Análise de Viabilidade da Empresa: Fitness Center LTDA
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i10.49689Palavras-chave:
Análise dos demonstrativos, Planejamento empresarial, Relatório.Resumo
Este relatório apresenta as atividades realizadas ao longo do estágio supervisionado onde o aluno teve oportunidade de aplicar na prática conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, especificamente nas áreas contábil e administrativa. O objetivo principal foi executar atividades que garantissem a conformidade com o Regulamento de Estágio Supervisionado da Unitins, utilizando software contábil para integrar teoria e prática. As atividades realizadas incluíram a elaboração do orçamento da empresa, planejamento tributário, e o processo de legalização da Fitness Center Ltda., configuração de sistemas contábeis, todos os eventos referentes ao departamento pessoal. Na metodologia, foram realizadas análises detalhadas de custos, receitas e despesas em diferentes setores da empresa, abrangendo a indústria, comércio e serviços. Os principais resultados incluem a definição de um orçamento que alocou recursos de forma estratégica, um planejamento tributário que otimizou a carga fiscal e a completa legalização da empresa, permitindo o acesso a financiamentos e a formalização das operações. No decorrer do desenvolvimento de atividades foi possível fomentar habilidades práticas, sob a supervisão de um professor, que contribuiu para um melhor entendimento das rotinas contábeis em um ambiente real de trabalho. Conclui-se que a experiência do estágio foi enriquecedora, proporcionando uma compreensão aprofundada dos processos contábeis e administrativos, fundamentais para a gestão eficiente de uma empresa. O conhecimento adquirido durante o estágio servirá como base para a futura atuação profissional do aluno no mercado de trabalho.
Referências
Alves, C. & Ramos, M. C. (2022. Saúde e segurança no trabalho: qualidade e determinantes da sua divulgação no relato de sustentabilidade. Revista de Administração de Empresas. 62, e2021-0101.
Alves, K. C. (2017). O impacto do registro digital nos processos de legalização de empresas nos escritórios de contabilidade da cidade de Uberlândia. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19330.
Berkenbrock, D. & Lizote, S. A. (2020). A importância do planejamento tributário: um estudo aplicado em um comércio atacadista de alimentos e artigos diversos de supermercado da cidade de Itajaí-SC. https://www.researchgate.net/publication/385680137_Planejamento_tributario_um_estudo_de_caso_em_uma_empresa_de_comercio
Cattabriga, L. & Castro, N. F. (2014)Saúde e segurança no trabalho.
https://api.semanticscholar.org/CorpusID:260555849.
Carvalho, B. B. (2019). Contabilidade gerencial como ferramenta para gestão de microempresas e empresas de pequeno porte. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário FACVEST, como parte dos requisitos para obtenção do grau bacharel em Ciências Contábeis.
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/c1000-tcc-bruna-boch-carvalho.pdf
Contabilizei. (2023). Legalização de empresas: passo a passo de como fazer. https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/legalizacao-de-empresas/.
Correia, A. E. S. et al. (2014). Lucro real ou presumido: estudo de caso sobre elisão fiscal para uma empresa comercial no ramo de informática. Trabalho de graduação apresentado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3517/1/AlineEloisedosSantosCorreia.pdf
Da Silva, C. M., Silva, L. F. & Drumond, F. M. P. (2015). Obrigações acessórias: o papel do profissional contábil na implantação do SPED Fiscal em um grupo de empresas do setor siderúrgico. RIC. 9(4), 42.
De Barros, A. M. (2007). Curso de direito do trabalho. Revista da Faculdade de Direito da UFMG. (50).
De Mendonça, C. C. (2018). Dispensa por justa causa e direitos decorrentes: análise da garantia do 13º salário proporcional e das férias proporcionais. Portal de Trabalhos Acadêmicos. 10(2).
Fernandes, F. C. A. et al. (2025). O papel da contabilidade tributária na redução de custos e conformidade fiscal. Aurum Revista Multidisciplinar. 1(1), 28-41. https://aurumpublicacoes.com/index.php/MA/article/view/10.
Gaya, A. C. A & Gaya, A. R. (2018). Relato de experiência. Editora CRV.
Gomes, I. (2021). O planejamento tributário: lucro real x lucro presumido. Revista de Estudos Interdisciplinares do Vale do Araguaia - REIVA. 4(1), 15. https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/165.
Henrique, M. R. (2023). Planejamento tributário: um estudo multicaso entre lucro real e lucro presumido. Altus Ciência, 2023. http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/145.
Lopes, C. et al. (2017). Planejamento tributário: estudo de caso sobre lucro presumido e lucro real. Revista Liceu On-Line. 7(1). https://liceu.fecap.br/LICEU_ON-LINE/article/view/1757.
Mariano, T. L. A. B. & Moscon, D. C. B. (2018). As relações entre as práticas de gestão de pessoas e o desenvolvimento de vínculos com a organização: um estudo em uma empresa de contabilidade. Gestão & Planejamento-G&P. https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/4939.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free ebook]. Santa Maria. Editora da UFSM.
Pessoa, D. P. G. (2024). Competência da Justiça do Trabalho nas ações movidas contra a Caixa Econômica Federal para fins de movimentação da conta. Os 20 anos da EC 45/2004 e a Competência da Justiça do Trabalho, p. 195. 43(43). Revista do Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região. Doi: https://doi.org/10.69488/revistatrt7.v43i43.180.
Pimentel. C. A. et al. (2022). Relatos de experiência em engenharia de produção. ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção. https://pt.scribd.com/document/620372641/Livro-Relatos-Experiencias-2022-2.
Pizzetti, L. B. (). Impacto da implementação da DCTFWeb nos processos contábeis: percepção dos profissionais contábeis de Içara-SC. Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em C.Contábeis da UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/11285/1/Lucas%20Barreto%20Pizetti.pdf
Silva, M. M. (2023). Percepção dos profissionais de contabilidade do estado da Paraíba sobre os efeitos da implantação da DCTFWEB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27345.
Sousa, P. G. (2025). A era digital e suas contribuições para a realização dos procedimentos contábeis do setor pessoal. UESPI. https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1510.
Specht, V. et al. (2005). O impacto dos encargos sobre a folha de pagamento. Monografia apresentada à Universidade Federal de Santa Catarina como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/125006/Contabeis294256.pdf?sequence=1
Yin, R. K. (2015). O estudo de caso. Editora Bookman.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo Martins de Sousa, Cheila Fernandes de Andrade, Jucicleia Teodoro de Lima Izidoro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
