agroecologia e Abelha - GVAA), nas revistas: Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável e Revista Brasileira de Filosofia e História. É membro dos Grupos de Pesquisa: Abelhas no Semiárido, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, Proteção de Plantas na Agricultura Sustentável. Atuou como: Extensionista e Pesquisador do projeto de extensão Pré-Vestibular Solidário(2018), Monitor de Introdução ao Estudo do Direito I e II na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019).
  • Auzenir de Oliveira Abrantes Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande.

  • Bianca Silva Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Bacharela em psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós graduanda em residência multiprofissional em saúde materno-infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Larissa Tainá Barbosa de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande. Integrou o grupo de pesquisa Laboratório de Psicanálise de Orientação Lacaniana - LAPSO, onde esteve associada à linha de pesquisa "Psicanálise e clínica na universidade" e participou do projeto de pesquisa "O feminino e as violências". Atua em Psicologia Clínica a partir de abordagem psicanalítica. Interessa-se por pesquisar os temas: psicanálise, contemporaneidade, saúde mental, saúde coletiva, clínica psicanalítica com crianças, dificuldades de aprendizagem, educação.

Referências

Aristóteles. (2003). Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret.

Aristóteles. (2002). Política. São Paulo: Martin Claret.

Cervo, A. F. G. (2016). Humanismo histórico: estudo de sua evolução para chegar à felicidade e realização. Saber Humano, Edição especial: Cadernos de ontopsicologia, fev. Acesso em 23 fevereiro 2021, em https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/viewFile/128/149.

Cotrim, G., & Fernandes, M. (2010). Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva.

Estudando História. (2017). Como Viver para ser Feliz? O que disseram os sábios gregos. Acesso em 23 abril 2021, em http://estudandohistorianoblog.blogspot.com/2017/05/como-viver-para-ser-feliz.html.

Givaldo, J. (2012). Como viver para ser feliz. Acesso em 05 setembro 2020, em http://josegivaldo.blogspot.com.br/2012/11/como-viver-para-ser-feliz-o-que.html.

Lopes, H. (2014). As Virtudes do Homem Bom: um paralelismo entre Platão e Aristóteles. Covilhã: Universidade da Beira Interior.

Pires, D. B. de S. Felicidade na visão aristotélica. Acesso em 20 abril 2021, em http://www.webartigos.com/artigos/felicidade-na-visao-aristotelica/5793/#ixzz3Fm87zbbw.

Platão. (1979). Fédon. Tradução Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores.

Platão. Teeteto. Tradução Fernando Melro. 2. ed. Lisboa: Editorial Inquérito, s/d.

Whitehead, A. N. (1978). Process and Reality. An Essay in Cosmology. New York: Free Press.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais

Como Citar

A felicidade em Platão e Aristóteles. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e33810615620, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15620. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/rsd/article/view/15620. Acesso em: 5 dez. 2025.