O encontro com o outro na literatura: Os Borges cara a cara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v13i3.45363

Palavras-chave:

Intertextualidade; Antropofagia; Ficcionalização; Jorge Luis Borges.

Resumo

Na Literatura Comparada as relações entre autores e obras não partem da dicotomia original-cópia, isso porque assim como a função do autor e o próprio fazer artístico foi sendo modificado ao longo dos tempos, a maneira como a escrita e a leitura estão correlacionadas passou por uma reavaliação. Dessa forma, a criação textual é entendida como dependente do trânsito em bibliotecas alheias que possibilita que os elementos textuais sejam apropriados e ressignificados dentro do novo contexto de produção. Assim, o presente trabalho, realizado mediante a metodologia qualitativa de cunho bibliográfico de Literatura Comparada, tem como objetivo discutir a apropriação da imagem autoral de Jorge Luís Borges pelo autor Antônio Fernando Borges no conto Com toda certeza, quem sabe. Foram utilizados como suporte teórico os estudos de Namorato (2011), Bakhtin (2022), Jobim (2020), dentre outros. Teve como resultado a compreensão de que mediante a inserção na biblioteca alheia, um autor-leitor pode ser classificado como antropófago literário, uma vez que realiza processos de deglutição do alimento artístico de seu antecessor para construir sua escrita, sendo esta distinta e, ao mesmo tempo, próxima da outra por questões estéticas e autorais. Ante a isso, concluiu-se que ao retomar as técnicas de escrita borgeana, como é o caso da (auto) ficcionalização, Antônio Fernando Borges se insere na literatura como um autor-leitor que Jorge Luis Borges e também como propagador da ecoante voz literária do autor argentino.

Referências

Alós, A. P. (2006) Texto literário, texto cultural, intertextualidade. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. 4(6), 01-25. https://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_6_texto_literario.pdf.

Andrade, O. (2021). Manifesto antropofágico. In: Gonçalves, J.F. (Org.) Manifestos Modernistas: Semana de Arte Moderna: 100 anos. Editora Serra Azul LTDA.

Bakhtin, M. (2022). Problemas da obra de Dostoiévski (Versão de 1929). Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório e posfácio de Shiela Grillo. São Paulo: Editora 34.

Bastos, H. (2011). O “som não”: literatura e mimese numa canção de cardoso. IN: Bastos, H; Araújo, A. de F. B (Orgs.) Teoria e prática da crítica literária dialética. Brasília: Editora UnB.

Bitarães Netto, A. (2004). Antropofagia oswaldiana: um receituário estético e científico. Annablume.

Borges, A. F. (1996). Que fim levou Brodie? Record.

Borges, J. L. Obras Completas (1923-1972). Emecé, 1974.

Brescia, P. (2008). Borges deviene objeto: algunos ecos. Variaciones Borges, Pittisburgh, (26), 125-144. https://www.borges.pitt.edu/sites/default/files/Brescia.pdf.

Burnet, J. (1994). O Despertar da Filosofia Grega. Trad. Mauro Gama. Siciliano.

Carvalhal, T. F. (2010). Literatura Comparada. Ática.

Chartier, R. (1998). A aventura do livro: conversações com Jean Lebrun / Roger Chartier. Tradução Reginaldo Carmelo Côrrea de Moraes. São Paulo: Editora UNESP.

Compagnon, A. (2008) O trabalho da citação / Antoine Compagnon; tradução de Cleonice P. B. Mourão. Editora UFMG.

Foucault, M. (2009). O que é um autor? In: ____. Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Jobim, J. L. (2020) Literatura comparada e literatura brasileira: circulações e representações. Makunaima; Editora da Universidade Federal de Roraima.

Kristeva, J. (2005) Introdução à semanálise. Tradução Lúcia Helena França Ferraz. (2a ed.), Perspectiva.

Meyer, A. (1958). O delírio de Brás Cubas. In:___ Machado de Assis (1935-1958). Livr. São José.

Miceli, S. Jorge Luis Borges: História social de um escritor nato. Novos Estudos, ano 77, 01, 150-167. https://novosestudos.com.br/produto/edicao-77/#gsc.tab=0.

Milreu, I. (2014). De autor a personagem: Jorge Luis Borges na mira de romancistas latino-americanos. 2014. 240f. (Doutorado em Letras – Área de Literatura e Vida Social). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis.

Namorato, L. (2011). Diálogos borgeanos: intertextualidade e imaginário nacional na obra de Jorge Luís Borges e de Antônio Fernando Borges. 7Letras.

Nascimento, E. (2011). A antropofagia em questão. In: Rocha, J. C. de C.; Ruffinelli, J. (Orgs.). Antropofagia hoje? Oswald de Andrade em cena. Realizações Editora.

Nitrini, S. (2010). Literatura Comparada. EDUSP.

Downloads

Publicado

28/03/2024

Como Citar

ABREU, R. C. de .; CAPAVERDE, T. da S. . O encontro com o outro na literatura: Os Borges cara a cara . Research, Society and Development, [S. l.], v. 13, n. 3, p. e11413345363, 2024. DOI: 10.33448/rsd-v13i3.45363. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45363. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais