A Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 3 anos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) do município de Alegre, Estado do Espírito Santo (ES), Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v15i4.50984Palavras-chave:
Ludicidade, Educação Infantil, Primeira Infância, Aprendizagem, Formação Docente.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o papel do lúdico como estratégia pedagógica no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças de 0 a 3 anos atendidas em Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) do município de Alegre/ES. Ele se soma aos artigos de uma linha de pesquisas em educação infantil dos autores do presente estudo. Parte-se do pressuposto de que o brincar constitui linguagem própria da infância e elemento estruturante das práticas educativas na primeira etapa da Educação Básica. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza empírica, realizada por meio de aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas com professores e observação das práticas pedagógicas. A fundamentação teórica apoia-se nas contribuições de Piaget, Vygotsky, Wallon, Kishimoto, Tardif, Nóvoa e Andrade, articuladas às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e à Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que as práticas lúdicas favorecem o engajamento, a autonomia e o desenvolvimento integral das crianças; entretanto, evidenciam desafios relacionados à formação docente e às condições estruturais das instituições. Conclui-se que a intencionalidade pedagógica e a formação continuada são elementos decisivos para a consolidação do lúdico como eixo estruturante da aprendizagem na primeira infância.
Referências
Andrade, A. L. R. (2015). O brincar na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos. Desigualdade e Diversidade étnico-racial na educação infantil. 6(4), 34-43.
Anjos, L. J. (2017). Brinquedos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil. Monografias - Bacharelado em Humanidades. UNILAB. https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/641
Barbosa, R. A. S. & Shitsuka, R. (2020). Uso de tecnologias digitais no ensino remoto de alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: relato de experiência. E-Acadêmica, 1(1), e12. https://eacademica.org/eacademica/article/view/12.
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação.
Brasil. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
Carmo, J. P. G. et al. (2024). Utilização de tecnologias digitais na educação infantil em comunidades de baixa renda. Revista Foco. 17(8). https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n8-115.
Formiga, F. A. (2021). Jogos e brincadeiras na educação infantil para promoção do desenvolvimento cognitivo. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Pedagogia) – UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
Kishimoto, T. M. (2011). O brincar e suas teorias. (14ed). Editora Cengage Learning.
Ludke, M. André, M. E. D. A. (2012). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Editora EPU. https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/4191/M_todos_de_coleta_de_dados__observa__o__entrevista_e_an_lise_documental_1668975327614_4191.pdf.
Maniglia, M. et al. (2023). Aplicação de tecnologias de inteligência artificial na educação infantil. Unaerp em Revista, 15(1). https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3070.
Nóvoa, A. (2017). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [Free ebook]. Santa Maria. Editora da UFSM.
Piaget, J. (1978). A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Editora Zahar.
Risemberg, R. I. C. et al. (2026). A importância da metodologia científica no desenvolvimento de artigos científicos. E-Acadêmica, 7(1), e0171675. https://eacademica.org/eacademica/article/view/675.
Silva, M. A. & Mouro, E. S. (2020). O lúdico como mediador da aprendizagem na educação infantil. Revista Brasileira de Educação Infantil. 22(3), 45–60.
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.
Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. (5ed). Editora Martins Fontes.
Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança. Editora Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Eliane Angeli Bittencourt Peixoto, Camilla Viana de Souza Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
