Saúde bucal para pessoas com deficiência: um relato de experiência sistematizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4354

Palavras-chave:

Saúde mental, Saúde bucal, Biofilme, Extensão universitária.

Resumo

Objetivo: O presente trabalho objetiva descrever a sistematização dos acontecimentos e seu contexto com ênfase na importância do projeto de extensão intitulado “SAÚDE BUCAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: atividades sócio educacionais e de promoção de saúde para usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Araruna-PB" para o aluno extensionista e para os usuários, exibindo a função social da universidade no meio em que está inserida, realizado no período de 2014 a 2019. Metodologia: Foi realizada em cinco tempos para o processo de sistematização, a fim de construir um relato de experiência com o intuito de interpretar criticamente uma ou mais experiências através do seu ordenamento e reconstrução. São estes: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a ordenação e classificação da informação, partindo para reflexão de fundo, aprofundada pela análise, síntese e interpretação crítica da atividade e, por fim, pelos pontos de chegada com a formulação de conclusões. Assim, na mudança das motivações das ações de extensão e com o amadurecimento do projeto de extensão e novo enfoque na reinserção social por meio de ações realizadas pelos extensionistas, usou-se de palestras de cunho lúdico/demonstrativo (individualizadas e também em grupo) para pessoas com deficiência, cuidadores e funcionários, tendo como ênfase as doenças bucais mais prevalentes. Considerações finais: A principal mudança na relação comunidade e projeto de extensão está no estreitamento de vínculos, marcado pelos funcionários permitirem a organização dos horários do CAPS, mantendo a constância das escovações diárias, fortalecendo a rotina, e através do ganho de autoestima, autonomia e o interesse de os pacientes serem atendidos nos serviços de média complexidade, e também nas clinicas de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, promovendo reabilitações funcionais e estéticas.

Biografia do Autor

  • Daniel Guimarães de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba
    Departamento de Odontologia
  • José Douglas Tavares Guimarães, Universidade Estadual da Paraíba
    Departamento de Odontologia
  • Ana Karina Almeida Rolim, Universidade Estadual da Paraíba
    Departamento de Odontologia
  • Smyrna Luiza Ximenes de Souza, Universidade Estadual da Paraíba
    Departamento de Odontologia

Referências

Brasil. (2008). Ministério da Saúde. Memória da loucura: apostila de monitoria / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. – Brasília: Ministério da Saúde.

Brasil. (2009). Ministério da Saúde. Memória da loucura: apostila de monitoria / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde.

D’ottaviano, L. H. A. A. et al. (2016). Ambulatório de pacientes especiais: humanizando o tratamento odontológico. Revista Eletrônica do SIMTEC, 1(3), 221-222.

Ferraz, G. A.; Leite, I. C. G. (2017). Instrumentos de visita domiciliar: abordagem da odontologia na estratégia saúde da família. Revista de APS, 19(2).

Holliday, O. J. (2006). Para sistematizar experiências. Brasília: MMA, 2. ed. p.1- 128.

Jamelli, S. R., Mendonça, M. C., Diniz, M. D. G., Andrade, F. B. M. D., Melo, J. F. D., Ferreira, S. R., & Silva, P. V. (2010). Saúde bucal e percepção sobre o atendimento odontológico em pacientes com transtorno psíquico moradores de residências terapêuticas.

Paula, J. A. (2013). Ciência & Saúde Coletiva, 15, 1795-1800. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, 1(1), 5-23.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Como Citar

Saúde bucal para pessoas com deficiência: um relato de experiência sistematizado. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e571974354, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4354. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/rsd/article/view/4354. Acesso em: 5 dez. 2025.