Cuestiones de matemáticas en pruebas de admisión a la Escuela Politécnica Superior de la Universidad Federal de Santa Maria (2015-2020): un análisis a partir de los registros de representación semiótica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10177

Palabras clave:

Ensenãnza; Conceptos/contenidos matemáticos; Contextualización; Registros de representación semiótica; Análisis de contenido.

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo analizar las cuestiones de Matemáticas en las pruebas de selección para el ingreso al Bachillerato en el Colegio Politécnico de la Universidad Federal de Santa María (UFSM), en el período de 2015 a 2020, de acuerdo con los registros de representación semiótica y los principios del enfoque cualitativo, de carácter bibliográfico, siguiendo los supuestos del Análisis de Contenido. Para ello, se consideran tres categorías de análisis: Conceptos/contenidos involucrados, Contextualización y Registros de representacion semióticas movilizadas y transformaciones de tratamiento y conversión. Entre los resultados, se identifica que los conceptos de aritmética y álgebra, así como el área de figuras planas, son los más discutidos; parece que la mayoría de las cuestiones no contienen contextualización, las que sí se relacionan, de manera más expresiva, con las prácticas sociales, pero también con la matemática misma, la historia u otras disciplinas. Además, existe una variedad de registros de representación que deben movilizarse para resolver problemas y que la mayoría requieren transformaciones de conversión cognitiva para resolverlos.

Biografía del autor/a

Juliana Gabriele Kiefer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática - licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017), pós-graduação latu sensu em Metodologia do ensino de matemática pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela UFSM (2020). Participou do Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSM, do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP, de oficinas de acompanhamento pedagógico dos Programas Mais Educação, Novo Mais Educação, Mais Alfabetização e Fortalecendo a Aprendizagem em escolas dos municípios de Agudo/RS e Paraíso do Sul/RS. Foi professora na rede municipal de Agudo em 2018 e 2019, ministrando a disciplina de Matemática para anos finais do Ensino Fundamental e também foi tutora a distância no Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, na modalidade Educação a Distância. Atualmente é aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense-Campus Visconde da Graça e participa do Grupo de Pesquisas EMgep.

Fabíola Cristiane Forsch, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Atualmente atua como tutora a distância no curso de Licenciatura em Matemática EAD do Instituto Federal Farroupilha.

Lisiane Daniela Böck , Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017), Pós graduação em Metodologia do Ensino de Matemática - Nível Especialização pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2019) e Pós Graduação em Matemática - Nível Mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2020). Participou do Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSM e do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP. Atualmente é tutora a distância no Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e professora de Matemática no Município de Silveira Martins.

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática.

Citas

Almouloud, S. A. (2014). Contexto e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Recuperado de https://novaescola.org.br/conteudo /567/contexto-e-contextualizacao-nos-processos-de-ensinoe-aprendizagem-da-matematica.

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Borba, M. C., Araújo, J. L. (2019). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática (6a ed). Belo Horizonte: Autêntica.

Brasil, S. E. F (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 1° e 2° ciclos. Brasília: MEC/SEF.

Brasil, S. E. F (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF.

Brasil. M. E. (2002) PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB.

Brasil. M. E. (2006) Orientações Curriculares do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB.

Brasil (2010). Guia de livros didáticos: PNLD 2011 - Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica.

Breunig, R. T., Nehring, C. M (2012). Análise de questões do SAERS e o ensino de álgebra na perspectiva dos registros de representação. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 07 (1), 48-61. Recuperado de https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p48.

Duval, R. (1998). Graphiques et équations: l’articulation de deux registres. Annales de Didactiques et de Sciences Cognitives, Strasbourg, (1), 235-253.

Duval, R. (2003). Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Machado, S.D.A. (Org.). Aprendizagem em matemática: Registros de representação semiótica. Papirus.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

Henriques, A., Almouloud, S. A. (2016). Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. Ciênc. educ. (Bauru), 22(2), 465-487. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160020012.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019). Manual do Candidato, Colégio Politécnico. Recuperado de: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/349/2019/09/Manual-do-Candidato-Ensino M%C3%A9dio-vers%C3%A3o-para-publica%C3%A7%C3%A3o.pdf.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2020). Site do Colégio Politécnico da UFSM. Recuperado de: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/politecnico/ .

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015-2020). Provas de Seleção (2015 – 2020) do Colégio Politécnico. Recuperado de: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/pol itecnico/processo-seletivo/.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2020). Projeto Pedagógico do Colégio Politécnico da UFSM. Recuperado de: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/politecnico/ .

Kasprzykowski, A. G. de A. (2014). Análise comparativa da prova de matemática do ENEM e do vestibular da UFRJ [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro].

Lopes, T. B., Alves, A. C. T., Leão, M. F. & Dutra, M. M. (2018). Análise quanto à pseudo contextualização nas provas da primeira fase das três últimas edições da OBMEP (2015-2017). Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino, (4).

Hiane, P. (2012). Questões de matemática da UFMS e ENEM: uma análise da avaliação por conteúdos e por outras competências. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Rio Grande do Sul].

Deleprani, M. (2012). As provas de matemática do ENEM: conteúdos, dificuldades e influencias para o currículo do ensino médio. [Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy].

Publicado

28/11/2020

Cómo citar

KIEFER, J. G.; FORSCH, F. C.; BÖCK , L. D.; MARIANI, R. de C. P. . Cuestiones de matemáticas en pruebas de admisión a la Escuela Politécnica Superior de la Universidad Federal de Santa Maria (2015-2020): un análisis a partir de los registros de representación semiótica. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e59291110177, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.10177. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10177. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Ciencias de la educación