O ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental: como acontece?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7886

Palavras-chave:

Ensino de ciências; Prática docente; Experimentação.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada como conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, oferecida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. O referido trabalho tem como principal objetivo analisar a prática docente aplicada para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, visando entender a importância que a disciplina possui para os alunos desta modalidade de ensino no ambiente escolar e identificar quais são os recursos utilizados atualmente em sala de aula pelos professores, como também apresentar propostas de atividades que dinamizem o processo do Ensino de Ciências de forma que o torne mais dinâmico e prazeroso para os alunos. A fundamentação teórica que ancora essa pesquisa está baseada nos estudos dos seguintes teóricos: Saviani (2013), com seus estudos sobre as pedagogias tradicionais de ensino, Carvalho (2013), por meio de seus estudos com a teoria das SEIs - Sequências de Ensino Investigativas, Bizzo (2006), com suas metodologias para o Ensino de Ciências, e Tardif (2014), por meio de seus estudos sobre a prática docente. A metodologia aplicada está baseada em revisão bibliográfica, que possibilitou entender as práticas docentes no que se refere ao Ensino de Ciências nos Anos Finais e quais recursos são utilizados em sala de aula atualmente como também a importância do processo de experimentação como ferramenta de apoio durante as aulas. Sendo assim, pode-se observar que o processo de experimentação possui importante papel na aprendizagem, enriquecendo o conteúdo abordado pelos professores, tornando o ensino e aprendizagem mais dinâmico, interativo e proveitoso para o aluno.

Biografia do Autor

Rosângela Maria Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ. Com Graduação em Ciêncas Fisicas e Biológicas e Licenciatura em Pedagogia. Com Especialização em Educação a Distancia - LIPEAD/LANTE/UFF, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Escola de Gestores/ UFRJ e Educação Tecnológica Pelo CEFET/RJ. Atuando hoje como Gestora de Creche Municipal de Volta Redonda/RJ e Tutora Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO.

Referências

Bizzo, N. Ciências, fácil ou difícil? (2a ed.), Atica. São Paulo, 2006.

Brasil. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. Brasília, DF, 1961.

Brasil. LEI nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1971.

Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília: MEC/SEF, 1997.

Carvalho, A. M. P. Ensino de Ciências por investigação. Condições para implementação em sala de aula. Brasil. Cengage do Brasil. 2013.

Fazenda, I. C. A. (Org.). O Que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

Fonseca, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. (4a ed.), São Paulo: Atlas, 2007.

Krasilchik, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: E.P.U., 2000.

Piaget, J. A epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

Piaget, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, 13(3), 333-352, 2008.

Saviani, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, 2013. 103 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 5).

Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. (17a ed.), Vozes. 2014.

Vygotsky, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. M. Resende, Lisboa, Antídoto, 1979. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et al. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

07/09/2020

Como Citar

XAVIER, C. L. .; GONÇALVES, R. M. O ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental: como acontece?. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e802997886, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7886. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7886. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais