The principles of Good Living in the relationship with women's protagonism

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25508

Keywords:

Bem Viver; Movimentos Sociais; Valorização; Quilombola women.

Abstract

This article seeks to discuss, from a theoretical-practical perspective, the principles of Good Living in relation to the protagonism of women from the Arruda quilombo. We do so, with an interest in reflecting on the Social Movement of Quilombola Women in the community of Arrudas - CE, in light of the precepts of Good Living. The option is to focus on the political dimension of their claims and proposals, seeking to make the analysis contribute to reflecting on public policies in their own terms. Furthermore, the collective action and its self-attribution as quilombola women are analyzed, taking into account possible connections and disconnections with other feminisms, in order to trace the logic of politics in face of the valorization of the role of women. This analysis allows us to glimpse how quilombola women move between these two logics of action, but it also encourages scheduling discussions that are anthropologically related to the relationship between ontology and politics. To account for this research interest, we adopted a literature review with qualitative contributions as a methodology. Finally, we can affirm the relationship between the women's social movement and the precepts of Bem Viver.

Author Biographies

João Leandro Neto, Universidade Federal do Cariri

Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (Proder/UFCA), na linha de pesquisa: saúde, estado e sociedade. Filósofo e Pedagogo. Especialista em Gestão Escolar e Gestão de Políticas Públicas. Atualmente é professor da rede municipal de Araripe-CE. Tutor a distância da Universidade Aberta do Brasil em convênio com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA). Membro do conselho editorial da Revista África e Africanidades (RAA). Compõe o Grupo de Pesquisas Observatório do Bem Viver da Universidade Regional do Cariri (URCA). Realiza pesquisas com temas voltados à filosofia da educação, patrimônio histórico e ancestralidade na Escola Santa Verônica (Comunidade Quilombola do Sítio Arruda em Araripe-CE)

Francisca Laudeci Martins Souza, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (1991), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é Professora do Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri - Produtor / UFCA e Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência nas áreas de Economia e Educação. No campo da Economia se dedica aos temas da Economia Regional, Urbana e do Meio ambiente, atuando principalmente nos temas relacionados ao desenvolvimento local sustentável, políticas públicas, agricultura familiar, desenvolvimento regional, condições de vida, economia solidária sustentabilidade e o bem viver. Atua como consultora e mentoring, numa perspectiva pós-positivista da ciência, educação e do sabre. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Constelar-i: Observatório do Bem Viver.

Victoria Régia Arrais de Paiva, Universidade Federal do Cariri

Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É docente efetiva da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Curso de Administração Pública e Gestão Social, e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder). Colabora na coordenação da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS) da UFCA. Atualmente, faz estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Sociologia e metodologias da pesquisa social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, economia solidária, gestão social, sustentabilidade, bem viver e avaliação de políticas públicas.

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro, Centro Universitário Paraíso do Ceará

Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2015). Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003). Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1995). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1991). Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pelo Centro Universitário Paraíso do Ceará (UNIFAPCE), Psicologia Aplicada - Psicodiagnóstico Infantil (1998), Psicopedagogia (2002) pela Universidade Federal do Ceará. Título de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2002) e Neuropsicologia (2008) pelo Conselho Federal de Psicologia. Experiência em Gestão e na Docência do Ensino Superior na Área da Psicologia Clínica/Organizacional e do Trabalho. Coordenadora do Curso de Psicologia, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Docente de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Paraíso do Ceará (UniFAPCE). Docente Colaboradora do PPG em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA) na linha de pesquisa Saúde, Estado e Sociedade. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Coordenadora do Núcleo de estudos e pesquisa em Subjetividades, Bioética e Políticas Públicas (NESBPOP). Coordenadora do Núcleo de estudo, pesquisa e extensão de Direito e da Psicologia sobre Métodos de Gestão de Conflitos (PSIJUS). Membro do Comitê de Pesquisa e do Núcleo de estudos sobre Cultura, Consumo e Trabalho (NECCT) da UNIFAPCE. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e da Associação Brasileira do Ensino de Psicologia (ABEP). Membro efetiva da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Conhelho Municipal de Saúde do município de Juazeiro do Norte/CE. Avaliadora ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) - Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG) para atos de autorização de cursos representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. INEP/MEC e elaboradora de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) da Educação Superior para a construção dos instrumentos de Avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Atua na área da Psicologia Clínica e do Trabalho. Docente convidada da Pós-Graduação dos cursos de Psicologia e áreas afins.

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Pós - Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). É professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ e dos Programas de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Educação PMPEDU/URCA, PROFHISTÒRIA/URCA e PRODER/UFCA. Pesquisa nas áreas de: Educação, com ênfase em História da Educação, Política Educacional e Formação de Professores; Saúde e Violência; Feminino e Violência; Infância - adolescência e Violência. Atua em ações de Extensão nas áreas de: Educação e Saúde; Educação e movimentos sociais.

