O conceito de Alfabetização Científica e a possibilidade de interações entre cinco competências gerais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6507

Palavras-chave:

Alfabetização científica; Competências gerais; Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a Alfabetização Científica (AC), averiguando possíveis interações desse tema entre cinco competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito da Educação Básica. A metodologia de cunho qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, possibilitou aos autores refletirem sobre o tema, fazendo uma relação com as ideias de teóricos que versam sobre a Alfabetização Científica. A AC é compreendida como um processo que ocorre dentro e fora da escola, implicando na geração de diálogos e no encurtamento da distância entre a cultura experiencial dos sujeitos e o conhecimento científico. A AC também é capaz de promover as condições necessárias à realização de leituras e interpretações críticas da realidade, sendo um convite para participação no debate comunitário, propiciando às pessoas aptidão para conscientes e responsáveis tomadas de decisões, que podem trazer intervenções para o espaço onde o sujeito se está inserido. A discussão aponta as competências: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Argumentação; Responsabilidade e Cidadania, como possibilidades de desenvolvimento da AC aos alunos. Haja visto que essas competências auxiliam no desenvolvimento da capacidade argumentativa do indivíduo em relação ao ambiente que o cerca.  Além do entendimento das possibilidades de efetivação da Alfabetização Científica, é conveniente pensar sobre a necessidade da realização de investimentos e aparelhamento estrutural das escolas, o que pode ajudar no desenvolvimento e expansão da AC no meio social.

Biografia do Autor

Geilson de Arruda Reis, Universidade do Vale do Taquari

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS. Professor de Educação Básica e Professor Formador do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz - MA. 

Lígia Vieira da Silva Cavalcante, Universidade do Vale do Taquari

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS. Assistente Social e Docente da Faculdade Princesa do Oeste (FPO).

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), especialização em Ensino de Química, pela UFRGS (1990), mestrado em Química pela UFRGS (1999) e doutorado em Química pela mesma Universidade (2004). Realizou pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) em Portugal. É professora titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino; Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino; Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências Exatas.Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE).

Referências

Brandi, A. T. E., & Gurgel, C. M. D. A. (2002). A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação (Bauru), 8(1), 113-125.

Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Acesso em 20 de fev. de 2020, em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Chassot, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, (22), 89-100.

de Godoi Branco, A. B., Branco, E. P., Iwasse, L. F. A., & Nagashima, L. A. (2018). alfabetização e letramento científico na bncc e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, 3, 702-713.

Dutra, G. E., Oliveira, E. C., & Del Pino, J. C. (2017). Alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão. Revista Signos, 38(2).

Freire, P. (2017). A importância do ato de ler em três artigos que se completam (Vol. 22). Cortez editora.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220p.

Hurd, P. D. (1998). Alfabetização científica: novas mentes para um mundo em mudança. Science science, 82 (3), 407-416.

Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 3(1), 45-61.

Marques, A. C. T. L., & Marandino, M. (2018). Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44.

Pereira, J. C., & Teixeira, M. D. R. F. (2015). Alfabetização científica, letramento científico e o impacto das políticas públicas no ensino de ciências nos anos iniciais: uma abordagem a partir do PNAIC. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–ENPEC, IX.

Sasseron, L. H. (2013). Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: Carvalho, A. M. P. (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 41-62.

Sasseron, L. H. (2010). Alfabetização científica e documentos oficiais brasileiros: um diálogo na estruturação do ensino de física. Carvalho, A. M. P., et al. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 1-27.

Sasseron, L. H., & de Carvalho, A. M. P. (2016). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, 16(1), 59-77.

Silva, L., Cabral, R., & Malheiro, J. (2020). Indicações de Alfabetização Científica durante uma Sequência de Ensino Investigativa em um Clube de Ciências. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9 (7), e138973910. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3910

Souza, C. A., Bastos, F. D. P. D., & Angotti, J. A. P. (2007). Cultura científico-tecnológica na educação básica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 9(1), 76-88.

Teixeira, F. M. (2013). Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência & Educação (Bauru), 19(4), 795-809.

Downloads

Publicado

31/07/2020

Como Citar

REIS, G. de A.; CAVALCANTE, L. V. da S.; OLIVEIRA, E. C. O conceito de Alfabetização Científica e a possibilidade de interações entre cinco competências gerais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e831986507, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6507. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6507. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais