Incorporação das mecânicas de jogos como ferramenta de engajamento de alunos em sistemas de ensino à distância: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40213

Palavras-chave:

Mecânica de Jogos; Gamificação; Educação à Distância; Engajamento; Ensino.

Resumo

O uso da gamificação como metodologia para engajamento de alunos em contextos de não jogos tem sido muito utilizada e pesquisada nos últimos anos. No entanto, para que um projeto de gamificação seja implementado com sucesso, é necessário compreender, da melhor forma possível, a utilização da mecânica de jogos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), de cursos de Educação à Distância. Este artigo é resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura, a partir da qual foram analisados 14 estudos que apresentam a correlação entre a utilização da mecânica de jogos e o engajamento de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Conclui-se que a utilização da mecânica de jogos, pelo uso da gamificação, tem proporcionado um maior envolvimento dos alunos que utilizam os sistemas de aprendizagem gamificados.

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Publicado

11/02/2023

Como Citar

PONTES, F. da S. .; FONSECA, L. C. C. .; SILVA, W. de A. da . Incorporação das mecânicas de jogos como ferramenta de engajamento de alunos em sistemas de ensino à distância: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, [S. l.], v. 12, n. 2, p. e26412240213, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i2.40213. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40213. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra