Projeto Escola Internacional Cidade Viva: Gestão de Desempenho por Competência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.13222

Palavras-chave:

Gestão; Cidade viva; Desempenho.

Resumo

O presente artigo visa analisar o processo de gestão dos colaboradores da Escola Internacional Cidade Viva, seguido da proposta de implantação do modelo de Gestão de Desempenho por Competência. Nesta perspectiva, o presente estudo, através da pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, método dedutivo, coleta de dados bibliográfica, desenvolveu-se de modo a apontar as ferramentas deste modelo e seus resultados para que possam proporcionar melhoria de desempenho e aumento do nível de satisfação dos seus colaboradores. Salienta-se que a Escola Internacional Cidade Viva é uma instituição do Terceiro Setor, portanto, sem finalidade lucrativa. Ademais, cabe destacar que sua principal missão é promover a educação integral de líderes, para que sejam capazes de servir a Deus e ao próximo com excelência e de transformar o mundo através da ética cristã. Por fim, diante dos objetivos propostos, buscou-se, traçar mecanismos capazes de mensurar o desempenho profissional dos colaboradores, relacionando-o com as competências ideais para o exercício do seu cargo/função e para o cumprimento dos objetivos organizacionais, de modo a identificar potencialidades e fragilidades de desempenho.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Bezerra Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Professor de Geografia do Pré-Vestibular Solidário, Aluno PIBIC do projeto de pesquisa Análise da Evolução do Índice de Desenvolvimento Humano de Sousa-PB. Membro de corpos editoriais da Editora Verde (Grupo Verde de Agroecologia e Abelha - GVAA), nas revistas: Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável e Revista Brasileira de Filosofia e História. É membro dos Grupos de Pesquisa: Abelhas no Semiárido, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, Proteção de Plantas na Agricultura Sustentável. Atuou como: Extensionista e Pesquisador do projeto de extensão Pré-Vestibular Solidário(2018), Monitor de Introdução ao Estudo do Direito I e II na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019).

Lorena Araújo Rolim Moreira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CCJS. Estagiária no escritório Lucas Vialli Advocacia.

José Marcolino Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CCJS. 

Júlia Ingryd Targino de Sousa, Universidade Dr. Leão Sampaio

Graduada em Odontologia pela Universidade Dr. Leão Sampaio de Juazeiro do Norte (2019). Tem experiência em Estratégia Saúde da Família.

Referências

Costa, M. A. S. (2003). Strategic administration and management of people by competences: the case of polycarbonates. Master's thesis unpublished. Federal University of Bahia. Salvador: Bahia.

Dutra, J. de S. (2001) Competences Management.. São Paulo: Ed. Gente.

Fleury, M. T., & Fleury, A. C. C. (2001). Building the concept of competence. RAC,

Special edition.

Freitas, M. de C., & Abreu, C. V. (2009). Selection by competences. U.F. São João D’el Rei – MG.

Gramignia, M. R. M. (1993). Company games. São Paulo: Makron Books. Editor. 2002.

Henrique, M. S., & Rabaglio, M. O. (2007). Management Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Editora Gente. 2007.

Huizinga, J. (1999). Homo Ludens: the game as an element of culture São Paulo: Perspectiva.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (1995). Methodology of Scientific Study. Ed. Atlas, São Paulo.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. (2003). Foundations of Scientific Methodology (5ª ed.). São Paulo: Atlas.

Pereira, A. S. et al. (2018). Methodology of Scientific research. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Acess ib 10 january 2021, in https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1

Rabaglio, M. O. (2001). Selection by competences. São Paulo: Educator.

Resende, E. (2000). The book of competences. São Paulo: Qualimark.

Vieira, M. de C., & Garcia, C. V. (2004). Selection by competences. U.F. São João D’el Rei – MG.

Zarifian, P. (2001). Competence objective: for a new logic. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

28/05/2021

Como Citar

BEZERRA NETO, F. das C.; NÓBREGA, J. C. da S.; FREITAS , M. B. de S.; MOREIRA, L. A. R. .; MARCOLINO NETO, J. .; SOUSA, J. I. T. de . Projeto Escola Internacional Cidade Viva: Gestão de Desempenho por Competência. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e22410613222, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.13222. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13222. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais