Condenações Post-Mortem em Frigoríficos: Análise de Órgãos, Causas e Impactos Econômicos e Sanitários no Município de Cacoal, Estado de Rondônia (RO), Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i11.49924Palavras-chave:
Inspeção sanitária, Frigorífico bovino, Condenação de vísceras, Saúde pública.Resumo
A inspeção sanitária em frigoríficos de bovinos tem papel fundamental na garantia da segurança alimentar e na prevenção de zoonoses, assegurando que apenas produtos próprios para consumo cheguem ao mercado. O monitoramento das vísceras e carcaças abatidas fornece informações valiosas sobre o estado sanitário dos rebanhos e revela falhas no manejo e nas práticas de abate. As principais condenações envolvem fígado, rins e pulmões, órgãos mais suscetíveis a contaminações e alterações patológicas. Além do impacto à saúde pública, essas condenações geram prejuízos econômicos expressivos para frigoríficos e produtores, reforçando a importância das boas práticas de manejo, biossegurança e capacitação das equipes. O registro contínuo das causas de condenação permite aprimorar os processos produtivos e contribuir para o controle sanitário regional. O estudo tem como pergunta problema: “Quais são os órgãos e vísceras mais frequentemente condenados em um frigorífico de Cacoal – RO e seus impactos econômico e sanitários?”. Tendo como objetivo geral relatar e descrever as condenações observadas nas linhas de inspeção post mortem em um frigorífico localizado em Cacoal-RO, durante o mês de julho de 2025, identificando a frequência e as causas dessas condenações. O presente trabalho trata-se de um relato de caso com abordagem descritiva e quantitativa, desenvolvido com base na observação e análise de dados obtidos a partir das inspeções post mortem realizadas em um frigorífico sob serviço de inspeção estadual. Com base nos resultados, conclui-se que o problema proposto foi plenamente respondido. As condenações mais recorrentes concentraram-se nos rins e fígados, refletindo tanto fatores sanitários do processo industrial quanto aspectos fisiológicos dos animais abatidos. As consequências dessas reprovações se expressam não apenas em termos de perdas econômicas diretas, mas também como indicadores da eficiência dos controles higiênicos e das práticas de inspeção aplicadas no estabelecimento.
Referências
Bidone, N. de B. (2019). Impacto econômico das condenações por lesões causadas pelos principais parasitos bovinos e ovinos em abatedouros-frigoríficos [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul].
Bretas, A. A., Perdoncini, G., & Willemann, M. (2018). Prejuízos econômicos por condenação de vísceras vermelhas de suínos abatidos em Santa Catarina. Pubvet, 12, 131.
Campos, D. I. (2019). Condenação de carcaças bovinas por tuberculose, brucelose e cisticercose em abatedouro-frigorífico de Uberaba-MG e métodos de diagnóstico de tuberculose em carcaças [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Uberlândia]. https://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.1263
Cória, A. D. (2020). Condenações em frigorífico de suínos no Vale do Itajaí/SC [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Santa Catarina].
Damasceno Neto, M. S., Conceição de Lima Nunes, E. D. S., & Conceição da Silva, W. (2021). Análise retrospectiva das causas de condenações de carcaças e vísceras de bovinos abatidos em abatedouros frigoríficos na Região Norte da Amazônia Oriental. CES Medicina Veterinaria y Zootecnia, 16(3), 28-46.
Damasceno, A. R. A. (2020). Estudo retrospectivo de condenação de vísceras e seu impacto econômico em um frigorífico com inspeção federal no período de 2015 a 2019.
Dias, L. B. P. (2021). Causas de condenações em ovinos abatidos nas mesorregiões Sudoeste e Sudeste Riograndense e estimativa de perdas econômicas [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pampa].
Fernandes, L. N., Souza, B. C. C. D., & Costa, E. D. S. (2023). Principais alterações em órgãos de suínos em abatedouro sob Inspeção Federal. In Zootecnia: Tópicos Atuais Em Pesquisa-volume 2 (Vol. 2, pp. 196-213). Editora Científica Digital.
Ferreira, S. B., Reis, M. R. B., Feitosa, L. C. S., Moraes, J. B., Pessoa, E. N., de Sousa, G. V., ... & de Medeiros, U. K. L. (2023). Principais causas de condenações de carcaças de frangos em um abatedouro-frigorífico sob inspeção estadual no estado do Piauí. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal: RBHSA, 17(3), 7.
Freitas, L. S. de. (2015). Causas de condenações post-mortem de frangos [Monografia de Especialização, Universidade Federal do Rio Grande do Sul].
Gil, A. C. (2019) Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Godinho, J. C., da Cruz Anunciação, Y., de Souza, J. A., Porto, W. S., & Ramos, E. G. (2023). Impactos no resultado econômico ocasionados por abscessos em carcaças de bovinos em um abatedouro frigorífico no Portal da Amazônia. Revista de Gestão e Secretariado, 14(6), 9246-9259.
Groff, A. M., Bassani, C. A., & Pianho, C. R. (2016). Causas de condenação total de carcaças bovinas em um frigorífico do estado do Paraná. Relato de Caso. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal: RBHSA, 10(4), 730-741.
Jesus, D. S. D. (2023). Condenação de visceras vermelhas de bovinos em frigorífico com selo de inspeção estadual no município de Itabaiana, Sergipe, Brasil.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free ebook]. Santa Maria. Editora da UFSM.
Pereira, A. C. de L. (2023). Índice de ocorrência e de sazonalidade ajustada de condenações de carcaças bovinas em abatedouro frigorífico de grande porte localizado no oeste do estado de Minas Gerais: 2013 a 2020 [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Uberlândia].
Rosa, C. N. (2021). Principais Causas de Condenações em Bovinos em Planta Frigorífica.
Sampaio, M. J. A. (2021). Identificação e quantificação das principais condenações parciais e totais de carcaças e vísceras bovinas no frigorífico industrial do Cariri Cearense, sob inspeção do SIE (Bachelor's thesis).
Shitsuka, R. et al. (2014). Matemática fundamental para a tecnologia. (2ed). Editora Éric
Souza, C. N., & Weber, L. D. (2024). Principais causas de condenações viscerais ocorridas em um abatedouro frigorífico de bovinos localizado na região oeste do paraná. Arquivos Brasileiros de Medicina Veterinária FAG, 7(1), 210-224.
Teixeira, G. L., da Fonseca, C. W., & Pinto, E. V. (2024). Causas de condenação de carcaça e órgãos de bovinos e seu impacto na Saúde Pública. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(11), 4598-4609.
Tiveron, D. V. (2014). Inspeção pós-morte de bovinos: ocorrência de alterações sanitárias no abate e respectivo impacto em relação ao mercado globalizado [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Jaboticabal].
Yin, R. K. (2015). O estudo de caso. Editora Bookman.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Eduardo Mendes da Silva, Mayra Meneguelli Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
