Aplicação da metodologia Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar (DMAIC):na melhoria do processo logístico de carregamento em uma fábrica de sorvetes
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i10.49842Palavras-chave:
Logistica, DMAIC, Carregamento, Conferência, Melhoria contínua.Resumo
Uma determinada empresa, localizada no Município de Governador Valadares, no Estado de Minas Gerais (MG), vem apresentando um cenário marcado por erros recorrentes em suas entregas, incluindo produtos faltantes, trocados ou com avarias, o que culmina em retrabalho, aumento de custos operacionais e insatisfação do cliente. Nesse sentido, o objetivo do artigo é propor mudanças no processo logístico de carregamento e conferência de produtos em uma fábrica de sorvetes de Minas Gerais. Para a solução do problema, aplicou-se a metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), amplamente utilizada em programas de melhoria contínua, associada a ferramentas da qualidade como Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Folha de Verificação, Gráfico de Pareto e fluxogramas. As ações implementadas incluíram a adoção de bipagem (leitura de código de barras) para conferência em tempo real, a inclusão de um segundo conferente para verificação cruzada e a aplicação de critérios rigorosos para garantir a integridade física das embalagens (caixas, potes e fardos). Os resultados apontaram uma redução global de 79% nas ocorrências de erros, aumento de quase 20% no índice geral de satisfação do cliente e economia anual estimada em R$ 32.400,00. Além dos ganhos quantitativos, foram identificados benefícios qualitativos, como maior organização no carregamento, redução do retrabalho, fortalecimento da confiança dos clientes e melhoria no clima organizacional. Este estudo evidencia que, mesmo em empresas de pequeno e médio porte do setor alimentício, o uso estruturado de metodologias de gestão da qualidade pode gerar resultados expressivos e sustentáveis, servindo como referência para a aplicação em outros processos logísticos.
Referências
ABNT (Ed. mais recente). NBR ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT.
Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. (5. ed.). Editora Bookman.
Borges, M. de C. & Guedes, E. E. V. (2020). Aplicação da metodologia DMAIC para gestão de estoque e redução de tempo em processos. Revista Gestão Industrial, 16(2), 23-38.
Bugor, F. & De Lucca Filho, J. (2021). Utilização da metodologia DMAIC para promover melhorias na qualidade em indústrias alimentícias: uma revisão de literatura. Revista Interface Tecnológica, 18(2), 205-218.
Campos, R. F. (2019). Controle da variabilidade do processo de envase de biocombustível através da metodologia Seis Sigma. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização), Universidade de São Paulo (USP), São Carlos.
Christopher, M. (ed. mais recente). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Editora Pearson.
Deming, W. E. (1986). Out of the Crisis. MIT Press.
Dias, M. A. (ed. mais recente). Administração de materiais: uma abordagem logística. Editora Atlas.
Fonseca, J. S. (2002). Metodologia da Pesquisa Científica. (3. ed.). Livros Técnicos e Científicos.
George, M. L. (2002). Lean Six Sigma: Combining Six Sigma with Lean Speed. Editora McGraw-Hill.
Ishikawa, K. (1993). Controle de Qualidade Total: À Maneira Japonesa. Editora Campus.
Juran, J. M. & Gryna, F. M. (1993). Controle da Qualidade: Planejamento, Análise, Controle e Melhoria. (4. ed.). Editora McGraw-Hill.
Martins, L. L., Alves, C. E., & Souza, J. M. (2024). O impacto da tecnologia de rastreamento na redução de erros de separação e expedição em Centros de Distribuição. Revista Logística Global, 2(1), 1-15.
Marshall Júnior, I. et al. (2016). Gestão da Qualidade e Processos. (4. ed.). Editora FGV.
Mendonça, M. M. F., José, E. B. & Costa, S. R. R. (2004). Estudo da Gestão da Qualidade aplicada na produção de alimentos. ENEGEP, 1(24), 1566-1572.
Pande, P. S., Neuman, R. P. & Cavanagh, R. R. (2000). The Six Sigma Way: How to Maximize the Impact of Your Change and Improvement Efforts. Editora McGraw-Hill.
Peixoto Neto, A. G. L. (2008). Redução do tempo de ciclo do pedido: uma aplicação Lean Six Sigma na logística. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas.2024). Metodologia da pesquisa científica. [free ebook]. Editora da UFSM.
Pires, S. R. I. (2017). Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): Conceitos, Estratégias, Práticas e Casos. (4. ed.). Editora Atlas.
Rosa, A. F. V., Lima, M. P. C., & Oliveira, R. S. (2023). Aplicação da metodologia DMAIC para redução de perdas no processo de expedição de produtos refrigerados. Journal of Operations and Supply Chain Management, 16(1), 80-95.
Shitsuka, R. et al. (2014). Matemática fundamental para a tecnologia. (2ed). Editora Érica.
Silva, H. E. N. (2018). Aplicação do modelo DMAIC no processo de paletização de carga em uma indústria de bebidas do PIM: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus.
Staub, A. (2016). Gestão da cadeia de frio no setor alimentício. Revista Logística e Supply Chain, 1(1), 12-25.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. (18. ed.). Editora Cortez.
Werkema, M. C. C. (2012). Como estabelecer e conduzir um programa Seis Sigma. (4. ed.). Editora Werkema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Medeiros Damas, Magnum Moreira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
