O perfil do professor da rede municipal de Fortaleza a partir da sua prática leitora pautada na BNC formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v12i1.39300

Palavras-chave:

Prática leitora; Formação docente; BNC – formação.

Resumo

O presente artigo busca analisar como os docentes da Rede Municipal de Fortaleza exercem suas práticas leitoras em consonância com a sua área de formação e como elas repercutem em suas atuações, em sala de aula. Para tal, usamos a BNC Formação como ponto de análise, considerando os seus três eixos norteadores: Conhecimento, Prática e Engajamento. Percebemos a leitura como um arcabouço para expandir o conhecimento do professor em torno da sua experiência, bem como um elemento de fundamental importância na construção da aprendizagem do discente, atribuindo novas concepções sobre a realidade. Como objetivos específicos deste trabalho, buscamos analisar as características dos três eixos da BNC Formação que norteiam a formação continuada dos professores; identificar as possíveis lacunas na formação continuada do professor da Rede Municipal de Fortaleza, referentes às suas práticas leitoras e contrapor os perfis dos docentes da Rede Municipal de Fortaleza nos segmentos da Educação Básica. Para o desenvolvimento metodológico, realizamos um questionário no Google Forms, em que tivemos a participação de docentes dos três segmentos da Educação Básica, (Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II). Como resultados e discussões do artigo, propomos analisar, por meio das devolutivas obtidas pelo questionário, como as leituras executadas pelos docentes influencia e são influenciadas pelas suas formações.

Biografia do Autor

Maria Aurigelina Costa Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, pelo IFCE. Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza.

Tatiana Silva Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, pelo IFCE. Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza.

Andrea Moura da Costa Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Pós- Doutoramento em Educação Profissional -IFCE; Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - Linha de pesquisa Avaliação Educacional / Eixo Avaliação Institucional - Mestre em Administração. .Atualmente, Vice-Coordenadora da pós-graduação Mestrado profissional em Ensino(IFCE/ UNILAB). Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará.

Igor de Moraes Paim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação (UNESP-Marilia), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e Bacharel em Direito (UFC). Professor efetivo do Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Maranguape). É diretor do Centro de Referência em Educação a Distância, localizado na reitoria do IFCE. Tem interesse de pesquisas em, Educação Geral, Educação Inclusiva, Metodologias Ativas, Altas Habilidades/Superdotação, Desenvolvimento Moral e Tecnologias Digitais Aplicáveis a Educação. 

Referências

Alves, V. M. S., et al. (2022). A formação de professores na Base Nacional Comum (BNC-FORMAÇÃO): impasses para execução dos itinerários formativos. In: Carvalho, C. M. N. (2022). Veredas e (re)configurações da formação docente [livro eletrônico]. 1, cap. 2, 81-110. https://www.academia.edu/83094412/Veredas_e_re_configura%C3%A7%C3%B5es_da_formA%C3%A7%C3%A3o_docente.

Bandeira, M. Á., & Portilho, R. (2020). Concepções de leitura e formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental nos documentos oficiais de ensino. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, 22(1), 171-188.

Brasil. Ministério da Educação. Proposta de novas normas para a formação do professor avança. http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/bnc-professor.

Brasil. Parecer CNE/CP nº 22/2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECPN222019.pdf?query=LICENCIATURA>.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Camargo, F., & Daros, T. (2018). A sala de aula inovadora-estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Penso Editora.

Cassol, C. M. P. O hábito da leitura na formação do professor. 2011. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/1495.

Ceará. Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: Ensino Fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019.

Confessor, R. S. G. Competência Leitora: O que deve fazer a escola para formar leitores competentes?

Demo, P. Leitores para sempre. Porto Alegre, Mediação, 2006.

Freire, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª edição. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1989. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v 4)

Libâneo, J. C. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. (28a ed.). Loyola Jesuítas, 2014.

Melo, F. S., Batista, A. V., & Santos, A. J. Desenvolver a competência leitora: perspectivas sobre o ensino de leitura e a formação de leitores. VI Congresso Nacional de Educação – CONEDU. 2019.

Mota, P. A. T., Barbosa, T., Dublante, C. A. S., dos Reis Ribeiro, D., da Silveira, F. M., de Carvalho Almada, F. D. A., & de Oliveira Silva, I. M. (2021). O desafio da formação docente. Research, Society and Development, 10(12), e193101220238-e193101220238.

Moura, C. D. F. S. O., & Lopes, A. A. L. (2020). A importância e a formação do professor-leitor. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, 8(2).

Novikoff, C. (2010). Pesquisa qualitativa: uma abordagem teórico-metodológica na educação. Anais IV SIPEQ.

Santos, R. B. O., de Oliveira, H. C., de Jeus Carvalho, J., Jorge, R. S., Guimarães, E. O., da Silva Cunha, I. M., & da Silva, K. S. B. (2021). A importância da leitura na sala de aula. Research, Society and Development, 10(4), e33510414129-e33510414129.

Schwarzbold, C. Desenvolver a competência leitora: desafio ao professor do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – Especialização. Pelotas. 2011.

Silva, F. (2012). O professor leitor e a formação de novos leitores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)–Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira: UEPB.

Saviani, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Autores Associados, 2021.

Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. (17a ed.), Vozes, 2014.

Vieira, L. B. (2016). Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: documentos oficiais e discursos docentes do município de Serra/ES.

Vygotsky, L. S. (2010). Pensamento e linguagem.

Downloads

Publicado

01/01/2023

Como Citar

FREIRE, A. dos S. .; ALVES, M. A. C. .; ALVES, T. S. .; SOUZA, A. M. da C. .; PAIM, I. de M. . O perfil do professor da rede municipal de Fortaleza a partir da sua prática leitora pautada na BNC formação. Research, Society and Development, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e5512139300, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i1.39300. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39300. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino e Ciências Educacionais