Os Clubes de Ciências como possibilidade de alfabetização científica nos contextos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v14i11.50132

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Alfabetização científica, Educação não-formal.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estudo sobre os clubes de ciência como possibilidade de alfabetização científica em contextos escolares. A implantação de Clubes de Ciências nas escolas foi uma das alternativas empregada pelos Estados Unidos da América (EUA) para promover a educação científica de estudantes desinteressados pelo conteúdo de Ciências, ministrado em sala de aula. O Brasil, tem adotado este recurso desde 1960 e, via de regra, de forma pontual e isolada. Os documentos normativos, que regem a educação brasileira, apontam que o ensino de Ciências deve promover a Alfabetização Científica (AC). Então, buscamos identificar quais parâmetros intervenientes, adotados pelos Clubes de Ciências, favorecem a AC. Para tal, procedemos uma busca sistemática de dissertações e teses, disponíveis no Portal da Capes, publicadas entre 2001 e 2024, que abordam o tema em tela. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, encontramos oito dissertações e duas teses, as quais, constituem o corpus de análise desta pesquisa. Por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), interpretamos os significados e sentidos das relações entre a AC e os Clubes de Ciências. Os resultados evidenciam que estes espaços contribuem para a AC pela sua capacidade de ressignificação das práticas pedagógicas tradicionais, pela inclusão tecnológica e social dos estudantes e pela democratização do acesso à cultura científica. Além disso, estimulam a interação e a construção de atitudes críticas e reflexivas entre os participantes. Porém, alguns entraves devem ser superados, entre eles, a formação continuada do professor e políticas públicas permanentes que subsidiem estes espaços. 

Referências

Alves, R. R. (2020). Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC). Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.

Araújo, L. C. M., & Della Justina, L. A. (2022). O ensino investigativo como abordagem metodológica para alfabetização científica: enfoque na Base Nacional Comum Curricular. ACTIO: Docência em Ciências, 7(2), 1–21.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC.

Chassot, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, 21, 89–100.

Cogo, T. C. (2021). Clube de Ciências: uma possibilidade para a alfabetização científica e atitudes científicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.

Duarte, B. M., Santos, G. A. dos, & Zanatta, S. C. (2025). Clubes de Ciências na Escola do Campo: investigação, identidade cultural, inclusão e transformação social. Dialogia, 52.

Faria, S. L. B. de. (2019). Clube de ciências: uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências. Universidade de Brasília, Brasília.

Freire, P. (2017). Pedagogia do oprimido (64ª ed.). Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.

Freitas, T. C. de O. (2022). Implementação de um Clube de Ciências na rede pública de São José dos Campos: etapas, atores e a alfabetização científica. Dissertação de Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Kleiman, A. B. (2014). Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 9(2), 72–91.

Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1), 45–61.

Mesquita, A. S., & Grando, R. C. (2023). Promoção da alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais a partir do estudo de controvérsias sociocientíficas. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas: Realize Editora.

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2005). Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí.

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2006). Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, 12(1), 117–128.

Oliveira, M. A. C. de. (2001). Clube de Ciências e Cultura: uma alternativa para a alfabetização em ciências e saúde. Tese de Doutorado em Educação e Saúde. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Paixão, C. C. da. (2016). Experiências docentes no Clube de Ciências da UFPA: contribuições à renovação no ensino de Ciências. Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas. Universidade Federal do Pará, Belém.

Pereira A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free e-book]. Santa Maria/RS. Ed. UAB/NTE/UFSM.

Pina, E. A. de. (2020). Clube de Ciências de Cametá: histórias (re)escritas para a educação científica e formação docente. Dissertação de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas. Universidade Federal do Pará, Belém.

Praia, J., Gil-Pérez, D., & Vilches, A. (2007). O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, 13(2), 141–156.

Ramos, R. A., & Guimarães, C. R. P. (2022). O ensino por investigação e a argumentação na promoção da alfabetização científica no ensino de ciências. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, 12(3), 5–20.

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, 17(Esp.), 49–67.

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. de. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77.

Silva, M. B., & Sasseron, L. H. (2021). Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 23, e34674.

Silva, R. da. (2022). Clube de ciências como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências na educação básica: mediação por tecnologias. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.

Souza, W. A. et al. (2024). Clube de biologia para a promoção da alfabetização científica com abordagem investigativa: um guia de implementação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Teodoro, S. D. E. de O. (2018). A utilização do Clube de Ciências Forenses na promoção da alfabetização científica: estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de São Paulo, Diadema.

Terzian, S. G. (2013). Science Education and Citizenship: Fairs, Clubs, and Talent Searches for American Youth, 1918–1958. New York: Palgrave Macmillan.

Tomio, D., & Hermann, A. P. (2019). Mapeamento dos Clubes de Ciências da América Latina e construção do site da rede internacional de Clubes de Ciências. Revista Ensaio, 21, e10483.

Xavier, M. F., & Rodrigues, P. A. A. (2021). Alfabetização científica e inclusão educacional: ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista. Cadernos do Aplicação, 34(2), 211–220.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Edição

Seção

Ensino e Ciências Educacionais

Como Citar

Os Clubes de Ciências como possibilidade de alfabetização científica nos contextos escolares. Research, Society and Development, [S. l.], v. 14, n. 11, p. e210141150132, 2025. DOI: 10.33448/rsd-v14i11.50132. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/rsd/article/view/50132. Acesso em: 5 dez. 2025.