Deconvolução: Uma análise de teses e dissertações e sua relevância para a área nuclear no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i11.49947Palavras-chave:
Deconvolução, Gestão do Conhecimento Científico, Área Nuclear, CAPES, Brasil.Resumo
A convolução e a deconvolução (operação de convolução inversa) são métodos matemáticos utilizados no processamento de sinais e imagens, podendo ser aplicados em diferentes áreas do conhecimento, como Astronomia, Geologia, Matemática e Medicina. O presente artigo teve como objetivo verificar e analisar, por meio da gestão do conhecimento científico, a relevância e a aplicação de métodos matemáticos em diferentes áreas do saber e, em particular, na pesquisa em energia nuclear, através de um levantamento no Banco de Teses e Dissertações (BTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi realizada uma pesquisa bibliométrica de natureza quantitativa. Constatou-se que, embora poucos trabalhos tenham sido encontrados na área nuclear, o uso do processo de deconvolução está em expansão, considerando sua importância para análises espectrométricas, principalmente para a Metrologia, atividade de extrema relevância para o país.
Referências
Bousfield, M. M. (2017). Deconvolução de traços sísmicos: análise, aplicação e estimativa de pulso. Mestrado em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Bracewell, R. (2000). The Fourier Transform and Its Applications. (3rd. Ed.). New York: McGraw-Hill.
Braga, C. C. (2001). Estudo de Redes Neurais para Aplicação em Espectrometria e Dosimetria de Nêutrons. Doutorado em Tecnologia Nuclear. Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo.
Brasil. (2025a). Banco de Teses e Dissertações (BTD). CAPES.
Brasil. (2025b) Pós-Graduação. http://antigo.cnen.gov.br/pos-graduacao. CNEN.
Carmo, J. R. (2011). Síntese, caracterização microestrutural e elétrica de compostos cerâmicos à base de soluções sólidas de titanato de estrôncio, titanato de cálcio e óxido de ferro. Doutorado em Tecnologia Nuclear. Instituição de ensino: Universidade de São Paulo.
Chikawa, R. U. (2013). Aplicações do método warren-averbach de análise de perfis de difração. Mestrado em Tecnologia Tuclear. Instituição de ensino: Universidade de São Paulo.
Dantas, J. E. R. (2010). Estudo e avaliação dos detectores de bolhas para medidas de campos de nêutrons. Mestrado em Engenharia Nuclear. Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Delgado, J. U. (2000). Probabilidades de Emissão X e Gama Determinadas por Espectrometria em Regiões Complexas. Doutorado em Engenharia Nuclear. Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fagnani, F. & Pandolfi, L. (2002). Recursive Deconvolution: An Overview of Some Recent Results. Conference: Analysis and Optimization of Differential Systems, IFIP TC7/WG7.2 International Worksing Conference on Analysis and Optimization of Differential Systems, Constanta, Romênia.
Gil, A. C. (2009). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6. ed.). São Paulo: Editora Atlas, 2008.
Junior, R. Desdobramento de espectros de nêutrons utilizando o método de monte carlo e redes neurais. Doutorado em Engenharia Nuclear. Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lelis, G. O. (1998). Fotoprodição de Nêutrons no Th-232 e U-238 com Radiação Gama de Captura de Nêutrons Térmicos no Intervalo de energia entre 5,61 à 10,83 MeV. Doutorado em Tecnologia Nuclear. Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo.
Maidana, N. L. (1993). Medidas de secções de choque medias no espectro de fissão do U-235, para algumas reações de limiar. Mestrado em Tecnologia Nuclear. Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo.
Mendes, L. M. M. (2021). Estudo das respostas de espectrômetros de Bonner com esferas de diferentes materiais poliméricos. Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais. Instituição de ensino: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear.
Mesquita, B. R. (2021). Estudo teórico das propriedades espectroscópicas e estruturais do LiF, EuF3, AF2 (A = Aa, Sr e Ba) dopados com Eu3+. Doutorado em Física. Instituição de ensino: Fundação Universidade Federal de Sergipe.
O'haver, T.(2007). Intro to Signal Processing - Deconvolution. Universityof Maryland at College Park.
Pagotto, I. (2021). Equivalente de dose pessoal Hp(10) no diagnóstico por imagem utilizando detectores osl baseados na fluorita brasileira. Mestrado profissional em Engenharia Biomédica. Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free ebook]. Santa Maria: Editora da UFSM.
Quina, A. J. A. (2016). Estudos das propriedades de termoluminescência (tl), ressonância paramagnética (EPR) e absorção ótica (AO) para caracterização do mineral monticelita. Mestrado em Tecnologia Nuclear. Instituição de ensino: Universidade de São Paulo.
Ramos, M. S. (2022). Aplicação de algoritmos na deconvolução de espectros para estimar probabilidades de emissão de fótons do Ra-223 em regiões complexas. Mestrado em Radioproteção e Dosimetria. Instituição de ensino: Instituto de Radioproteção e Dosimetria.
Razuck, F. B.; Ferreira, P. R. (2025). An evaluation of the scientific production on the presence of Radon in Brazilian ornamental rocks. Geosciences, 44(1).
Rodrigues, H. J. C. (1998). Aplicações da ressonância quadrupolar nuclear em duas dimensões. Doutorado em Física. Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo.
Santos, J. A. L. (2011). Deconvulação de espectros neutrônicos obtidos com o sistema EB-TLD utilizando algoritmo genético. Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares. Instituição de ensino: Universidade Federal de Pernambuco.
Semmler, R. (2006). Medidas das secções de choque de fotonêutrons do 9Be, 13C e 17O com radiação gama de captura de nêutrons térmicos. Doutorado em Tecnologia Nuclear. Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo.
Shitsuka, R. et al. (2014). Matemática fundamental para a tecnologia. (2ed). Editora Érica.
Silva, E. R. (2019). Algoritmo baseado em colônia de abelhas artificiais para deconvolução de espectros de nêutrons obtidos com esferas de bonner. Doutorado em Radioproteção e Dosimetria. Instituição de ensino: Instituto de Radioproteção e Dosimetria.
Silva, R. L. (2017). Padronização primária de radionuclídeos com decaimento complexo pelo método de coincidência pico-soma e espectrometria de fótons com detector GeHp. Doutorado em Radioproteção e Dosimetria. Instituição de ensino: Instituto de Rdioproteção e Dosimetria.
Silveira, T. B. (2018). Dosimetria in vivo utilizando EPID. Doutorado em Radioproteção e Dosimetria. Doutorado em Radioproteção e Dosimetria. Instituição de ensino: Instituto de Radioproteção e Dosimetria.
Simoes, R. F. P. (2018). Padronização absoluta do Ra-223 e calibração dos sistemas de referência do LNMRI. Doutorado em Radioproteção e Dosimetria. Instituição de ensino: Instituto de Radioproteção e Dosimetria.
Takiya, C. (2003). Problemas inversos em física experimental: a secção de choque fotonuclear e radiação de aniquilação elétron-pósitron. Doutorado em Física. Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo.
Urrejola, L. D. C. L. H. (2006). Efeitos da irradiação gama na b-lactoglobulina: modificações estruturais e agregação. Doutorado em Alimentos e Nutrição. Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas.
Varas, L. J. R. (2016). Emprego de funções normais multivariadas no estudo da fragmentação de moléculas contendo enxofre ionizadas por elétrons e fótons. Doutorado em Química. Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Wiener, N. (1964). Extrapolation, Interpolation, and Smoothing of Stationary Time Series. Cambridge, Mass: MIT Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Max Santos Ramos, José Ubiratan Delgado, Fernando Barcellos Razuck

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
