Gamificação como prática de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1109

Palavras-chave:

Gamificação; Tecnologia; Aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho buscou apresentar uma importante reconfiguração do ensino na era atual em relação à tecnologia: a inserção da prática da gamificação no ensino. Este estudo ocorreu a partir de uma breve contextualização referente à inserção da tecnologia no ensino e de como ele se construiu ao longo da história até os dias de hoje. Desse modo, o objetivo foi compreender as práticas relacionadas à prática da gamificação no contexto do ensino, visando responder a problemática de “como gamificar?”, para tanto valendo-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. A partir desta situação, como resultado foi possível analisar e revelar diferentes aplicações recorrentes dessa prática, pontualmente voltadas à aprendizagem. A pesquisa também esclareceu o aumento do interesse e da motivação de jovens estudantes, que diariamente são expostos à gamificação no ambiente escolar, trazendo um novo formato de educação e de engajamento.

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Publicado

16/05/2019

Como Citar

MASSÁRIO, M. S.; BARRETO, C. H. da C.; KNOLL, G. F.; GHISLENI, T. S. Gamificação como prática de ensino. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 7, p. e12871109, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i7.1109. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1109. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais