Questões pedagógicas e disciplinar frente as mudanças oriundas da militarização ocorrida em uma Instituição Escolar do Município de Alto Alegre, Estado de Roraima (RR), Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i10.49792Palavras-chave:
Militarização, Disciplinar, Âmbito escolar.Resumo
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as questões pedagógicas e disciplinares frente as mudanças oriundas da militarização ocorrida em uma instituição escolar do município de Alto Alegre/RR – Brasil, no intuito de responder ao seguinte problema: o processo de militarização em implantação nas escolas estaduais no município de alto Alegre/RR, interfere nas questões pedagógicas e disciplinares nas escolas? Justifica-se este trabalho pela importância, já o processo de militarização em Roraima ainda está em curso, tendo em vista que no início apenas quatro escolas foram militarizadas e atualmente já existem dezoito escolas militarizadas e pela reflexão sobre como vem se realizado, quais os aspectos e, ele tem sido desenvolvido, as principais contribuições e suas influências tanto. no processo de ensino e aprendizagem, da organização do espaço escolar, e verificando como a atuação do professor. Trata- se uma pesquisa do tipo Quali-quantitava método Hermenêutico, técnica de pesquisa Análise de conteúdo. A população Alvo foi de 46 Professores e 783 alunos do ensino fundamental e médio regular e a amostra foram de 30 Professores e 100 alunos. A escolha da escola se deu de forma aleatória. Como resultado, fica claro que a militarização melhorou de maneira significativa a questão disciplina, diminuição da violência, processo de ensino e aprendizagem, qualidade de ensino. Mesmo sendo papel do estado, a militarização tem proporcionado resultados fundamentais no âmbito escolar, sem desmerecer o papel do professor e o quanto sua atuação é fundamental no processo de ensino e aprendizagem.
Referências
Albuquerque, C. (2010). Processo Ensino‐Aprendizagem: Características do Professor Eficaz. Millenium, 39, 55‐71.
Bardin, L. (2020). Análise do conteúdo. Editora Edições 70.
Barroso, B. (2015). Os Caminhos metodológicos. In. A constituição do sujeito de aprendizagem: uma experiência da aprendizagem situada no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – CEDEP/DF. Tese de doutorado (em andamento). Brasilia: UnB.
Benevides. A, de A; Soares. R, B. (2015). Diferencial de desempenho das escolas militares: bons alunos ou boa escola?. 2015.
Cabral, J, F, R. (2018). A militarização da escola: um debate a ser enfrentado. Dissertação (mestrado) – universidade de Taubetá, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2018.
Câmara, L. S. (2022). Educação física escolar para alunos público-alvo da educação especial nas escolas cívico-militar do Estado de Roraima.
Caetano, Ian, Viegas, V. (Orgs.). (2016). O Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas públicas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.
Chizzotti, A. (2006). Pesquisa em ciências humanas e sociais. (8a ed.). Editora Cortez.
Cruz, L. A. C. M.; Ribeiro, M. E. S. R. C. (2015). Militarização das escolas públicas do Estado de Goiás: uma reflexão sob os olhares de Gloria. Anzáldua e Michel Foucault. Revista Mosaico, 8(2), 173-182, jul/dez 2015.
Demo, Pedro. (1995). Metodologia Científica em Ciências Sociais. (3 ed.). Editora Atlas, 1995.
Ferreira, R, dos R; PARO, T, P. (2017). As Escolas Militarizadas combatem a Violência Escolar? Uma análise sobre o conceito de violência sob a perspectiva de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Theodor Adorno. Bebedouro/SP: Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, 2017.
Freire, P, P. (2008). Educação e Mudança. (31ª ed.). Editora Paz e Terra, 112 p.
Freitas, S, R, P, C. (2015). O processo de ensino e aprendizagem: a importância da didática. VIII FIPED, Fórum Internacional de Pedagogia / Sociologia Universidade Federal do Maranhão. CEDEP/DF. Tese de doutorado (em andamento). Brasília: UnB, 2015.
Leandra, A, de C. M; Cruz; Maria, do E; S, R, C. R. (2015). Militarização das Escolas Públicas do Estado de Goiás: Uma reflexão sob os olhares de Gloria Anzáldua e Michel Foucault. Revista Mosaico, 8(2), 173-182, jul./dez. 2015.
Libâneo, J. C. (1994). Didática. (2.ed.). Editora Cortez, 1994.
Ludwig, A, C, W. (2003). A pesquisa em educação. Texto. Recebido: novembro/2003 e Aprovado: outubro/2003.
Melo, V, M, P, de. (2015). A entrega da gestão das escolas públicas estaduais para a Polícia Militar em Goiás: militarizar é a opção? Boletim ANPED, 3 de agosto de 2015
Oliveira, I, C, de; Silva, V, H, V, de F. (2016). Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas, organizadores. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free ebook]. Santa Maria. Editora da UFSM
SANTOS, T. D. S. S. D. (2023). Militarização da escola pública: a gestão escolar compartilhada/cívico-militar em escolas estaduais do Amapá (2017-2022).
Santos, C; A; Rodrigo, S, P (2018). Militarização e Escola Sem Partido: duas faces de um mesmo projeto. Universidade de Brasília, Brasília- DF, Brasil. Universidade Federal da Bahia, Salvador- BA, Brasil. Revista Retratos da Escola, Brasília, 12(23), 255-270, jul./out. 2018
Silva, A; Praça, V, (2012) Socialização, representações e práticas policiais militares. Goiânia: PUC-GO.
Souza, G. M. (2014). Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB): Uma referência de Gestão Educacional da rede federal de ensino brasileira.
Souza, K, R; Kerbauy, M, T, M. (2015). Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, 31(61), 21-44, jan./abr. 2017. ISSN. 0102-6801.
Souza, L. A. F, (2015). Dispositivo militarizado da segurança pública: tendências recentes e problemas no Brasil, Revista Sociedade e Estado, 30(1), jan/abr 2015.
Tavares, T, S, C. (2012). School indiscipline and its Influence on Learning. 2012. 50 sheets. Monograph (Specialization in Science Teaching). Federal Technological University of Paraná, Medianeira,
Veloso, E, R; Oliveira, N, P. (2015). Nós perdemos a consciência? Apontamentos sobre a militarização de escolas públicas estaduais de ensino médio no Estado de Goiás. Anais VI Seminário Pensar Direitos Humanos. GT 3 Práticas e Representações Sociais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, UFG, 2015, pp. 448-460.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marta da Silva Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
