Vital Soma - Software mobile de monitoramento de saúde e cuidado corporal
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i12.50168Palavras-chave:
Saúde, Inteligência artificial, Gamificação, Aplicativo, Calorias.Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar um projeto de desenvolvimento de aplicativo móvel para promoção de saúde integrando IA e gamificação para auxiliar usuários por meio de monitoramento da alimentação e das atividades físicas de forma acessível e personalizada. A metodologia foi estruturada em etapas que abrangeram desde o levantamento de requisitos até a implementação final do sistema. O aplicativo foi desenvolvido em React Native, utilizando o Supabase como banco de dados e o Figma para o design da interface. A IA responsável pela estimativa de calorias foi treinada no Google Colab, com base em um modelo de visão computacional e em um dataset especializado em imagens alimentares. Já o chatbot inteligente, desenvolvido com a Gemini API, foi projetado para fornecer suporte personalizado sobre alimentação e atividades físicas. O código seguiu o padrão arquitetural MVVM, e o gerenciamento das tarefas ocorreu por meio da metodologia ágil Scrum, com o auxílio do Runrun.it. Nos testes realizados, o sistema apresentou bom desempenho e estabilidade nas funcionalidades principais, como o registro de atividades e o ranking de evolução, que utiliza elementos de gamificação para motivar o usuário. Conclui-se que a integração entre diferentes tecnologias de IA e recursos interativos potencializa o engajamento e o autocuidado, tornando o acompanhamento nutricional e físico mais acessível, dinâmico e eficaz.
Referências
Alves, G. M., & Oliveira, T. C. (2020). A importância da alimentação saudável para o desenvolvimento humano. Humanas Sociais & Aplicadas, 10(27), 46–62.
Berger, B. G., & Tobar, D. A. (2011). Exercise and the quality of life. In T. S. Horn (Ed.), New sport and exercise psychology companion (pp. 483–505). Fitness Information Technology.
Discord Inc. (2025). Discord: Talk, chat, hang out. https://discord.com/
Docker. (2025). Docker documentation. https://docs.docker.com/
Figma. (2025). Figma help center – Documentação oficial do Figma. https://help.figma.com/hc/en-us
Google. (2025f). Gemini API. https://ai.google.dev/docs/gemini_api_overview
Lawrence, J. (2025). Food dataset v18. Roboflow. https://app.roboflow.com/marieli-0wetd/food-v18-oebdi/1https://app.roboflow.com/marieli-0wetd/food-v18-oebdi/1
Manickam, P., et al. (2022). Artificial intelligence (AI) and Internet of Medical Things (IoMT) assisted biomedical systems for intelligent healthcare. Biosensors (Basel), 12(8), 562. https://www.google.com/search?q=https://doi.org/10.3390/bios12080562
Martins, T. B., et al. (2021). Utilização de um aplicativo para smartphone para aumentar o nível de atividade física de adultos e idosos: Um estudo com grupo focal. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 26, 1–9. https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15046
Microsoft. (2025). Visual Studio Code documentation. https://code.visualstudio.com/docs
Molena-Fernandes, C. A., et al. (2005). Prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes de escolas de ensino médio de São José do Rio Preto, SP. Revista Brasileira de Saúde Pública, 39(1).
Organização Pan-Americana da Saúde. (2019). Dez ameaças à saúde que a OMS combaterá em 2019. https://www.paho.org/pt/noticias/17-1-2019-dez-ameacas-saude-que-oms-combatera-em-2019
Organização Pan-Americana da Saúde. (2024, 26 de junho). Cerca de 1,8 bilhão de adultos correm risco de adoecer devido à falta de atividade física. https://www.paho.org/pt/noticias/26-6-2024-cerca-18-bilhao-adultos-correm-risco-adoecer-devido-falta-atividade-fisica
Paiva, L. B., Santos, S. J., & Rego, L. P. (2024). Predição de calorias em alimentos com redes neurais artificiais. Revista Brasileira de Engenharia de Software, 4(1), 45–58.
Portz, J. D., Moore, N., & Bull, S. (2024). Mobile health app utilization and user engagement: A systematic review. Translational Behavioral Medicine, 14(1), 1–13.
Python Software Foundation. (2025). Python documentation. https://docs.python.org/3/
React Native. (2025). React Native documentation. https://reactnative.dev/docs/style
Runrun.it. (s.d.). O que é o Runrun.it. Retirado em 8 de setembro de 2025, de https://runrun.it/
Souza, F. R. N., et al. (2022). Aplicativos para estimular a prática de atividade física em crianças e adolescentes brasileiros. Saúde e Pesquisa, 15(1), e7950. https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/7950
Souza, V. L. S. (2023). Análise e classificação nutricional de refeições com visão computacional e inteligência artificial [Tese de Doutorado não publicada]. Universidade Federal de Minas Gerais.
Supabase. (2025). Supabase documentation. https://supabase.com/docs
TypeScript. (2025). TypeScript documentation. https://www.typescriptlang.org/docs/
World Health Organization. (2003). Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. (Report of a Joint WHO/FAO Expert Consultation).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marieli Buri da Silva, Nelson Lourenço da Trindade Neto, Miguel Mella Silva, Felipe Henrique de Oliveira Cândido, Elaine Pasqualini, Isaque Katahira, Jéssica Antonio Delgado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