Cicera Nunes, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2010). É Mestre em Educação Brasileira também pela Universidade Federal do Ceará (2007). Pedagoga e Especialista em Arte-Educação pela Universidade Regional do Cariri (2003). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2020/2021).Foi professora da educação básica da rede municipal e particular de Juazeiro do Norte (2000-2008), da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2008-2010) e da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010-2011). Atualmente é Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais - NEGRER/URCA. Coordenadora Geral do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra (2014-2020). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED.Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e patrimônio afrodescendente, educação das relações étnico-raciais, reisados e congadas, formação de professores e o ensino da história e cultura africana e afrodescendente.

References

Acosta, A. (2016). O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária/Elefante.

Acosta, A.; & Brand, U. (2018). Pós-extrativismo e decrescimento: saídas do labirinto capitalista. São Paulo: Elefante.

Da Graça Costa, M. (2018). Agroecologia, (eco)feminismos e Bem-viver: emergências descoloniais no movimento ambientalista brasileiro. In: Anais eletrônicos, Seminário Internacional Fazendo Gênero, Florianópolis. http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1500257660_ARQUIVO_Agroecologia,ecofeminismosebem-viver-emergenciasdescoloniaisnomovimentoambientalistabrasileiro.pdf.

Da Silva, S. A. (2019). O protagonismo das mulheres quilombolas na luta por direitos em comunidades do Estado de São Paulo (1988-2018). Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/22324/2/Silvane%20Aparecida%20da%20Silva.pdf.

De Pádua, E. M. M. (2019). Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Papirus Editora.

Dos Santos Muniz, I. N. (2019). Atuação das mulheres negras e quilombolas na luta pela terra no Brasil. Emblemas, 16, (1), 102-106. https://www.revistas.ufg.br/emblemas/article/view/56632.

Dos Santos, R. W. (2016). As Mulheres Quilombolas e a Economia Solidária numa Perspectiva de Cultura na Sociedade Ocidental. Revista Fatec De Tecnologia E Ciências, 1, (1), 4-21. https://fatecba.edu.br/revista-eletronica/index.php/rftc/article/view/17.

Durand, M. K.; & Heidemann, I. T. S. B. (2020). Mulheres Quilombolas e o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 29. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0270.

Fernandes, S. L.; Galindo, D. C. G.; & Valencia, L. P. (2020). Identidade quilombola: atuações no cotidiano de mulheres quilombolas no agreste de alagoas. Psicologia em Estudo, 25, 1-15. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.45031.

Fernandes, S. L.; & Santos, A. O. (2020). Itinerários terapêuticos de mulheres quilombolas do agreste alagoano, Brasil. Interfaces Brasil/Canadá, 16, (2), 127-143.

Ferreira, M. R. D. S.; Eiterer, C. L.; & Miranda, S. A. (2020). Raça e gênero na construção de trajetórias de mulheres quilombolas. Revista Estudos Feministas, 28, (3), 1-13. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n363121.

Freitas, T. L. (2018). Questões de gênero e raça nos quilombos: o caso das mulheres quilombolas de Mostardas/RS. In: Anais eletrônicos do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade. Rio Grande: Ed. da FURG.

Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas.

Guedes, A. C. B. (2018). Mulheres quilombolas e uso de plantas medicinais: práticas de cura em Santa Rita de Barreira/PA. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil. http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/10283/1/Dissertacao_MulheresQuilombolaUso.pdf.

Hooks, B. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes.

Manfrinate, R.; & Sato, M. (2012). A caminhada das mulheres quilombolas de mata cavalo delineando seu território por entre as trilhas da educação ambiental, Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient, 28, (1), 48-61. http://repositorio.furg.br/handle/1/3799.

Nascimento, M. B. (2018) [1985]. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. 1985. In: Beatriz Nascimento, Quilombola e Intelectual: Possibilidades nos dias da destruição. Maria Beatriz Nascimento. Diáspora Africana: Editora filhos da África.

Passold, S. B. C. (2017). Desapocadas: concepções de beleza e conhecimentos tradicionais de mulheres quilombolas do Puris-MG. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. https://repositorio.unb.br/handle/10482/31151.

Rancière, J. (1996). O Desentendimento: Filosofia e Política. São Paulo: Editora 34.

Ribeiro, D. (2016). Feminismo negro para um novo marco civilizatório. SUR 24, 13, 24, 99-104. https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2017/02/9-sur-24-por-djamila-ribeiro.pdf.

Solón, P. (2019). Alternativas sistêmicas: Bem Viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização. Tradução de João Peres, São Paulo: Elefante.

Urpia, A. M. de O.; Santos, K. B.; & Carneiro, S. R. de O. (2021). “O imperativo de contar”: uma pesquisa-ação com mulheres e crianças quilombolas. Educar em Revista, 37, 1-22. https://doi.org/10.1590/0104-4060.75599.

Published

14/01/2022

How to Cite

LEANDRO NETO, J. .; SOUZA, F. L. M.; PAIVA, V. R. A. de; PINHEIRO, A. de A. G.; QUEIROZ, Z. F. de; NUNES, C. The principles of Good Living in the relationship with women’s protagonism. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e52311125508, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i1.25508. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25508. Acesso em: 29 apr. 2024.

Issue

Section

Human and Social Sciences