Gamificación y proceso de enseñanza: supuestos sobre la enseñanza de las Matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24613

Palabras clave:

Gamificación; Matemáticas; Enseñanza de las matemáticas; Proceso de aprendizaje.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo discutir el proceso de gamificación y sus contribuciones a la enseñanza de las matemáticas. Se trata de una investigación bibliográfica con producciones científicas publicadas entre los años 2015 a 2020, que sustenta la descripción y reflexión de dichos estudios. Los resultados muestran que, ante una audiencia joven insertada en las tecnologías digitales, en la que los juegos representan uno de los segmentos más preferidos de esta audiencia, existe la necesidad de aportes de las prácticas pedagógicas en la enseñanza de las matemáticas a través del proceso de gamificación, contemplando la realidad vivida por estos jóvenes hoy. En este sentido, la gamificación se ha mostrado cada vez más eficaz y eficiente en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas para estos jóvenes en el contexto educativo. Por lo tanto, se resalta cuánto contribuye significativamente la gamificación a la enseñanza de las matemáticas, pero presenta algunas dificultades que aún deben enfrentar los docentes cuando se utiliza en el aula.

Biografía del autor/a

Lucas Alves Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em licenciatura em matemática pelo pelo Instituto Federal do Ceará, Campus Crateús (2021), formação no curso técnico em edificação pelo Instituto Federal do Ceará, Campus Crateús (2017).

Francisco Jucivanio Félix de Sousa, Universidade do Vale do Taquari

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino - PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa de Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGP/UFJF, especialista em Gestão de Políticas Publicas pela UFJF e em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Administração de Empresas (2012) pela Universidade Federal do Ceará e Licenciado em Matemática (2004) pela mesma universidade. Professor do Instituto Federal do Ceará campus Maracanaú.

Claudelí Mistura, Universidade do Vale do Taquari

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Petrolina/PE (2011) e Mestrado acadêmico em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria/RS (2014). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (PPGEnsino/UNIVATES), campus Lajeado/RS (2020) na Linha de Pesquisa Formação de professores, estudo do currículo e avaliação. Bolsista modalidade I pelo PROSUC/CAPES. Atuou como professora na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Cruz Alta/RS (2014-2020), como coordenadora no curso de Pós-Graduação Lato Sensu Multidisciplinar em Oncologia e como professora no curso de Pós-Graduação Lato Sensu Cuidado ao Paciente em Situações Críticas de Vida na UNICRUZ (2015-2018). Coordenou projetos de Pesquisa e de Extensão com Bolsas Institucionais (PIBIC e PIBEX) durante seu trabalho docente e o Grupo de Estudos em Metodologias Ativas, Inventivas e Híbridas (GEMAIH) na UNICRUZ (2018-2020). Tem experiência em atividades pedagógicas teórico-práticas no Ensino Superior, com ênfase em Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, Enfermagem Familiar, Enfermagem Oncológica com ênfase no câncer de mama e do colo do útero, Saúde Coletiva, Sistema Único de Saúde (contexto histórico, legislação e programas assistenciais), Epidemiologia, História e Teorias da Enfermagem, Educação em Saúde no cenário da Estratégia Saúde da Família, de Escolas e de Unidades Prisionais (Penitenciária, Presídio e Cadeia) tanto para homens quanto para mulheres, Cuidado em Saúde à População Rural, Metodologia do Ensino Superior, Metodologias Ativas, Estratégias de Ensino e de Aprendizagem e Pesquisas de Abordagem Qualitativa.

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português e Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), Especialização e Ensino de Literatura (2001) e Especialização em Gestão Universitária (2007), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação, também pela PUC-RS (2010). Atualmente é docente permanente na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e, além disso, professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas , do Mestrado em Ensino e do Doutorado em Ensino, da mesma IES. Tem experiência docente, com ênfase em Metodologias Ativas de ensino e de aprendizagem, Empreendedorismo, Metodologia do Ensino Superior, Produção Textual e Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação empreendedora, empreendedorismo, metodologias ativas, leitura e produção textual e gestão no ensino.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade do Vales do Taquari (UNIVATES). Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde, do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do PPGEnsino da Univates. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

Citas

Alves, F. (2015) Gamification - como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática. 2ª ed. São Paulo: DVS.

Avila, L. A. B. et al. (2017). A interdisciplinaridade na escola: dificuldades e desafios no ensino de ciências e matemática. Revista Signos, Lajeado, 38(1), 9-23.

Barbosa, F. E.; Pontes, M. M.; Castro, J. B. (2020). A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente (RPD). Confresa, 5(3), 1593-1611.

Brosseau, G. (1996). “Fundamentos e métodos da didática da matemática”. In: Brun, J. Didática das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, p. 35-113.

Busarello, R. I. et al. (2014). A gamificação e a sistemática de jogo. In: Fadel, L. M. et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural.

Esquivel, H. C. da R. (2017). Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental. Dissertação de Mestrado - Curso de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

Fardo, M. L. (2013). A Gamificação como estratégia pedagógica: Estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino. 2013. Dissertação de Mestrado - Curso de Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul.

Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson.

Gee, J. P. (2009). Bons videogames e boa aprendizagem. Revista Perspectiva, Florianópolis, 2791), 167-178.

Gomes, M. S. (2017). Gamificação e Educação Matemática: uma reflexão pela ótica das teorias das situações didáticas. Dissertação de Mestrado - Curso de Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

Griffin, D. (2014). Gamification in E-Learning. Ashridge Business School. Acesso em 28 de junho de 2021 de http://www.ashridge.org.uk/Website/Content.nsf/wELNVLR/Re-sources:+Gamification+in+e-Learning?opendocument.

McGonical, J. (2012). A realidade em jogo - por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Trad. Eduardo Rieche. Rio de Janeiro: Best Seller.

Mozer, M., & Nantes, E. A. S. (2019). Gamificação no Ensino de Matemática: das Diretrizes Curriculares do Paraná à sala de aula, via Plano de Trabalho Docente. Research, Society and Development, 8(4), e4584883. https://doi.org/10.33448/rsd-v8i4.883

Prensky, M. (2012). Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac.

Kapp, K. M. (2012). The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education.

Kenski, V. M. (2003). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus.

Santos, A. C. & Magedanz, A. (2018). Metodologias ativas e qualificação docente: Um estudo de caso. Revista Signos, 39(2), 56-71.

Sousa, F. G. M., Erdmann, A. L. & Magalhães, A. L. P. (2019). Capítulo 4 – Contornos conceituais e estruturais da pesquisa qualitativa. In: Lacerda, M. R; Constenaro, R. G. S. Metodologia da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá.

Tomelei, B. V. (2017). V. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. Ead em Foco, Niterói, 7(02).

Zichermann, G. & Linder, J. (2013). The gamification Revolution how leaders leverage game mechanics to crush the competition. The McGraw-Hill Companies, Inc.

Zichermann, G. & Cunningham C. ( 2013). Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. O′Reilly.

Publicado

02/01/2022

Cómo citar

LIMA, L. A.; SOUSA, F. J. F. de; MISTURA, C.; MARTINS, S. N. .; DEL PINO, J. C. Gamificación y proceso de enseñanza: supuestos sobre la enseñanza de las Matemáticas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e7811124613, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i1.24613. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24613. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Ciencias de la educación