Aromas e sua influência positiva para a recuperação do físico e mental dos policiais do Comando de Policiamento da Área (CPA) Norte de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v14i12.50116

Palavras-chave:

Aromaterapia, Saúde ocupacional, Policiais, Bem-estar, Práticas integrativas.

Resumo

A aromaterapia é uma prática integrativa reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares, que utiliza óleos essenciais para promover equilíbrio físico, mental e emocional. O objetivo geral foi analisar os efeitos da aromaterapia na redução do estresse e na melhoria do bem-estar psicológico desses profissionais. A metodologia consistiu em uma atividade extensionista, com abordagem qualitativa e descritiva, em que foram utilizados aromas de lavanda, capim-limão e mandarina durante uma roda de vivência sensorial e observação direta das reações dos participantes. Este estudo delimita-se à aplicação dessa prática como estratégia de promoção da saúde entre policiais militares do Comando de Policiamento da Área Norte, em Manaus. Os resultados indicaram redução de ansiedade, melhora do humor, sensação de relaxamento e fortalecimento das relações interpessoais. Conclui-se que a aromaterapia pode ser incorporada como prática complementar na saúde ocupacional, promovendo qualidade de vida e equilíbrio emocional entre os policiais.

Referências

Almeida, L. C., & Santana, M. P. (2021). Aromaterapia como recurso terapêutico na redução de estresse em comunidades de alta vulnerabilidade social. Revista Enfermagem Atual, 93(31), 65–74.

Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. (2014). Saúde da família: manual de orientação. Ministério da Saúde.

Costa, R. A., & Vieira, J. P. (2022). Necessidades da comunidade e práticas integrativas: a aromaterapia no contexto da atenção primária. Revista Brasileira de Enfermagem Comunitária, 16(3), 45–56.

Fernandes, A. (2021). Potencialidades do policiamento comunitário na redução do uso da força pelas polícias militares. Revista Brasileira de Segurança Pública, 15(2), 160–177.

Ferrari, C. K. B. (2019). Análise da implementação de políticas públicas de promoção da saúde comunitária no Brasil. Revista Panorâmica On-line, 1.

Gaya, A. C. A & Gaya, A. R. (2018). Relato de experiência. Editora CRV.

Gomes, A. J. C. (2025, maio 15). O policiamento comunitário aliado ao uso de novas tecnologias. JusBrasil.

Gouveia, L. D. G., & Sousa, M. N. A. de. (2025). Desafios da saúde comunitária: uma avaliação das fragilidades e demandas no território da UBS Aderban Martins de Medeiros em Patos-PB. Revista Brasileira de Filosofia e História, 14(1), 76–82.

Lima, F. C., & Batista, J. C. (2024). Aromaterapia na promoção da saúde e prevenção de agravos: experiências em comunidades urbanas. Revista Saúde em Debate, 48(136), 210–223.

Lopes, C. A., & Gomes, F. M. (2021). Demandas da comunidade e terapias complementares: estudo de caso sobre o uso de óleos essenciais. Revista Ciência & Saúde, 9(1), 34–48.

Oliveira Junior, A. de (Org.). (2016). Instituições participativas no âmbito da segurança pública: programas impulsionados por instituições policiais. Ipea.

Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free ebook]. Santa Maria. Editora da UFSM.

Raújo, T. T. F. (2019). Programa vizinhança solidária: polícia comunitária e mobilização social no estado de São Paulo. Biografia.

Rosa, M. C., & Silva, A. P. (Orgs.). (2017). Participação social e políticas locais: desafios e experiências. Editora X.

Santos, J. T. V. (2017). Programa de polícia comunitária no Brasil: avaliação de propostas de políticas públicas de segurança (2ª ed.). Multiideia.

Souza, J. M., & Almeida, P. H. (2023). Aromaterapia como recurso terapêutico complementar: revisão integrativa. Revista Saúde e Desenvolvimento, 14(2), 55–68.

Zanchetta, M. S., et al. (2024). Inovação na prática da enfermagem em saúde comunitária brasileira durante a pandemia: uma revisão rápida. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 28, e20240011.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Como Citar

Aromas e sua influência positiva para a recuperação do físico e mental dos policiais do Comando de Policiamento da Área (CPA) Norte de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 14, n. 12, p. e06141250116, 2025. DOI: 10.33448/rsd-v14i12.50116. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/rsd/article/view/50116. Acesso em: 5 dez. 2025.